EcoBrindes® “descobre” o Coletivo Dulcinéia Catadora

 

Foi no “site” www.planetasustentavel.abril.com.br que encontramos informações sobre “Lúcia Rosa e o coletivo Dulcinéia Catadora”, cuja história divulgamos neste nosso espaço.

Criado pela artista Lúcia Rosa, o projeto convida moradores de rua a pintar e vender capas de livro utilizando papel recolhido por catadores, com a intenção de reintegrá-los à sociedade.

A EcoBrindes® parabeniza Lúcia Rosa e deseja sucesso ao seu projeto, tão cheio de propósitos de reintegração e transformação social.

Informações: www.dulcineiacatadora.com.br

 

Digg This
Reddit This
Stumble Now!
Buzz This
Vote on DZone
Share on Facebook
Bookmark this on Delicious
Kick It on DotNetKicks.com
Shout it
Share on LinkedIn
Bookmark this on Technorati
Post on Twitter
Google Buzz (aka. Google Reader)

PETGOL “chega” a ITAIPU

O pessoal da EcoBrindes® está em festa. O PETGOL é uma criação da empresa e síntese do  esforço  para fazer  parte da cadeia da reciclagem de produtos, no caso das garrafas PET, reaproveitadas há tempos como matéria de diversos brindes do portfolio da EcoBrindes®. O principal projeto nesse sentido é o PETGOL, um brinquedo destinado ao entretenimento de crianças até sete anos, criado pelos “designers” da empresa com a colaboração de confiáveis empresas de desenvolvimento tecnológico.

Pois não é o que o PETGOL foi parar na ITAIPU BINACIONAL! Através da ASSEMIB – ASSOCIAÇÃO DOS EMPREGADOS DA ITAIPU BINACIONAL a EcoBrindes® entregou recentemente uma encomenda de varias dezenas de PETGOL que – com muita honra – havia recebido. É interessante lembrar que a Caixa Econômica Federal também já adquiriu o produto para distribuição como brinde nas casas lotéricas.

O PETGOL é um brinquedo que vem conquistando as crianças de todo o país. Além disso, traz uma notável lição de educação socioambiental ao reunir entretenimento dos pequenos com os princípios da reciclagem, no caso das garrafas pet. As unidades do PETGOL levam, sempre, uma mensagem do “patrocinador”, na base do campo de jogo.

PETGOL_ITAIPUpet_gol_estudo_261

Digg This
Reddit This
Stumble Now!
Buzz This
Vote on DZone
Share on Facebook
Bookmark this on Delicious
Kick It on DotNetKicks.com
Shout it
Share on LinkedIn
Bookmark this on Technorati
Post on Twitter
Google Buzz (aka. Google Reader)

Logística Reversa, a EcoBrindes® faz uso dessa norma, assume responsabilidade ambiental e estimula participação social

A chamada logística reversa é parte das preocupações da EcoBrindes® com as questões relacionadas com a sustentabilidade e com a reciclagem.  Estamos conscientes das responsabilidades derivadas da lei, ao mesmo tempo em que procuramos ajudar a sociedade brasileira avançar na preservação de suas riquezas.

Como todos sabem, a Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS foi instituída pela Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010, regulamentada pelo Decreto Nº 7.404 de 23 de dezembro de 2010. Entre os conceitos introduzidos em nossa legislação ambiental pela PNRS estão a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos, a logística reversa e o acordo setorial.

A responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos é o “conjunto de atribuições individualizadas e encadeadas dos fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes, dos consumidores e dos titulares dos serviços públicos de limpeza urbana e de manejo dos resíduos sólidos, para minimizar o volume de resíduos sólidos e rejeitos gerados, bem como para reduzir os impactos causados à saúde humana e à qualidade ambiental decorrentes do ciclo de vida dos produtos, nos termos desta Lei”. A logística reversa é um “instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação.”

A Lei nº 12.305/2010 dedicou especial atenção à logística reversa e definiu três diferentes instrumentos que poderão ser usados para a sua implantação: regulamento, acordo setorial e termo de compromisso. Acordo setorial é um “ato de natureza contratual firmado entre o poder público e fabricantes, importadores, distribuidores ou comerciantes, tendo em vista a implantação da responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida do produto.” Por permitir grande participação social, o Acordo Setorial tem sido privilegiado pelo Comitê Orientador como instrumento preferencial para a implantação de logística reversa.

Nos dias de hoje, observa-se com facilidade a redução acentuada do ciclo de vida dos produtos, devido à evolução tecnológica e a busca incansável de redução de custos. Os casos mais notáveis são o dos eletroeletrônicos e das embalagens pet.

Alguns autores associam essa modernização ao que eles chamam, de “descartabilidade”  dos produtos. Essa característica faz com que – em todo o mundo – haja um aumento extraordinário do lixo urbano, o qual, por sua vez, se altera proporcionalmente com a diminuição do chamado lixo orgânico e o aumento do lixo de produtos descartáveis.

Aqui na EcoBrindes® estamos preparados para enfrentar os desafios da logística reversa, envolvendo ações de retorno, reuso e reciclagem. Nossos clientes podem ficar tranquilos, assumimos, inteiramente, nossa parcela de responsabilidade ambiental.

 

Digg This
Reddit This
Stumble Now!
Buzz This
Vote on DZone
Share on Facebook
Bookmark this on Delicious
Kick It on DotNetKicks.com
Shout it
Share on LinkedIn
Bookmark this on Technorati
Post on Twitter
Google Buzz (aka. Google Reader)

EcoBrindes® junto com blog “Quimica Sustentável” prestigia 1ª. Feira PFRH – Programa Petrobrás de Recursos Humanos

A EcoBrindes® prestigiou através do Blog “Química Sustentável” (http://quimicasustentavel.wordpress.com/2013/06/29/apresentacao-do-blog-quimica-sustentavel-na-i-feira-pfrh/) a 1ª. Feira PFRH – Programa Petrobrás de Formação de Recursos Humanos, mediante o oferecimento do seu produto PETGOL, como produto para análise dos participantes da Feira e, posteriormente, como brinde.

A apresentação dos projetos e propostas na 1ª. Feira PFRH – Programa Petrobras de Formação de Recursos Humanos, aconteceu no dia 12 de junho no Instituto Federal do Rio de Janeiro, no campus Pinheiral.

O evento registrou a presença de mais de 70 pessoas incluindo alunos e professores de vários campi do IFRJ e avaliadores do Programa. O objetivo foi “mostrar como a Química está ajudando no desenvolvimento sustentável e conscientizar todos sobre os impactos ambientais, negativos, causados pelas ações humanas, assim como os trabalhos desenvolvidos pelo blog”.

blog ecobrindes quimica

A EcoBrindes® e outras empresas prestigiaram a realização do evento, doando alguns dos seus produtos para análise e posterior sorteio entre os participantes. A EcoBrindes® doou exemplares do PETGOL, produto promocional exclusivo da empresa, com base no futebol (de dedo), que tanto divertiu gerações no Brasil e no mundo. O PETGOL é totalmente fabricado com materiais reciclados pós-consumo, é ecológico e sustentável, pois incentiva diretamente as cooperativas de reciclagem, reiniciando o ciclo da sustentabilidade.

blog ecobrindes_petgol2

 

pet_gol_estudo_261

 

Digg This
Reddit This
Stumble Now!
Buzz This
Vote on DZone
Share on Facebook
Bookmark this on Delicious
Kick It on DotNetKicks.com
Shout it
Share on LinkedIn
Bookmark this on Technorati
Post on Twitter
Google Buzz (aka. Google Reader)

Modelo sustentável de casa compacta e em PVC ganha concurso

blog ecobrindeas 35_Compacta e em PVC_imagem

O jornal Folha de S. Paulo divulgou na sua edição de 22 de novembro de 2013 que o projeto de uma casa do arquiteto catarinense André Fornari foi o ganhador o Concurso Nacional de Estudos Preliminares de Arquitetura, realizado pela empresa petroquímica Braskem em parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil de Alagoas. O principal objetivo do certame era escolher o melhor projeto para um modelo de casa sustentável que tivesse o plástico como material principal, sobretudo o PVC.

A casa modelo foi pensada para um lote dentro dos limites da fábrica da Braskem na cidade de Marechal Deodoro (AL). As dimensões do terreno, de 120 m², exigiram uma arquitetura ordenada e racional, que aproveitasse ao máximo cada cômodo. Dois blocos lineares, com alturas distintas e colados um ao outro, determinam o uso dos espaços.

O primeiro, para área social e de serviço, é aberto, com pé-direito mais alto e interligado física e visualmente à frente e aos fundos do terreno. O outro bloco, de usos mais privativos como quartos e banheiros, é fechado para a frente e os fundos, mas aberto para toda a lateral, onde um terraço linear acompanha o volume. Com isso, os cômodos desse setor têm boa luminosidade e ventilação.

O pé-direito maior do primeiro volume permite ainda uma abertura lateral contínua acima do espaço dos quartos e banheiros, ao lado, auxiliando na entrada de luz natural e possibilitando troca de ar constante em todo o ambiente.

A casa será erguida em 2014 e ficará aberta para visitação.

 

Digg This
Reddit This
Stumble Now!
Buzz This
Vote on DZone
Share on Facebook
Bookmark this on Delicious
Kick It on DotNetKicks.com
Shout it
Share on LinkedIn
Bookmark this on Technorati
Post on Twitter
Google Buzz (aka. Google Reader)

PETGOL, síntese da criatividade e da responsabilidade socioambiental na terra do futebol

Um acontecimento de negócios deixou a todos nós da EcoBrindes® — dirigentes, equipes técnicas de criação, desenvolvimento e produção – extremamente contentes e felizes. A Caixa Econômica Federal, por intermédio de suas agências de publicidade, encomendou-nos vários lotes do PETGOL.

O evento seria apenas mais uma transação mercantil entre a CEF e a EcoBrindes® não fosse o significado – tecnológico, econômico, histórico – que ele traz consigo.

O PETGOL é uma plataforma de entretenimento para crianças, que se assemelha a um campo de futebol com seus respectivos jogadores, similar ao futebol de botão que, ao invés da “bola”, utiliza uma pequena ficha, que os “jogadores” devem mandar para o gol. Essa plataforma foi desenvolvida para aproveitar a reciclagem das garrafas pet, levando no espaço tido como o “gramado”, a mensagem do patrocinador.

Coleta Seletiva, Reciclagem e Cadeia  Produtiva – Uma longa e desafiadora etapa marcou a criação e desenvolvimento do produto, tarefa desempenhada com galhardia pelo nosso pessoal. A cadeia produtiva do PETGOL, propriamente dita, começa na chamada coleta seletiva, com o recolhimento das garrafas pet (politereftalato de etileno), que serviram para acondicionar água e refrigerantes. Vem depois a transformação do material recolhido em matéria prima para a produção em série do brinquedo. Finalmente, a produção e o “toque final”, com a “personalização” do brinde, ou seja, a inserção da mensagem do cliente patrocinador. Como a da Caixa, por exemplo, que adquiriu o PETGOL para ser distribuído às casas lotéricas.

Responsabilidade socioambiental & criatividade – O PETGOL, para nós da EcoBrindes®, é resultado de uma fórmula interessante, que começa ao assumirmos a parcela de responsabilidade socioambiental nas tarefas da reciclagem, passa pela criatividade e desenvolvimento do produto e se conclui como uma contribuição para o entretenimento de crianças e adultos, em um esporte bem brasileiro, o futebol.

Digg This
Reddit This
Stumble Now!
Buzz This
Vote on DZone
Share on Facebook
Bookmark this on Delicious
Kick It on DotNetKicks.com
Shout it
Share on LinkedIn
Bookmark this on Technorati
Post on Twitter
Google Buzz (aka. Google Reader)

Brindes, necessidades específicas exigem soluções próprias e específicas

O oferecimento de um brinde é um momento (muito) especial. É preciso, em primeiro lugar, conhecer as características e as peculiaridades do segmento social ou econômico a ser agraciado e, se possível, as razões que justificam o oferecimento do mimo. O volume de recursos a ser dispendido com o evento, condicionante do projeto do brinde. Daí a especificidade da demanda que, necessariamente, deve ser atendida.

A EcoBrindes®, dentro do seu acervo básico de projetos e produtos, tem condições de atender aquilo que o cliente tem em mente. Aquilo que ele quer.

Assim, a partir daquele acervo básico, os produtos podem ser “personalizados” e direcionados para os objetivos dos clientes. Seja uma eco-bag original (no corte, nas cores, na ilustração) ou uma embalagem especial em papel.

Nesse caso, fica o registro do brinde oferecido aos passageiros da GOL do primeiro voo, realizado no dia 23 de outubro último, utilizando combustível alternativo no Brasil, no caso óleo de cozinha reciclado.

O voo G3 1408, que partiu às 12h42 de Congonhas em São Paulo com destino à Brasília, levando nos tanques da aeronave uma mistura de 25% de bioquerosene (bioQAV) alternativo, que foi adicionado ao querosene de aviação (QAV), levou também o brinde especial “customizado”, desenvolvido pela EcoBrindes®. Nós nos orgulhamos disso

 

Digg This
Reddit This
Stumble Now!
Buzz This
Vote on DZone
Share on Facebook
Bookmark this on Delicious
Kick It on DotNetKicks.com
Shout it
Share on LinkedIn
Bookmark this on Technorati
Post on Twitter
Google Buzz (aka. Google Reader)

Ousadia & Responsabilidade

A EcoBrindes®, por sua equipe de profissionais, tem, na criação de brindes ecológicos sustentáveis, uma dupla preocupação: ousadia e responsabilidade. Aquela, para desenvolver e criar projetos e produtos obedecendo aos quesitos de redução, reutilização e reciclagem. Tudo isso sob a vigilância da responsabilidade social, que se faz presente em todas as atividades executadas ou desenvolvidas na empresa.

Por que isso? Por duas simples razões: em primeiro lugar, por respeito à sociedade brasileira, à cidadania; em segundo lugar, por respeito aos nossos clientes, que representam nossa razão de existir. Queremos que cidadãos e clientes, clientes e cidadãos, estejam cientes disso. Nossa preocupação na etapa da criação é com a ousadia; e na etapa da conclusão dos negócios com nossos clientes é com a responsabilidade social.

Quando for o caso, faça um teste conosco. E comprove.

Digg This
Reddit This
Stumble Now!
Buzz This
Vote on DZone
Share on Facebook
Bookmark this on Delicious
Kick It on DotNetKicks.com
Shout it
Share on LinkedIn
Bookmark this on Technorati
Post on Twitter
Google Buzz (aka. Google Reader)

SAL, como reduzir sua ingestão?

Há prós e contras na “guerra” do uso ou não do sal. Recentes pesquisas médicas concluíram que limitar a ingestão de sal diminua a pressão arterial, são poucos os indícios de que isto leve à redução do nível de mortes e de doenças cardiovasculares.

Há prós e contras nessa luta. O elevado teor de sal de alguns alimentos industrializados aumentou o consumo médio diário a cerca de 8 g por dia, o dobro do padrão recomendado pela Organização Mundial da Saúde (órgão da ONU) que é de 4 g.

É certo que o sal aumenta a pressão arterial e pode levar a AVCs. No entanto, muito menos que reduzir o consumo de sal, é preciso reduzir o nível de colesterol, a obesidade, o sedentarismo, o diabetes e o tabagismo.

Aqui vão – segundo os meios de comunicação – alguns conselhos para reduzir a ingestão de sal:

  1. Escolha, sempre, produtos com baixo teor de sal (menos de 120 mg de sal, a cada porção de 100 g);
  2. Reduza o sal aos poucos para não notar a diferença;
  3. Saboreie pratos com ervas, temperos, alho e pimenta em vez de sal;
  4. Prove a comida antes de acrescentar sal;
  5. Se você está com muita vontade de comer salgadinhos, coma. Mas reduza o sal de outra coisa naquele dia;
  6. Escolha alimentos naturais em vez de industrializados. Frutas, hortaliças e carne têm naturalmente pouco sal.
  7. Evite alimentos com sal oculto, como molho de soja, caldo em cubos, bacon e macarrão instantâneo.
Digg This
Reddit This
Stumble Now!
Buzz This
Vote on DZone
Share on Facebook
Bookmark this on Delicious
Kick It on DotNetKicks.com
Shout it
Share on LinkedIn
Bookmark this on Technorati
Post on Twitter
Google Buzz (aka. Google Reader)
Crystal 2

Água mais limpa

Um dos saldos mais positivos do recente festival de música SWU, em Paulínia (SP), foi a apresentação da água mineral Crystal Eco. A proposta desse novo produto da Coca-Cola Brasil está em sintonia com a sustentabilidade defendida pelo evento. A começar pelos benefícios do consumo de água para a saúde humana, mas principalmente pela inovadora embalagem. A garrafa pode ser torcida após o consumo, o que reduz em 37% o volume da embalagem, ocupa menos espaço nos recipientes para guardar e transportar material reciclável e facilita a reutilização da mesma como matéria-prima de outros produtos.

A garrafa de 500 ml da Crystal Eco sem gás ainda utiliza 20% menos PET que as equivalentes tradicionais, graças à tecnologia chamada de PlantBottle. Essas “garrafas de planta” contém até 30% da matéria-prima derivada do etanol de cana de açúcar. Segundo o fabricante, tal composição reduz em cerca de 25% as emissões de dióxido de carbono. A possibilidade de ser torcida, uma característica conhecida como crushable, decorre de um processo de sopro convencional para a moldagem, mas com pré-formas de base diferenciada, o que garante à estrutura da garrafa essa habilidade mecânica. Essa tecnologia foi lançada primeiro no Japão, com a água I-Lohas, em 2009.

A Crystal Eco recebeu apoio – estampado na embalagem – de entidades como Instituto Akatu, a Conservação Internacional, a SOS Mata Atlântica e o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), cujas marcas estão estampadas no rótulo da garrafa. A nova embalagem da água mineral Crystal chegará ao mercado em geral em janeiro de 2012. Essa é uma das mais recentes ações sustentáveis da Coca-Cola Brasil, que mantém o programa “Reciclou, Ganhou” desde 1996. Hoje, 98,2% das latas de alumínio e 55,6% das garrafas PET são recicladas. Produtora de brindes de PET reciclado, a EcoBrindes sugere esse gole de consciência ambiental.

Related Posts with Thumbnails
Digg This
Reddit This
Stumble Now!
Buzz This
Vote on DZone
Share on Facebook
Bookmark this on Delicious
Kick It on DotNetKicks.com
Shout it
Share on LinkedIn
Bookmark this on Technorati
Post on Twitter
Google Buzz (aka. Google Reader)