Sebrae Nacional estimula o empreendedorismo, que busca novos caminhos e novas soluções

O Sebrae Nacional vem estimulando a ampliação do espirito empreendedor entre nós brasileiros. A iniciativa é notável, pois, segundo o próprio órgão “ter um espírito criativo e pesquisador é uma das qualidades fundamentais a um empreendedor”.

De acordo com os ensinamentos do Sebrae Nacional, o empreendedor tem como característica básica o espírito criativo e pesquisador. Ele está constantemente buscando novos caminhos e novas soluções, sempre tendo em vista as necessidades das pessoas. A essência do empresário de sucesso é a busca de novos negócios e oportunidades, além da preocupação com a melhoria do produto.

Características do empreendedor:

  • ue Busca oportunidades e toma a iniciativa;
  • Corre riscos calculados;
  • Exige qualidade e eficiência;
  • É persistente;
  • É comprometido.
Digg This
Reddit This
Stumble Now!
Buzz This
Vote on DZone
Share on Facebook
Bookmark this on Delicious
Kick It on DotNetKicks.com
Shout it
Share on LinkedIn
Bookmark this on Technorati
Post on Twitter
Google Buzz (aka. Google Reader)

PETGOL, síntese da criatividade e da responsabilidade socioambiental na terra do futebol

Um acontecimento de negócios deixou a todos nós da EcoBrindes® — dirigentes, equipes técnicas de criação, desenvolvimento e produção – extremamente contentes e felizes. A Caixa Econômica Federal, por intermédio de suas agências de publicidade, encomendou-nos vários lotes do PETGOL.

O evento seria apenas mais uma transação mercantil entre a CEF e a EcoBrindes® não fosse o significado – tecnológico, econômico, histórico – que ele traz consigo.

O PETGOL é uma plataforma de entretenimento para crianças, que se assemelha a um campo de futebol com seus respectivos jogadores, similar ao futebol de botão que, ao invés da “bola”, utiliza uma pequena ficha, que os “jogadores” devem mandar para o gol. Essa plataforma foi desenvolvida para aproveitar a reciclagem das garrafas pet, levando no espaço tido como o “gramado”, a mensagem do patrocinador.

Coleta Seletiva, Reciclagem e Cadeia  Produtiva – Uma longa e desafiadora etapa marcou a criação e desenvolvimento do produto, tarefa desempenhada com galhardia pelo nosso pessoal. A cadeia produtiva do PETGOL, propriamente dita, começa na chamada coleta seletiva, com o recolhimento das garrafas pet (politereftalato de etileno), que serviram para acondicionar água e refrigerantes. Vem depois a transformação do material recolhido em matéria prima para a produção em série do brinquedo. Finalmente, a produção e o “toque final”, com a “personalização” do brinde, ou seja, a inserção da mensagem do cliente patrocinador. Como a da Caixa, por exemplo, que adquiriu o PETGOL para ser distribuído às casas lotéricas.

Responsabilidade socioambiental & criatividade – O PETGOL, para nós da EcoBrindes®, é resultado de uma fórmula interessante, que começa ao assumirmos a parcela de responsabilidade socioambiental nas tarefas da reciclagem, passa pela criatividade e desenvolvimento do produto e se conclui como uma contribuição para o entretenimento de crianças e adultos, em um esporte bem brasileiro, o futebol.

Digg This
Reddit This
Stumble Now!
Buzz This
Vote on DZone
Share on Facebook
Bookmark this on Delicious
Kick It on DotNetKicks.com
Shout it
Share on LinkedIn
Bookmark this on Technorati
Post on Twitter
Google Buzz (aka. Google Reader)

Sustentabilidade, nós também estamos nessa

A revista Exame, na sua última edição (no. 1053, de 13nov2013), trouxe um excelente e alentado caderno especial veiculando o tema da sustentabilidade e as ações relacionadas que a Editora Abril, que publica a revista, promove. Com relação ao conjunto de práticas sob o qual concebemos a sustentabilidade, a Editora promoveu um levantamento junto a empresas brasileiras e avaliou cada uma delas, segundo critérios previamente estabelecidos que conduzissem à condição de empresa que preza e promove a sustentabilidade.

O trabalho da revista é sério, oportuno, bem elaborado e merece ser lido. Valoriza e engrandece o conceito objeto da edição do caderno especial, ao mesmo tempo em que destaca o trabalho e o esforço das empresas, em diferentes setores da economia, que atuam no Brasil em defesa da natureza e das gerações futuras.

Parabéns à Editora Abril, à revista Exame, aos profissionais que conduziram os trabalhos e às empresas que se distinguiram no “certame”.

A EcoBrindes® é uma empresa que se dedica à criação, produção e comercialização de brindes ecológicos. Do seu catálogo destaca-se, desde o inicio das atividades, há mais de seis anos, o desenvolvimento de projetos de brindes na forma de sementes e mudas, embaladas de maneira a sensibilizar aqueles que os recebem. O pessoal da EcoBrindes® sempre teve em mente princípios e práticas pedagógicas e da preservação, porque querem ajudar a transmitir às gerações atuais e futuras a importância da preservação, da sustentabilidade.

A EcoBrindes®, no que tange à defesa do meio ambiente, à preservação da natureza e ao incentivo às boas práticas da sustentabilidade, reafirma o propósito de não abdicar da parcela de responsabilidade socioambiental que lhe compete.

Digg This
Reddit This
Stumble Now!
Buzz This
Vote on DZone
Share on Facebook
Bookmark this on Delicious
Kick It on DotNetKicks.com
Shout it
Share on LinkedIn
Bookmark this on Technorati
Post on Twitter
Google Buzz (aka. Google Reader)

Clientes, nosso maior patrimônio

Os cursos de MBA-Master of Business Administration, criados por Universidades norte-americanas – Harvard, Wharton e outras – como o mestrado dos negócios, atualmente difundidos em todo mundo, enfatizam, como conceito interdisciplinar (ou transversal) que “sem clientes não há negócios”. Isto quer transmitir aos futuros “doutores” da ciência ou da arte de administrar, gerir negócios que os clientes são a razão de existir de qualquer empresa, de qualquer empreendimento. Não adianta ter o mais renomado CEO-Chief Executive Officer, o comandante supremo da organização, não adianta nada contar com os mais afamados Diretores de Produção, Financeiro, de Marketing, de RH, se não tem clientes.

O cliente é o rei. É a mais importante figura na cadeia dos negócios, pois, sem ele, como sublinham os criadores dos cursos de MBA, não há o que fazer. Não há negócios. Mas, muitas empresas se esquecem disso, imaginando que existem soluções milagrosas no marketing, nos preços e nas finanças, na produção ou na comercialização. Não, não há.

Antes de qualquer ação, é preciso, é fundamental conhecer, e bem, os interesses, os desejos, as expectativas dos consumidores, dos clientes.

No negócio de brindes, ecológicos ou não, as coisas não são diferentes. É recomendável ter sensibilidade para auscultar, conhecer e trabalhar com as aspirações dos clientes em termos de especificação do produto, qualidade, preço, prazo de entrega, condições de pagamento e assistência pós venda, quando for o caso. Tudo isso quer dizer sensibilidade e respeito. Aquela antiga história de que “o freguês tem sempre razão” permanece atual e verdadeira. Aqui na EcoBrindes® fazemos disso nosso credo.

Digg This
Reddit This
Stumble Now!
Buzz This
Vote on DZone
Share on Facebook
Bookmark this on Delicious
Kick It on DotNetKicks.com
Shout it
Share on LinkedIn
Bookmark this on Technorati
Post on Twitter
Google Buzz (aka. Google Reader)

Brindes, necessidades específicas exigem soluções próprias e específicas

O oferecimento de um brinde é um momento (muito) especial. É preciso, em primeiro lugar, conhecer as características e as peculiaridades do segmento social ou econômico a ser agraciado e, se possível, as razões que justificam o oferecimento do mimo. O volume de recursos a ser dispendido com o evento, condicionante do projeto do brinde. Daí a especificidade da demanda que, necessariamente, deve ser atendida.

A EcoBrindes®, dentro do seu acervo básico de projetos e produtos, tem condições de atender aquilo que o cliente tem em mente. Aquilo que ele quer.

Assim, a partir daquele acervo básico, os produtos podem ser “personalizados” e direcionados para os objetivos dos clientes. Seja uma eco-bag original (no corte, nas cores, na ilustração) ou uma embalagem especial em papel.

Nesse caso, fica o registro do brinde oferecido aos passageiros da GOL do primeiro voo, realizado no dia 23 de outubro último, utilizando combustível alternativo no Brasil, no caso óleo de cozinha reciclado.

O voo G3 1408, que partiu às 12h42 de Congonhas em São Paulo com destino à Brasília, levando nos tanques da aeronave uma mistura de 25% de bioquerosene (bioQAV) alternativo, que foi adicionado ao querosene de aviação (QAV), levou também o brinde especial “customizado”, desenvolvido pela EcoBrindes®. Nós nos orgulhamos disso

 

Digg This
Reddit This
Stumble Now!
Buzz This
Vote on DZone
Share on Facebook
Bookmark this on Delicious
Kick It on DotNetKicks.com
Shout it
Share on LinkedIn
Bookmark this on Technorati
Post on Twitter
Google Buzz (aka. Google Reader)

Reciclagem, necessidade e obrigação dos tempos modernos

Nos lares brasileiros, a preocupação com a coleta seletiva do lixo e, a partir daí, com a reciclagem, é grande. A coleta seletiva é um processo que consiste na separação e recolhimento dos resíduos descartados por empresas e pessoas. Os materiais que podem ser reciclados são separados do lixo orgânico (restos de carne, frutas, verduras e outros alimentos), descartado em aterros sanitários ou usado para a fabricação de adubos orgânicos. Os materiais recicláveis são separados em papéis, plásticos, metais e vidros.

A reciclagem suscita a questão da disposição final do lixo, problema que aflige as cidades brasileiras e que exige posicionamento de toda a cidadania e dos governos. Na cidade de São Paulo, segundo dados da Prefeitura do município, geram-se, em média, 18 mil toneladas de lixo diariamente (lixo residencial, de saúde, restos de feiras, podas de árvores, entulho etc.). Só de resíduos domiciliares são coletados quase 10 mil toneladas por dia.

Reciclar é transformar objetos e materiais usados em novos produtos. Trata-se de uma necessidade do planeta, na medida em que se confirmam os benefícios que este procedimento traz para todos nós. Analistas já demostraram que “a partir da década de 1980, a produção de embalagens e produtos descartáveis  aumentou significativamente, assim como a produção de lixo, principalmente nos países desenvolvidos”. Por isso, governos e entidades da sociedade organizada estão cobrando de empresas e cidadãos posturas responsáveis, pois, o crescimento econômico está aliado à preservação do meio ambiente. Aqui se inserem as campanhas de coleta seletiva do lixo e reciclagem, extremamente importantes e estratégicas para toda a sociedade, em todo mundo.

O processo de reciclagem ajuda a preservar o meio ambiente, gera riquezas e contribui para a diminuição da poluição do solo, da água e do ar. Muitas indústrias estão reciclando materiais como uma forma de reduzir custos de produção. O vidro, o alumínio, o papel e o plástico são os materiais mais reciclados.

Mas, há outro beneficio trazido pela reciclagem: a geração de emprego e renda, segmento em que as cooperativas de catadores de papel e alumínio nos centros urbanos do país desempenham estratégico papel e já são uma concreta realidade.

O problema do lixo nas grandes cidades tem exigido uma postura séria e responsável por parte dos governos, das empresas e da cidadania, como se disse acima. Com isso, cada vez mais, a coleta seletiva e a reciclagem apresentam-se como solução viável social, ecológica e econômica para a preservação do planeta. Mas também uma obrigação de todos nós!

Digg This
Reddit This
Stumble Now!
Buzz This
Vote on DZone
Share on Facebook
Bookmark this on Delicious
Kick It on DotNetKicks.com
Shout it
Share on LinkedIn
Bookmark this on Technorati
Post on Twitter
Google Buzz (aka. Google Reader)

“Transporte Verde”, tendência saudável na mobilidade urbana

A revista Seleções (Reader’s Digest), de setembro último, trouxe um interessante artigo de Mariusa Colombo (Meu Planeta) sobre a questão da mobilidade urbana, abordando, particularmente, a questão do tráfego excessivo de veículos “mono-ocupados”. Reconhece a autora a quase onipresença nas nossas vidas dos automóveis, presentes ali de forma definitiva.

Nos últimos anos foram desenvolvidos modelos de deslocamentos sustentáveis, inspirados no principio do uso eficiente no território e dos recursos naturais: transportes públicos menos poluentes (a metano), serviço de utilização coletiva de veículos alugados temporariamente e de uso coletivo de automóveis por pessoas que fazem o mesmo trajeto, limitação na movimentação e na velocidade de veículos, construção de mobilidade alternativa (ciclável e para pedestres) e acima de tudo, promoção de campanhas de educação e sensibilização viária.

Segundo Mariusa Colombo, já existem países normatizando o tráfego lento (TL), ou seja, preferenciando a movimentação de pedestres em boa parte do seu território.

Digg This
Reddit This
Stumble Now!
Buzz This
Vote on DZone
Share on Facebook
Bookmark this on Delicious
Kick It on DotNetKicks.com
Shout it
Share on LinkedIn
Bookmark this on Technorati
Post on Twitter
Google Buzz (aka. Google Reader)

Olimpíadas de 2016: o Rio de Janeiro está preparado para aproveitar a oportunidade histórica de se desenvolver e modernizar-se?

Foi em 1992 que Barcelona sediou os Jogos Olímpicos. Lá se foram 21 anos. Os espanhóis consideram que a realização dos jogos naquela cidade acabou por constituir-se em um marco histórico no desenvolvimento urbanístico da cidade e no esporte do país. A campanha de restauração e limpeza dos edifícios tradicionais foi feito pela Prefeitura da cidade sob o lema “Barcelona, ponte guapa”, que numa tradução livre quer dizer, simplesmente, Barcelona, fique bonita ou ponha-se bela.

De fato, tanto a cidade, como o país aproveitaram a oportunidade. Barcelona de hoje é uma capital mundial, reconhecida e prestigiada e todo mundo acredita que não se pode entender a cidade de hoje se não fossem os esforços feitos para sediar os jogos. Foram criados mais de uma centena de novos espaços públicos, houve a relocalização dos equipamentos esportivos, a construção de quatro áreas olímpicas e a completa modernização da infraestrutura urbana, inclusive, com a abertura da cidade ao mar. Os resultados esportivos, medidos em termos de medalhas, também foram expressivos: das 22 medalhas conquistadas, 13 eram de ouro, 7 de prata e 2 de bronze.

barcelona01

barcelona02

E o Rio de Janeiro, a Cidade Maravilhosa, como é que anda na preparação para esses jogos? Pouco mais de dois anos nos separam da abertura dos jogos. A exemplo de Barcelona, os jogos Olímpicos podem ser uma oportunidade única para o Rio voltar a ser o que sempre foi para todos nós brasileiros, a cidade mais bonita do Brasil.

É preciso planejar e fazer. E fazer bem feito. Sem os atropelos e os malfeitos que aconteceram nas obras para os Jogos Panamericanos. (O estádio de futebol está interditado por defeitos na construção!). E, a propósito, é bom lembrar que o Comitê Olímpico Internacional (COI) já manifestou suas preocupações com as obras necessárias para a realização dos jogos.

rio de janeiro02

Calçadão_de_Copacabana_rio03

E quanto à preparação dos esportistas brasileiros? Aqui, realmente, é que mora o perigo. A atual seleção brasileira de basquetebol, com suas quatro derrotas consecutivas (e nenhuma vitória) na Copa América de Caracas, é prova disso.

Digg This
Reddit This
Stumble Now!
Buzz This
Vote on DZone
Share on Facebook
Bookmark this on Delicious
Kick It on DotNetKicks.com
Shout it
Share on LinkedIn
Bookmark this on Technorati
Post on Twitter
Google Buzz (aka. Google Reader)

As cidades sustentáveis já existem

O conceito de sustentabilidade chegou às cidades. Vasculhando um atlas e atento ao noticiário dos meios de comunicação, vamos encontrar muitos exemplos de cidades que já aderiram a esta prática saudável, que proporciona excelentes condições de vida para as respectivas populações. Na Islândia, apesar dos problemas econômicos que o país vem enfrentando, a capital Reykjavik é abastecida – na sua totalidade – com energia limpa, proveniente de rede eólica, enquanto que a maior parte da frota de veículos é movida a hidrogênio. As ciclovias de Malmoe, na Suécia (foto abaixo), de 400 km. permitem o deslocamento de 40% da população.

Ciclovia-Malmoe-Suecia

Há várias outras: Vancouver, no Canadá; Copenhagen, na Dinamarca; São Francisco, nos Estados Unidos, Barcelona, na Espanha. As fontes da sustentabilidade vão do grande número de parques públicos, extração de energia de fontes renováveis, sistema público de empréstimo de bicicletas, banimento do uso de sacolas plásticas, eficiência do transporte público, utilização de alta tecnologia para coleta do lixo urbano.

No Brasil, as coisas estão andando (muito) mais devagar. Nossa busca não encontrou outros exemplos além de Curitiba, onde os esforços de sustentabilidade estão concentrados no sistema municipal de transporte. Para a maioria das cidades brasileiras, falta pensar (e trabalhar) no saneamento, educação, segurança pública, mobilidade urbana, entre outras coisas.

Nossos políticos, sobretudo os vereadores, precisam conscientizar-se da importância de trazer para as cidades brasileiras o conceito da sustentabilidade, do qual muito se fala e pouco se pratica. A população, da mesma forma, tem sua parcela de responsabilidade nessa matéria, seja exigindo dos políticos e dos administradores públicos as ações ambientais necessárias, seja, ainda, exercendo a cidadania. Educada e conscientemente.

Digg This
Reddit This
Stumble Now!
Buzz This
Vote on DZone
Share on Facebook
Bookmark this on Delicious
Kick It on DotNetKicks.com
Shout it
Share on LinkedIn
Bookmark this on Technorati
Post on Twitter
Google Buzz (aka. Google Reader)
Energyme 1

À luz das calorias

Quer jeito mais criativo de deixar seu corpo e sua consciência ambiental mais leves? O escritório americano de design Dido Studio, de Dallas, Texas, elaborou uma maneira de transformar os cada vez mais frequentes aparelhos de ginástica encontrados nos parques e praças públicos em fontes de energia elétrica para iluminar durante a noite a área onde eles ficam instalados. O resultado são belas luminárias com LEDs alimentados por movimentos humanos, realizados pelos exercícios físicos praticados na base das mesmas. Esses aparelhos foram batizados de Energyme e o projeto está disponível na cooperativa virtual de portfólios de designers Coroflot.

A energia cinética como fonte de eletricidade transforma, por tabela, a noção de sustentabilidade em incentivo à atividade física. Portanto, reitera a busca pela saúde, que é a meta final de qualquer atitude sustentável. O aparelhos armazenam em seu interior essa energia cinética para depois convertê-la em elétrica. Sempre vale lembrar que os diodos emissores de luz (LEDs), consomem menos energia que as lâmpadas incandescentes tradicionais e, ainda por cima, duram mais. É um dos primeiros passos para que aparelhos de academias de ginástica possam no futuro aproveitar a energia gerada por seus praticantes para reduzir o consumo de eletricidade desses locais. Já existem sistemas sendo desenvolvidos com esse intuito.

O conceito por trás das Energyme é o de expandir a proposta de consciência corporal como algo limitado ao bem-estar individual para uma prática que afeta todo o entorno onde nos encontramos, tornando-se assim, consciência ambiental. Uma proposta como essa merece o respeito e a admiração da EcoBrindes, fiel defensora e incentivadora de projetos inovadores como esse do Dido Studio. Afinal, energia completamente limpa gerada por um sistema que aprimora o condicionamento físico dos usuários ajuda a reduzir o impacto no sistema de saúde público e particular, um benefício precioso demais para ser ignorado.

Ela já seria motivo mais que suficiente para apostar numa idéia como essa. Mas há de se considerar também que o tipo de aparelho acoplado à base das luminárias é comum em locais públicos, o que serve como incentivo à sociabilidade e à prática da coletividade. Dessa maneira, ao expandir novamente a noção de bem-estar embutida no projeto, as Energyme tornam-se ainda mais atraentes. Como sua viabilidade depende de parceiros que queiram investir na produção delas, vale deixar os contatos dos responsáveis pelo Dido Studio, para que mais informações adicionais possam ser pedidas e propostas serem feitas em inglês. O e-mail é didostudio@gmail.com, mas pode-se também usar os campos de preenchimento do Coroflot, disponíveis em http://www.coroflot.com/dido/contact.

Related Posts with Thumbnails
Digg This
Reddit This
Stumble Now!
Buzz This
Vote on DZone
Share on Facebook
Bookmark this on Delicious
Kick It on DotNetKicks.com
Shout it
Share on LinkedIn
Bookmark this on Technorati
Post on Twitter
Google Buzz (aka. Google Reader)