Isopor também se recicla!

O isopor (marca comercial registrada) é um material muito utilizado na indústria de eletroeletrônicos, eletrodomésticos, automotiva, construção civil, agroindustria e alimentos (seja como embalagem ou matéria prima agregada aos produtos). Conhecido tecnicamente como poliestireno expandido (EPS), é constituído por 2% de plástico e 98% de ar, o que faz dele um material muito leve.

O EPS é 100% reciclável, sua fabricação e utilização são inócuas ao meio ambiente e à saúde, não agridem a camada de ozônio, não contaminam o solo, o ar ou a água e fungos e bactérias não se proliferam em contato com ele. Isso tudo faz desse material um grande aliado.


Vídeo: Como se faz e se recicla o isopor.

Mas não foi sempre assim. Até poucos anos atrás o isopor não era reciclado, e apesar de não agredir o meio ambiente, seus resíduos continuavam a ocupar aterros e lixões por muitos anos e não eram reintegrados à cadeia produtiva.

Há três anos a empresa Termotécnica, lider no mercado Brasileiro de embalagens industriais, dedica-se também à reciclagem do EPS pós-uso e desenvolve esforços de orientação ao consumidor, quanto à utilização e reciclagem do mesmo.

O grande entrave à reciclagem do EPS relacionava-se muito mais a uma questão logística do que técnica, pois sendo um material muito leve mas volumoso tinha sua armazenagem, coleta e transporte muito custosos não sendo atraente para a indústria da reciclagem.

Por outro lado a reciclagem do isopor é simples e feita por desagregação do material num processo conhecido por degasagem “(processo que retira o gás embutido no isopor, permitindo que ele seja moldado em forma de pequenos tarugos, posteriormente moídos, extrusados, resfriados e segmentados de forma granulada. Só então são enviados para serem transformados em novos produtos plásticos).” Fonte: Brasil Econômico , 2010.

A Política Nacional de Resíduos Sólidos, sancionada em Agosto de 2010, pode ter sido um fator de incentivo para o setor da reciclagem do isopor ao “determinar que fabricantes, importadores, distribuidores e vendedores realizem o recolhimento de embalagens usadas.” Fonte: Blog do Planalto, 2010.

“Empresas geradoras do material, usado em grande quantidade como embalagem protetora, como Carrefour, Grupo Pão de Açúcar, Walmart, Magazine Luiza, Casas Bahia, Mitsubishi, LG Eletronics, Renault, se associam a recicladoras e beneficiadoras para que o isopor reciclado seja utilizado na fabricação de rodapés, molduras, construção civil, ou volte para a cadeia produtiva.” Fonte: Brasil Econômico , 2010.

Outra empresa catarinense, a Santa Luzia Molduras, associou o seu negócio à reciclagem do isopor incorporando-o como matéria prima na fabricação de seus produtos. Trabalhando ao lado de unidades de reciclagem em vários estados do Brasil, empresta o maquinário de compactação para as empresas parceiras e muitas cooperativas como a Proeco de São Paulo por exemplo.


Vídeo: A reciclagem do isopor.

Enquanto em 2009  a indústria do isopor cresceu 82% a da reciclagem ficou em torno de 300%! Ainda não se recicla isopor tanto quanto se consome mas é uma boa notícia saber que ele já é atraente para a indústria da reciclagem e também reaproveitado como matéria prima na produção de outros produtos. Fonte: Ciclovivo, 2010.

A Ecobrindes fica feliz ao saber disso e quer ajudar a divulgar esta importante informação: o isopor é 100% reciclável! Não jogue no lixo comum! Destine para a reciclagem ou leve até uma cooperativa! Preserve o planeta!

Links relacionados:

Ciclovivo

Brasil Econômico

Digg This
Reddit This
Stumble Now!
Buzz This
Vote on DZone
Share on Facebook
Bookmark this on Delicious
Kick It on DotNetKicks.com
Shout it
Share on LinkedIn
Bookmark this on Technorati
Post on Twitter
Google Buzz (aka. Google Reader)

Coleta de lixo em Higienópolis

Posto de Entrega Voluntária Monitorado, praça Buenos Aires, 2010. Fonte: Plastivida.

Em Setembro comemorou-se o 97o. aniversário da Praça Buenos Aires, situada no coração do bairro de Higienópolis, famosa por suas belas e frondosas árvores e idealizada pelo paisagísta francês Joseph Antoine Bouvard é um local de grande visibilidade e circulação de pessoas.

Nas comemorações de seu aniversário foi inaugurado no local, pela Prefeitura Municipal de São Paulo e pela Plastivida, um Ponto de Entrega Voluntária Monitorado o PEV-M para coleta de lixo reciclável.

Uma idéia pra lá de bacana! Agora, você que antes não dispunha de coleta seletiva, pode pelo menos destinar seus resíduos recicláveis ao posto de entrega mais próximo e contribuir para que este lixo (embalagens plásticas, metal, vidros, papel e óleo de cozinha) possa ter um destino adequado e tornar-se matéria prima novamente.

Projetado como uma banca de jornais a idéia é fazer com que estes PEV-M possam a cada ano circular por algum bairro da cidade. Nestes postos há sempre um monitor para orientar a separação do lixo e conscientizar os usuários da importância da reciclagem.

Todo o material arrecadado é doado para uma cooperativa de reciclagem que gera empregos e renda. A propósito, saiba que qualquer cidadão pode contribuir com a reciclagem levando o seu lixo a uma cooperativa de reciclagem.

A Ecobrindes parabeniza a Plastivida e a PMSP pela iniciativa e espera que mais pontos de entrega voluntária sejam criados e espalhados pela cidade. E que, acima de tudo, a população de forma geral se conscientize da importância da reciclagem do lixo!

Em São Paulo há outros dois PEV-M: na Vila Brasilândia (Centro Escola Oswaldo Brandão) e no Pelezão na Lapa.

Links relacionados:

Matéria no site da Plastivida

Serviço de Coleta seletiva da PMSP

Digg This
Reddit This
Stumble Now!
Buzz This
Vote on DZone
Share on Facebook
Bookmark this on Delicious
Kick It on DotNetKicks.com
Shout it
Share on LinkedIn
Bookmark this on Technorati
Post on Twitter
Google Buzz (aka. Google Reader)

Talking Tree

A organização belga Natuurpunt que se dedica a elaborar, promover e difundir programas e ações de proteção ao meio ambiente e a editora EOS (Belgica e Holanda) dedicada aos temas científicos são as responsáveis pelo projeto TALKING TREE, uma divertida experiência que simboliza o diário de uma árvore.

Afinal, todos nós humanos temos uma opinião sobre a natureza….e a natureza, qual a opinião dela? Uma árvore centenária dos arredores de Bruxelas foi equipada com medidores e sensores que enviam e transformam índices em informações textuais para a web levando a opinião da árvore até nós!

No site , que pode ser inserido em seu blog de forma bem simples, há boletins diários sobre o clima, os sentimentos da árvore em relação ao que esta acontecendo em volta, a qualidade do ar, a precipitação de chuva, o horário local, vários videos e imagens e até o som da natureza captado pela árvore!!

Uma divertida forma de perceber o que a natureza percebe na voz dela mesma! Vai lá! A Talking Tree esta esperando por você no Facebook e no Twitter! Assista no video a montagem e o funcionamento do projeto:

Talking Tree – Making of from Tom on Vimeo.

Digg This
Reddit This
Stumble Now!
Buzz This
Vote on DZone
Share on Facebook
Bookmark this on Delicious
Kick It on DotNetKicks.com
Shout it
Share on LinkedIn
Bookmark this on Technorati
Post on Twitter
Google Buzz (aka. Google Reader)

Brindes verdes no Fórum do SEMESP

Michael Crawford do Banco Mundial. SEMESP, 2010.

O SEMESP é o Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo, fundado em 1979 tem como seu principal objetivo preservar, proteger e defender o segmento privado de educação superior, bem como prestar serviços de orientação especializada aos seus associados

A entidade promove regularmente eventos que visam promover a interação entre mantenedoras e profissionais ligados à educação como o Fórum Nacional de Ensino Superior Particular (FNESP), os Congressos Nacional e Internacional de Iniciação Científica e as Jornadas Regionais pelo Interior de São Paulo.

O Fórum realiza-se todos os anos desde 1999 e no ano de 2010, em sua 12a. edição, teve como tema “A Próxima Década na Educação Superior” onde foram debatidos o sistema nacional de educação, a dinâmica e os desafios das IES no Brasil, a competitividade dos países emergentes da Ásia, as melhores práticas de uso da tecnologia da informação e as tendências de crescimento econômico. Questões relacionadas aos impactos que os grandes eventos esportivos causarão ao país também tiveram expressão.

O Fórum aconteceu nos dias 23 e 24 de Setembro no Novotel Jaraguá em São Paulo e contou com a presença de professores, diretores e profissionais ligados às áreas de educação, economia, finanças e recursos humanos no Brasil e no exterior.

Os participantes passaram dois dias difundindo e trocando experiências, vislumbrando novos caminhos e inovações para promoção da melhoria da educação superior particular. Os organizadores com a intenção de simbolizar o debate como um processo que nunca é imediato, mas permanente, distribuíram sachês com sementes.

A Ecobrindes, que elaborou os sachês com sementes, orgulha-se de participar mais uma vez de eventos que promovam a conscientização ambiental!

Related Posts with Thumbnails
Digg This
Reddit This
Stumble Now!
Buzz This
Vote on DZone
Share on Facebook
Bookmark this on Delicious
Kick It on DotNetKicks.com
Shout it
Share on LinkedIn
Bookmark this on Technorati
Post on Twitter
Google Buzz (aka. Google Reader)