“Transporte Verde”, tendência saudável na mobilidade urbana

A revista Seleções (Reader’s Digest), de setembro último, trouxe um interessante artigo de Mariusa Colombo (Meu Planeta) sobre a questão da mobilidade urbana, abordando, particularmente, a questão do tráfego excessivo de veículos “mono-ocupados”. Reconhece a autora a quase onipresença nas nossas vidas dos automóveis, presentes ali de forma definitiva.

Nos últimos anos foram desenvolvidos modelos de deslocamentos sustentáveis, inspirados no principio do uso eficiente no território e dos recursos naturais: transportes públicos menos poluentes (a metano), serviço de utilização coletiva de veículos alugados temporariamente e de uso coletivo de automóveis por pessoas que fazem o mesmo trajeto, limitação na movimentação e na velocidade de veículos, construção de mobilidade alternativa (ciclável e para pedestres) e acima de tudo, promoção de campanhas de educação e sensibilização viária.

Segundo Mariusa Colombo, já existem países normatizando o tráfego lento (TL), ou seja, preferenciando a movimentação de pedestres em boa parte do seu território.

Related Posts with Thumbnails
Digg This
Reddit This
Stumble Now!
Buzz This
Vote on DZone
Share on Facebook
Bookmark this on Delicious
Kick It on DotNetKicks.com
Shout it
Share on LinkedIn
Bookmark this on Technorati
Post on Twitter
Google Buzz (aka. Google Reader)

Start a Conversation

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>