Neste post, vamos apresentar algumas dicas úteis de germinação para a maioria das sementes que utilizamos em nossos kits de plantio. Em geral são sementes de fácil semeio e cultivo e possuem um comportamento muito semelhante em seu manejo. Então vamos lá…
- Prepare a terra que vai receber as sementes. Nunca deixe-a encharcada ou ressecada, o ideal é deixá-la sempre úmida;
- Ao depositar as sementes sobre a terra, cubra com no máximo 1cm por cima;
- Caso tenha recebido algum kit com o Vasinho Mágico, siga as instruções específicas mais abaixo;
- Experimente germinar de 3 a 4 sementes por vez, pois em caso de insucesso você terá mais oportunidades;
- Escolha um lugar que proporcione sol e um determinado momento e sombra em outro;
- Na hora de regar, dê preferência pela manhã e ao final da tarde quando as temperaturas são mais amenas. E lembre-se, use sempre pouca água.
- Por último e mais importante, acompanhe de perto os primeiros dias após o plantio, garantindo sempre um substrato úmido
TIPOS DE SEMENTES
As sementes podem ser de muitos formatos, tipos e tamanhos. Em geral sementes de flores e temperos costumam ser bem pequenas. Neste caso o ideal é depositá-las de forma que não se aglomerem umas nas outras, ou seja, distribuir uniformemente sobre o substrato. Já as sementes de árvores ou mesmo bulbos de plantas são bem maiores e requerem muitas vezes procedimentos adicionais para a efetiva germinação. Abaixo temos alguns exemplos de sementes.
- MANJERICÃO (TEMPÊRO) – Sementes bem pequenas e de germinação bem rápida
- GIRASSOL (FLOR) – Sementes médias de fácil germinação
- IPÊ ROXO / AMARELO / BRANCO (ÁRVORE) – Sementes aladas e bem delicadas
- CANAFISTULA (ÁRVORE) – Sementes médias, bem duras com dormência tegumentar
PREPARANDO O VASO E O SUBSTRATO
Um ponto muito importante é o substrato vegetal (terra), que deve receber as sementes sempre úmido, nunca encharcado ou seco. Caso o seu kit não tenha vindo com um sachê de substrato, ele pode ser encontrado com facilidade em qualquer loja de jardinagem ou mesmo em floriculturas, a um custo bem baixo. Deposite as sementes sob o substrato e em seguida cubra superficialmente com cerca de 1cm de material. Isso é importante para não “afogar” as sementes. Caso elas fiquem muito enterradas, a germinação pode ser comprometida.
CASO TENHA RECEBIDO UM KIT COM VASINHO MÁGICO…
Se você recebeu algum kit contendo o Vasinho Mágico (Célula Germinativa), confira abaixo as instruções para reidratá-la. O depósito das sementes segue a mesma regra do substrato comum, entretanto semeie de 1 a 2 sementes por vez, pois sua superfície é menor.
VEJA ABAIXO UM EXEMPLO COM A GERMINAÇÃO DA CROTALÁRIA (PLANTA)
ESCOLHA UM BOM LOCAL, REGUE E AGUARDE…
Depois de todo o preparo do semeio, por fim é muito importante manter as 2 regas diárias sempre com pouca água, pelas manhãs e finais de tarde. Também é fundamental encontrar um bom lugar para o vasinho, onde bata sol em boa parte do dia, mas que também proporcione um pouco de sombra. Isto vai permitir um equilíbrio e o substrato irá permanecer sempre úmido.
TEMPO DE GERMINAÇÃO
O tempo de germinação pode variar de semente para semente por inúmeros fatores, entretanto caso o preparo e as condições do substrato e clima sejam favoráveis, a germinação ocorre em média de 7 a 10 dias.
Ótimo
Recebi o kit com vasinho vou já semear é de IPE roxo .obrigado.
Ótimo essas palestras da sipat
Muito bom!