Lindas árvores de papelão na floresta da marquise do ibirapuera. Imagem: makau, 2011.
Neste mês de Janeiro o Parque Ibirapuera sediou dois eventos importantes, um sobre conscientização ambiental e outro de moda: de 22 a 25 de Janeiro ocorreu o Planeta no Parque e de 28/01 a 02/02 o São Paulo Fashion Week. O que ambos tem em comum para figurarem neste blog? A vontade de trazer a natureza para dentro do espaço!
A 4a. edição do Planeta no Parque construiu uma floresta cenográfica sob a marquise utilizando tubetes, bobinas, folhas de papelão e garrafas Pet entre outras coisas. Terminado o evento tudo que puder ser reciclado será destinado a essa finalidade e tudo aquilo que não puder será doado para ser reaproveitado novamente. Também houve a preocupação em realizar um evento neutralização de CO2 e para isso foi contratada a empresa Iniciativa Verde.
Oca para palestras e oficinas feita com bobinas de papelão. Imagem: makau, 2011.
“Desde o início, uma das preocupações foi a de priorizar elementos reciclados ou recicláveis. Algumas peças serão mantidas para serem usadas novamente em outros eventos ou situações, mas defendo também que a sustentabilidade deve se aplicar não apenas na reciclagem dos materiais, mas também no design. Muita coisa pode ser redesenhada para adquirir outras funções. Este, aliás, é um excelente exercício criativo que as pessoas devem praticar em casa no que consideram lixo”, Nido Campolongo, criador da cenografia do evento. Fonte: Planeta no Parque, 2011.
As samambaias deram um toque muito verde ao espaço. Imagem: makau, 2011.
Já na 15a. edição do São Paulo Fashion Week a concepção da cenografia (a cargo do Estúdio Árvore e do escritório de arquitetura 20.87, fonte: ModaSpot) partiu do desejo de trazer o parque para dentro do edifício da Bienal. Além do uso e da preferência por materiais recicláveis no piso e nas paredes, foram penduradas aproximadamente 1500 samambaias na área central do prédio que finalizado o evento serão transferidas para o parque!
Plantas cultivadas em sistema de hidroponia no espaço da Oi. Imagem: makau, 2011.
Alguns espaços de convívio também receberam instalações verdes, como é o caso do espaço da Oi que criou vários ambientes utilizando estruturas cheias de plantas cultivadas através do sistema de hidroponia.
A Ecobrindes esteve por lá visitando os dois eventos e gostou muito do que viu! Que bom que a era dos eventos sustentáveis esta na moda! O meio ambiente agradece!
Confira tudo que rolou no Planeta no Parque AQUI!
Veja mais imagens do projeto cenográfico do SP Fashion Week AQUI!