Ao fornecer o brinde comemorativo do evento, a EcoBrindes® “participou” nesta quarta-feira, dia 23 de outubro, do primeiro voo comercial com combustível alternativo no Brasil, no caso óleo de cozinha reciclado. O voo G3 1408 partiu às 12h42 de Congonhas em São Paulo com destino à Brasília, levando nos tanques da aeronave uma mistura de 25% de bioquerosene (bioQAV) alternativo, que foi adicionado ao querosene de aviação (QAV).
O programa Plataforma Brasileira de Bioquerosene é uma iniciativa que reúne Boeing, Embraer, Amyris e Gol e varias outras empresas e entidades governamentais com o propósito de viabilizar a produção em escala comercial.
A EcoBrindes® foi convidada a desenvolver e produzir um brinde exclusivo e original, comemorativo do evento considerado histórico. Temos o prazer e o orgulho de apresentá-lo aos nossos leitores (vejam abaixo). Na primeira foto a eco-bag está fechada e na segunda está aberta. A “engenharia de corte” para a parte em papel foi o grande desafio enfrentado pelo pessoal de desenvolvimento e criação da EcoBrindes®. Esperamos ter sido bem sucedidos.
A QUESTÃO AMBIENTAL – Os meios de comunicação que cobriram o evento destacaram que “a busca pelo desenvolvimento do combustível alternativo está menos relacionada à questão do alto custo do petróleo, que impacta os balanços das companhias aéreas, e mais com a questão ambiental”. A procura por um combustível menos poluente que possa ser adicionado/misturado ao combustível fóssil parte do principio básico: evitar mudanças nos motores dos aviões.
O Brasil já conta com uma refinaria capaz de produzir o bioQAV a partir da cana (Amyris, localizada em Brotas, SP). No entanto, o produto ainda está pendente de certificação internacional.
SATISFAÇÃO E PRIVILÉGIO – Todo o pessoal da EcoBrindes® sente-se prestigiado e honrado em participar desse momento histórico para a aviação brasileira, seja em termos de desenvolvimento tecnológico do país e, principalmente, para o meio ambiente.