Poupe água e ganhe descontos!

Ação do Banco Cyan promove um jogo onde você e a natureza é quem ganham!

Em comemoração ao dia mundial da água (ocorrido no último dia 22 de Março) o Movimento Cyan lançou uma ação educativa onde o cidadão poupa água e recebe descontos e ofertas especiais em forma de recompensa. Vá lá e crie sua conta agora mesmo!

O que é o Movimento Cyan?

“O Movimento CYAN é uma ação coletiva com o objetivo de promover o uso consciente da água, um recurso elementar para a vida no nosso planeta e que, no entanto, se encontra tão ameaçado.

Criado pela Ambev a partir da percepção da importância do tema para a sociedade, o Movimento CYAN se organiza como uma rede aberta à participação de todos aqueles que desejam melhorar as condições atuais dos recursos hídricose também garantir o abastecimento das gerações futuras. Se você está lendo este texto, você já faz parte.

Por meio da divulgação de informações e realização de ações de engajamento, o Movimento CYAN deseja despertar a consciência para o valor da água nos diversos aspectos da vida humana, alertar para os riscos que ameaçam nossas preciosas fontes e mobilizar interesses e recursos para encontrarmos, juntos, um modo mais saudável de utilizar o precioso líquido.

Ambev, ao criar o Movimento CYAN, além de apoiar a mobilização da sociedade também assume seu compromisso de aperfeiçoar sua atuação, por meio de metas arrojadas de redução de consumo de água em seus processos de produção.”

A Ecobrindes apoia o Movimento Cyan e se alegra com esta ação que nos incentiva ainda mais a poupar este recurso tão valioso para a continuidade de nosso planeta!

Digg This
Reddit This
Stumble Now!
Buzz This
Vote on DZone
Share on Facebook
Bookmark this on Delicious
Kick It on DotNetKicks.com
Shout it
Share on LinkedIn
Bookmark this on Technorati
Post on Twitter
Google Buzz (aka. Google Reader)

Use água da chuva!

Neste DIA MUNDIAL DA ÁGUA a Ecobrindes aproveita para lembrar a todos os nossos leitores sobre a importância de usarmos a água, este recurso natural essencial e finito, com muito bom senso. Atitudes simples como não deixar a torneira aberta durante a escovação dos dentes, não “varrer” as calçadas com água e não tomar banhos muito demorados podem sem prejuízo algum fazer parte do seu cotidiano desde já!

Mas existem outras formas, às vezes um pouco mais complexas, de se utilizar (ou reutilizar) a água em nosso dia a dia como por exemplo armazenar a água da chuva e utilizá-la para os mais variados fins. E saiba que já é possível fazer isso sem reformar a sua instalação hidráulica!

A dica de hoje é o RAINDROP um original produto criado pelo designer holandês Bas van der Veer que acoplado às calhas de sua residência armazena água para usos corriqueiros de jardinagem e demais utilizações domésticas. Nas versões normal e mini o artefato já esta à venda nas grandes lojas de jardinagem da Europa e deve chegar ao Brasil em breve.

Vale lembra que o designer iniciou os estudos para criação do Raindrop ainda na faculdade (como seu trabalho de conclusão de curso) e hoje o produto é manufaturado por uma empresa holandesa de plásticos (com plástico reciclado). O Raindrop já ganhou diversos prêmios de design desde que foi criado.

A Ecobrindes alegra-se em dar dicas de produtos simples e originais que ajudam o meio ambiente a manter-se em equilíbrio!

Fonte das imagens: Studio Bas van der Veer, 2011.

Digg This
Reddit This
Stumble Now!
Buzz This
Vote on DZone
Share on Facebook
Bookmark this on Delicious
Kick It on DotNetKicks.com
Shout it
Share on LinkedIn
Bookmark this on Technorati
Post on Twitter
Google Buzz (aka. Google Reader)

Carvão ecológico?

Briquetes de resíduos de madeira usados em churrasqueiras, fornos e lareiras. Foto: makau, 2011.

A Ecolog é uma empresa preocupada com as questões ambientais. Ela dedica-se à fabricação de carvão ecológico a partir de resíduos de madeiras de reflorestamento.

O produto já esta à venda nos supermercados paulistanos. Foto: makau, 2011.

Os “briquetes” são cilindros  feitos com serragem e cascas de grãos prensados, sem aditivos químicos que fornecem poder calorífico para fornos, lareiras e churrasqueiras.

A linha de produtos “ecológicamente corretos” inclui o “carvão limpo” a base de resíduos de madeira, o “carvão vegetal” feito a partir da compactação de pó de carvão vegetal + amido de milho, os “acendedores” feitos com resíduos de fios de algodão (provenientes da indústria têxtil) com cera de palma e um carvão especial para o fumo de “arguiles” (também conhecidos como narguiles). A Ecolog também comercializa produtos para felinos como o Catnip, uma erva para acalmar os animais e MimiCat o granulado higiênico feito de pó de pinus de reflorestamento.

A Ecobrindes já viu estes produtos à venda nos supermercados de São Paulo e gostou muito dessa idéia! Experimente usá-los no seu próximo churrasco ou quando chegar o frio em sua lareira!

Digg This
Reddit This
Stumble Now!
Buzz This
Vote on DZone
Share on Facebook
Bookmark this on Delicious
Kick It on DotNetKicks.com
Shout it
Share on LinkedIn
Bookmark this on Technorati
Post on Twitter
Google Buzz (aka. Google Reader)

Casca de banana despolui água!

Todos sabemos que a quantidade de alimentos e resíduos alimentares (como caules, folhas e cascas) que vão parar no lixo sem utilização é grande em nossa cultura. Alguns órgãos ou setores interessados no assunto já se debruçaram, por exemplo, sobre a utilização desses resíduos na alimentação ou em campanhas contra o desperdício como a ONG Banco de Alimentos que se dedica a erradicar a fome através da distribuição de alimentos e de programas educacionais.

A novidade sobre o tema é que pesquisadores também interessados em formas de conter o desperdício começaram a pesquisar possíveis usos para os resíduos alimentares em aplicações científicas, como é o caso da doutora em Quimica Milena Boniolo que em 2006 ganhou o Prêmio Jovem Cientista pesquisando a despoluição das águas com a utilização de  cascas de banana.

A pesquisadora utilizou como método o princípio dos opostos que se atraem, a banana carregada negativamente quando em contato com as águas poluídas atrai os polos positivos dos metais pesados neutralizando seus efeitos. Segundo a autora 5mg de pó de casca de banana podem despoluir 100ml de água contaminada!

Um dado interessante: só na Grande São Paulo 4 toneladas de cascas de banana são desperdiçadas pelos restaurantes (segundo informações da autora da pesquisa).

Ponto positivo para esses incansáveis pesquisadores que sempre encontram nos problemas as oportunidades para novos desafios! A Ecobrindes parabeniza a Dra. Milena Boniolo pela descoberta sensacional!

Links relacionados:

Receitas e dicas para plena utilização dos alimentos.

Entrevista com a cientista Milena Boniolo sobre os desafios da Ecologia.

Digg This
Reddit This
Stumble Now!
Buzz This
Vote on DZone
Share on Facebook
Bookmark this on Delicious
Kick It on DotNetKicks.com
Shout it
Share on LinkedIn
Bookmark this on Technorati
Post on Twitter
Google Buzz (aka. Google Reader)

200 milhões de árvores para o Brasil!

Este ano foi escolhido pela ONU para ser o Ano Internacional das Florestas, uma comemoração que pretende sensibilizar pessoas e governantes sobre a importância da gestão, conservação e desenvolvimento  de florestas para a diminuição da pobreza.

“O Banco Mundial, estima que 60 milhões de pessoas, de comunidades tradicionais, são totalmente dependentes das florestas e 350 milhões de pessoas tem alta dependência delas para subsistência e renda.”

O Instituto Brasileiro de Florestas em parceria com o Instituto Ressoar pretende promover o plantio de 200 milhões de árvores em todo o território nacional, será o maior projeto de reflorestamento do Brasil. Serão plantadas uma espécie para cada habitante do país! E esta ação já começou!

As primeiras 300 árvores foram plantadas em Dezembro pelos participantes do reality-show “A Fazenda” e as imagens foram transmitidas em cadeia nacional levando esta importante notícia ao conhecimento de uma grande parcela da população. No programa o líder da atividade aborda a questão da importância do plantio de árvores como uma ação de neutralização de carbono (captura de carbono da atmosfera). Confira no vídeo abaixo:

O plantio continua com o projeto do ambientalista e diretor de comunicação do Instituto Brasileiro de Florestas, Wilson Aquino que parte no próximo dia 26 de Março de 2011 para uma aventura de bicicleta pelo Brasil plantando árvores e disseminando a importância de preservarmos as nossas florestas. O roteiro de 7 mil quilometros que vai do Chui (sul) ao Oiapoque (norte), assim como o diário de bordo podem ser acompanhados  pelo blog Vamos Plantar 200.000.000 de Árvores.

A Ecobrindes, parceira do Instituto Brasileiro de Florestas os felicita pela realização deste importante projeto de ação educativa e social e lhes deseja sucesso na aventura!

Links relacionados:

Notícia no site do Instituto Brasileiro de Florestas

UN | International Year of Forests 2011

Blog Vamos Plantar 200.000.000 de árvores

Instituto Brasileiro de Florestas

Instituto Ressoar

Related Posts with Thumbnails
Digg This
Reddit This
Stumble Now!
Buzz This
Vote on DZone
Share on Facebook
Bookmark this on Delicious
Kick It on DotNetKicks.com
Shout it
Share on LinkedIn
Bookmark this on Technorati
Post on Twitter
Google Buzz (aka. Google Reader)