Natal Nacional 2010!

O Edifício Conjunto Nacional, localizado na Avenida Paulista em São Paulo, é um condomínio misto que reúne habitações, comércio e serviços e desde 1992 faz coleta seletiva. Foi através deste projeto que foram coletadas durante três meses grande parte das 55 mil garrafas PET, Cd´s e embalagens plásticas utilizados em sua decoração natalina.

A fachada frontal do edifício foi decorada com 12  taças de 5 metros de altura, feitas com garrafas PET e iluminadas com lâmpadas do tipo LED, foram feitos outros adereços menores e também um presépio hiper realista instalado no piso térreo simbolizando a chegada da família de Jesus à Jerusalém.

O jardim do presépio, assim como a decoração do edifício foram elaboradas com material reciclável e ficaram a cargo da COOPERAACS (Cooperativa Social de Trabalho e Produção de Arte Alternativa e Coleta seletiva) sob orientação  do artesão Sandro Rodrigues.

O projeto envolveu 100 pessoas entre criadores, artesãos e catadores de cooperativas e durou 180 dias! A Ecobrindes esteve lá para ver de perto este trabalho tão bonito e aproveita para desejar à todos um Feliz Natal e um ano de muita consciência ecológica e reciclagem!

Digg This
Reddit This
Stumble Now!
Buzz This
Vote on DZone
Share on Facebook
Bookmark this on Delicious
Kick It on DotNetKicks.com
Shout it
Share on LinkedIn
Bookmark this on Technorati
Post on Twitter
Google Buzz (aka. Google Reader)

Faça suas entregas de bike!

Geralmente entregas de documentos, produtos de pequeno porte, remédios e até alimentos de consumo rápido são feitos por “motoboys”, que utilizando motocicletas, dão conta do recado de forma rápida e prática, mas contribuem de maneira significativa para  o aumento da quantidade de gases tóxicos na atmosfera.

Pensando nisso uma empresa recém criada em São Paulo estabeleceu-se buscando oferecer um serviço semelhante utilizando bicicletas. A Carbono Zero Courier opera com entregas num raio de 9km a partir da região central prometendo eliminar a emissão de carbono e oferecer um serviço que agrega valor à gestão sustentável de sua empresa!

Área de atuação da Carbono Zero Courier em São Paulo. Fonte: GoogleMaps, 2010.

No mapa, as áreas verde, azul e amarela representam regiões de entrega e servem como parâmetros de cobrança para a contratação dos serviços. A forma de cobrança é por “pedalada” (R$ 9,00) e a cada região corresponde um número de pedaladas (de 2 a 4). Confira maiores informações no site e experimente o serviço em sua próxima entrega!

Numa cidade como São Paulo, onde a máxima “tempo é dinheiro” é levada aos extremos, esperamos e desejamos que a Carbono Zero Courier consiga promover uma mudança de postura naqueles que contratam serviços de entrega e que a bicicleta seja cada vez mais respeitada pelos motoristas e valorizada como uma opção mais ecológica de entregas.

A Ecobrindes é a favor dessa mudança de postura!

Digg This
Reddit This
Stumble Now!
Buzz This
Vote on DZone
Share on Facebook
Bookmark this on Delicious
Kick It on DotNetKicks.com
Shout it
Share on LinkedIn
Bookmark this on Technorati
Post on Twitter
Google Buzz (aka. Google Reader)

Prêmio Eco-PET vai para o PETGOL!

PETGOL o brinde campeão de vendas da COPA agora leva o prêmio Eco-PET.

O prêmio Eco-PET, criado pela ABIPET – Associação Brasileira da Indústria do PET em 1999, tem como objetivo premiar as boas idéias da reciclagem de materiais. Dividido em seis categorias: Educação Ambiental, Ação de Empresa, Arte e Moda, Coleta e Separação, Pesquisas & Processos e Reportagem Ambiental o prêmio ajuda a estimular e desenvolver o uso do PET reciclado nas áreas da indústria, comércio, educação e coleta.

Alexandre Oliveira, sócio da Ecobrindes apresenta o produto PETGOL. Imagem: Biga, 2010.

"O Troféu EcoPET foi idealizado pela artista plástica Rita Maia e representa a matéria-prima, seu acabamento e seu retorno ao ciclo produtivo. É realizado em resina poliéster, que contém PET reciclado na composição." (Fonte: AbiPET, 2010.)

Neste ano, em sua 11a. edição o prêmio homenageou os vencedores  na sede da FIESP – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo no dia 1o. de Dezembro às 17 horas.

Alexandre Oliveira recebe o troféu Eco-PET pelo produto PETGOL. Imagem: Biga, 2010.

Os vencedores das categorias Ação de Empresa (Instituto HSBC Solidariedade com a gincana  ComPETção) e Reportagem Ambiental (Jornal Brasil Econômico: “Indústria de PET reciclado é muito maior que coleta” da jornalista Martha França) foram conhecidos previamente, os demais foram revelados na cerimônia de premiação que teve como jurados especialistas do setor do meio ambiente além da platéia que também teve direito a voto.

A Ecobrindes orgulha-se de ter sido finalista na categoria Pesquisas & Processos para a qual inscreveu-se com o produto PETGOL - o futebol de dedo ecológico (que retira do lixo 4 garrafas PET e 250g de papel para ser produzido) lançado durante a COPA de 2010 e de ter levado o troféu para casa!

A ABIPET já premiou mais de 60 trabalhos nos últimos 10 anos e recebeu mais de 500 inscritos. No portal Fator Brasil é possível conhecer os demais finalistas e seus projetos.

Links relacionados:

Leia o texto da jornalista Martha França: “Indústria de PET reciclado é muito maior que a coleta” vencedora na categoria Reportagem Ambiental.

Digg This
Reddit This
Stumble Now!
Buzz This
Vote on DZone
Share on Facebook
Bookmark this on Delicious
Kick It on DotNetKicks.com
Shout it
Share on LinkedIn
Bookmark this on Technorati
Post on Twitter
Google Buzz (aka. Google Reader)

O Natal da reciclagem

Fonte: Vídeos Pão de Açucar,  YouTube, 2010.

Dezembro é mês de festas e estas costumam ser uma oportunidade para enfeitarmos nossas casas, lojas, empresas, escolas e cidades. Em tempos de maior conscientização ambiental e necessidade de preservar cada vez mais o planeta algumas empresas e até condomínios e cidades apostam na utilização de materiais reciclados como base para sua decoração natalina.

Com o tema “Retribua os presentes da natureza. Recicle” a Rede Pão de Açucar apoiou esta causa e, com a colaboração do artista plástico Ivo Dantas e da Kazari Atelier & Interiores, desenvolveu peças produzidas com PET  para a ambientação natalina de 12 lojas (dez em São Paulo, uma em Indaiatuba e uma em Campinas).

A matéria prima para esta decoração veio de 110 Estações de Reciclagem Pão de Açúcar Unilever e de 8 cooperativas do Estado de São Paulo, recolhidas durante 5 meses gerando 90 mil garrafas e latas de óleo. Todo este material será reencaminhado para as cooperativas  tão logo terminem as festas voltando ao ciclo de reciclagem.

Foto: Cleiton Thiele, portal Natal Luz, 2010.

Em Gramado o “Natal Luz” que acontece há 25 anos é um grande evento natalino que vai muito além da decoração promovendo espetáculos de luzes, teatro, música e shows especiais. Nos últimos anos a decoração tem sido feita com a utilização de garrafas PET e luzes do tipo LED (que consomem muito menos energia).

Neste ano em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura de Gramado os organizadores promoveram uma gincana de arrecadação de garrafas PET junto aos estudantes da rede pública do ensino fundamental e infantil arrecadando 350 mil garrafas PET.

Os estudantes foram motivados por material didático abordando a importância da reciclagem e ao final ganharam vários prêmios (computadores, bicicletas, kits de material de desenho, tocadores de mp3, etc.). A cidade foi toda enfeitada com guirlandas, árvores, anjos e castiçais feitos com PET e que podem ser reutilizados por até 3 anos sendo depois destinados à reciclagem.

Iniciativas como estas mostram que estamos trilhando um caminho de reflexão e de conscientização sobre a necessidade de reciclarmos. Apostar na reciclagem da PET é uma boa idéia! A Ecobrindes apoia estas ações e deseja que cada vez mais empresas e pessoas possam aderir à esta onda de reutilização, redução e reciclagem!

Related Posts with Thumbnails
Digg This
Reddit This
Stumble Now!
Buzz This
Vote on DZone
Share on Facebook
Bookmark this on Delicious
Kick It on DotNetKicks.com
Shout it
Share on LinkedIn
Bookmark this on Technorati
Post on Twitter
Google Buzz (aka. Google Reader)