Descarte de remédios no supermercado!

Descartar remédios é um assunto sobre o qual ainda sabemos muito pouco, com exceção dos hospitais e clinicas médicas que dispõe de serviços específicos para a coleta de lixo hospitalar o usuário comum, desinformado, geralmente descarta seus remédios em lixeiras normais destinando frascos, blisters e outras embalagens de remédios aos aterros sanitários.

A rede de supermercados Pão de Açúcar em parceria com a Eurofarma e a Prefeitura de São Paulo lançou no dia 16 de Novembro o DESCARTE CORRETO DE MEDICAMENTOS uma ação de coleta de remédios vencidos e/ou fora de uso. O objetivo é incentivar a população a descartar corretamente os remédios que não utilizam de forma segura.

Muitas vezes, sem orientação, os consumidores esvaziam frascos de remédios na rede de esgoto podendo causar contaminação do solo e da água, em outras situações eles são destinados de forma irregular aos aterros sanitários podendo igualmente promover contaminação.

“Num primeiro momento, cinco lojas do grupo – três do Extra e duas do Pão de Açúcar – oferecerão postos de arrecadação dos medicamentos. Serão recebidos remédios de todas as marcas e de vários tipos, como agulhas, ampolas, frascos de xarope, blisters e bisnagas. Passam pelas lojas escolhidas para o projeto-piloto cerca de 1 milhão de pessoas por mês.”

O Departamento de Limpeza Urbana será o responsável pela coleta, transporte, tratamento e destinação final dos resíduos armazenados nos estabelecimentos participantes. O projeto conta também com o apoio e aprovação da COVISA (Consultoria Técnica em Vigilância Sanitária).

COMO FAZER

Embalagem fechada
Os medicamentos devem ser descartados em sua embalagem original, tomando o cuidado de deixar as embalagens sempre fechadas. Não é necessário destacar os comprimidos.

Seringas e agulhas
Esses produtos também podem ser descartados. O ideal é a utilização de um recipiente rígido para armazená-los, como latas de achocolatados, para evitar acidentes.

Papel
Caixas de medicamentos e bulas que não tiveram contato direto com o remédio podem ser encaminhadas para a reciclagem normal.

As lojas que participam do programa são:

Pão de Açúcar Jabaquara - Av. Engenheiro Armando De Arruda Pereira, 2022

Pão de Açúcar Real Parque - Av. Major Sylvio Magalhães Padilha, 13000

Extra Itaim - Rua João Cachoeira, 899

Extra João Dias - Avenida Guido  Caloi, 25

Extra Penha - Av. São Miguel, 962

A Ecobrindes felicita as empresas parceiras nesta ação de descarte seguro de medicamentos e recomenda aos seus leitores que utilizem o serviço recém criado! Em breve este serviço será estendido para as demais lojas da rede de supermercados.

Fonte: matéria no “O Estado de São Paulo”, 2010.

Digg This
Reddit This
Stumble Now!
Buzz This
Vote on DZone
Share on Facebook
Bookmark this on Delicious
Kick It on DotNetKicks.com
Shout it
Share on LinkedIn
Bookmark this on Technorati
Post on Twitter
Google Buzz (aka. Google Reader)

GP da reciclagem

Infográfico: processo de reciclagem do plástico. Fonte: Braskem, 2010.

Foi dada a largada para o Grande Prêmio da reciclagem em São Paulo. Desde o dia 4 de Novembro, véspera do GP do Brasil e nos dias das provas: 5, 6 e 7 de Novembro, foram recolhidos e destinados para reciclagem todos os resíduos plásticos descartados no evento. Também foi montada no autódromo uma mini usina de reciclagem  para mostrar ao público o processo de reciclagem do plástico.

O GP Braskem de Reciclagem é uma campanha da Braskem em parceria com a Prefeitura de São Paulo e a Plastivida com o intuito de envolver a população no processo de descarte seletivo de resíduos plásticos em pontos de coleta espalhados pela cidade. Será possível destinar seus resíduos plásticos até o dia 28 de Novembro em cinco parques municipais: Ibirapuera, Parque do Carmo, Parque da Luz, Parque do Trote e Parque Alfredo Volpi.

As cooperativas parceiras são a Coopercaps, Corpore Centro, União de Itaquera, Central do Tietê e Cooperviva Bem que farão a separação e pesagem dos resíduos. E o embaixador desta ação é o piloto Emerson Fittipaldi que convoca a população a participar: nossa cidade merece esta vitória!

O prêmio, oferecido à cidade no dia do seu aniversário (25 de Janeiro próximo), serão 500 ítens de mobiliário urbano: bancos, lixeiras, “deck´s” e jardineiras confeccionados em plástico reciclado.

É isso ai! Nesta competição quem ganha somos todos nós! Leve seus resíduos plásticos a um posto de coleta e faça parte desta ação em favor da natureza e de uma cidade mais limpa! São Paulo merece! A Ecobrindes apoia e felicita as empresas parceiras nesta iniciativa campeã!

Digg This
Reddit This
Stumble Now!
Buzz This
Vote on DZone
Share on Facebook
Bookmark this on Delicious
Kick It on DotNetKicks.com
Shout it
Share on LinkedIn
Bookmark this on Technorati
Post on Twitter
Google Buzz (aka. Google Reader)

Descarte de produtos eletrônicos

Fonte: Pnuma em “O Estado de São Paulo” edição de de 22/02/2010.

Com a sanção da Política Nacional de Resíduos Sólidos os fabricantes de produtos eletrônicos começam a preparar estratégias para implantação da logística reversa, um mecanismo que visa o retorno de pilhas, baterias, pneus e aparelhos eletrônicos aos fabricantes (distribuidores ou importadores) para o descarte apropriado. Confira aqui alguns serviços que podem ser acionados caso você tenha aparelhos eletrônicos para descartar:

Descarte Certo: promete dar um destino seguro aos seus eletroeletrônicos fora de uso. O serviço inlui a retirada do produto em sua casa e custa entre R$ 6,90 e R$ 130,00.

E-Lixo Maps: o projeto, da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, permite visualizar os postos de coleta de lixo eletrônico em São Paulo. Utilize seu CEP para encontrá-los.

CEDIR: Centro de Descarte e Reúso de Informática da USP. É preciso agendar a entrega pelo email consulta@usp.br

CURIOSIDADES:

A vida útil de um computador é de 5 a 8 anos!

Em 2010, 11,5 milhões de novos televisores devem ser vendidos.

Entre os países emergentes o Brasil é o campeão do lixo eletrônico!

Fonte: Jornal “O Estado de São Paulo”, edição de 17 de Novembro de 2010. Reportagem de Andrea Vialli.

Digg This
Reddit This
Stumble Now!
Buzz This
Vote on DZone
Share on Facebook
Bookmark this on Delicious
Kick It on DotNetKicks.com
Shout it
Share on LinkedIn
Bookmark this on Technorati
Post on Twitter
Google Buzz (aka. Google Reader)

Ressocialização & reflorestamento

O que poderíam ter em comum estas duas ações? Em princípio pouco, mas através de um projeto socioambiental implantado recentemente em Dracena (São Paulo) grupos de detentos tornaram-se agentes de uma ação de reflorestamento  promovendo a aproximação entre elas.

“O Programa Semear é mais um programa coordenado pela AIF – Aliança Internacional de Florestas e IBF – Instituto Brasileiro de Florestas empresa que atua no desenvolvimento de projetos socioambientais sob o conceito de autossustentabilidade. O Semear busca aliar recuperação florestal, ressocialização social e reeducação para a cidadania por meio da criação de viveiros florestais em penitenciárias, fornecendo capacitação profissional para que detentos possam desenvolver a atividade de viveiristas e produzam mudas nativas destinadas à recuperação de matas ciliares.  O Programa teve início na cidade de Dracena em São Paulo e agora é estendido para outras penitenciárias no Brasil.”

Sabemos que o sistema penitenciário no Brasil tem pouca atuação na ressocialização dos detentos e que uma forma de reinserí-los adequadamente à sociedade após cumprida a pena seria oferecer-lhes conhecimento. Tanto no sentido da aprendizagem de uma profissão ou atividade como também na promoção de sua auto-estima ao torná-lo útil e participante de um processo produtivo (ação, movimento), além de ser gerador de renda para o detento.

No caso deste programa, uma ação que visa o reflorestamento de áreas degradadas por usinas de cana de açucar, muito predominantes na região de Dracena, que praticam a monocultura (em grande parte) e necessitam zerar seus passivos ambientais.

A região de Dracena foi escolhida entre outras em função da Penitenciária Compacta dispor de 2 mil m2 de área livre para criação de um viveiro de mudas, da predominância de usinas de açúcar na região, da facilidade de transporte, água em abundância e da oferta de mão de obra, além do clima misto (mata atlântica e cerrado).

A Ecobrindes, parceira do IBF - Instituto Brasileiro de Florestas, alegra-se com a implantação de programas como este para ajudar o Brasil a ser um país mais justo e equilibrado social e ambientalmente!

Fonte: Programa Semear, uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Florestas, 2010.

Digg This
Reddit This
Stumble Now!
Buzz This
Vote on DZone
Share on Facebook
Bookmark this on Delicious
Kick It on DotNetKicks.com
Shout it
Share on LinkedIn
Bookmark this on Technorati
Post on Twitter
Google Buzz (aka. Google Reader)

Água potável portátil

Imagem: Bobble Water, 2010.

A garrafinha Bobble Water foi criada com o propósito de ser uma garrafa de água portátil e potável que pode acompanhá-lo durante toda a sua jornada. A idéia é que você não a use apenas para armazenar água mas também (e porque não) usá-la como equipamento filtrante de água.

O filtro pode ser usado até 300 vezes (aproximadamente 150 litros) e depois basta trocá-lo e continuar a usar a garrafa (que também é reciclável).

A empresa que a inventou partiu da constatação da enorme soma de dinheiro (e recursos naturais) que é dispendida na fabricação de garrafas de água potável nos EUA (algo em torno de 17 bilhões de dólares) para propor aos consumidores uma garrafa que além de armazenar água também pode filtrá-la.

À venda no site Bobble Water, são lindas e se puderem contribuir para que as pessoas diminuam o consumo de garrafas descartáveis e poupem o meio ambiente já terá sido uma ótima invenção!

A Ecobrindes aprova e recomenda o uso de produtos que poupem o meio ambiente!

Related Posts with Thumbnails
Digg This
Reddit This
Stumble Now!
Buzz This
Vote on DZone
Share on Facebook
Bookmark this on Delicious
Kick It on DotNetKicks.com
Shout it
Share on LinkedIn
Bookmark this on Technorati
Post on Twitter
Google Buzz (aka. Google Reader)