O Ibirapuera mais verde em Janeiro!

Lindas árvores de papelão na floresta da marquise do ibirapuera. Imagem: makau, 2011.

Neste mês de Janeiro o Parque Ibirapuera sediou dois eventos importantes, um sobre conscientização ambiental e outro de moda: de 22 a 25 de Janeiro ocorreu o Planeta no Parque e de 28/01 a 02/02 o São Paulo Fashion Week. O que ambos tem em comum para figurarem neste blog? A vontade de trazer a natureza para dentro do espaço!

A 4a. edição do Planeta no Parque construiu uma floresta cenográfica sob a marquise utilizando tubetes, bobinas, folhas de papelão e garrafas Pet entre outras coisas. Terminado o evento tudo que puder ser reciclado será destinado a essa finalidade e tudo aquilo que não puder será doado para ser reaproveitado novamente. Também houve a preocupação em realizar um evento  neutralização de CO2 e para isso foi contratada a empresa Iniciativa Verde.

Oca para palestras e oficinas feita com bobinas de papelão. Imagem: makau, 2011.

“Desde o início, uma das preocupações foi a de priorizar elementos reciclados ou recicláveis. Algumas peças serão mantidas para serem usadas novamente em outros eventos ou situações, mas defendo também que a sustentabilidade deve se aplicar não apenas na reciclagem dos materiais, mas também no design. Muita coisa pode ser redesenhada para adquirir outras funções. Este, aliás, é um excelente exercício criativo que as pessoas devem praticar em casa no que consideram lixo”,  Nido Campolongo, criador da cenografia do evento. Fonte: Planeta no Parque, 2011.

As samambaias deram um toque muito verde ao espaço. Imagem: makau, 2011.

Já na 15a. edição do São Paulo Fashion Week a concepção da cenografia (a cargo do Estúdio Árvore e do escritório de arquitetura 20.87, fonte: ModaSpot) partiu do desejo de trazer o parque para dentro do edifício da Bienal. Além do uso e da preferência por materiais recicláveis no piso e nas paredes, foram penduradas aproximadamente 1500  samambaias na área central do prédio que finalizado o evento serão transferidas para o parque!

Plantas cultivadas em sistema de hidroponia no espaço da Oi. Imagem: makau, 2011.

Alguns espaços de convívio também receberam instalações verdes, como é o caso do espaço da Oi que criou vários ambientes utilizando estruturas cheias de plantas cultivadas através do sistema de hidroponia.

A Ecobrindes esteve por lá visitando os dois eventos e gostou muito do que viu! Que bom que a era dos eventos sustentáveis esta na moda! O meio ambiente agradece!

Confira tudo que rolou no Planeta no Parque AQUI!

Veja mais imagens do projeto cenográfico do SP Fashion Week AQUI!

Digg This
Reddit This
Stumble Now!
Buzz This
Vote on DZone
Share on Facebook
Bookmark this on Delicious
Kick It on DotNetKicks.com
Shout it
Share on LinkedIn
Bookmark this on Technorati
Post on Twitter
Google Buzz (aka. Google Reader)

Onde descartar lixo eletrônico?

Guia de eletrônicos verdes. Fonte: Greenpeace, 2010.

Sabemos que atualmente a velocidade de obsolescência dos nossos aparelhos eletrônicos é cada vez maior e, muitas vezes, não sabemos onde ou como proceder para destiná-los à reciclagem ou mesmo à alguma entidade que possa fazer  uso desses equipamentos.

Encontramos no blog São Paulo Urgente uma lista de lugares que aceitam doações ou reciclam os componentes dos seus equipamentos. Não vamor republicá-la aqui mas sugerimos o link para você conferir e dar um destino correto aos seus equipamentos fora de uso!

Também pode utilizar o link do Cidadão Eco, uma empresa de logística reversa especializada em destinar resíduos eletro-eletrônicos.

A Ecobrindes acredita que destinar os equipamentos eletro eletrônicos para reciclagem ou doação é uma atitude eficiente para poupar o meio ambiente e contribuir para a diminuição da exclusão digital. Mas também recomenda cautela e controle para não consumir em excesso e sem informação.

Em Outubro de 2010 o Greenpeace publicou a 16a. edição do seu Guia de Eletrônicos Verdes (as marcas mais engajadas em poluir menos, usar matérias primas recicladas e promover o descarte correto de seus aparelhos entre outras coisas), uma forma de você consumidor informar-se sobre a posição no ranking daquele equipamento que esta na sua lista de desejos! Fique atento!

Digg This
Reddit This
Stumble Now!
Buzz This
Vote on DZone
Share on Facebook
Bookmark this on Delicious
Kick It on DotNetKicks.com
Shout it
Share on LinkedIn
Bookmark this on Technorati
Post on Twitter
Google Buzz (aka. Google Reader)

Bandeira Azul na Praia do Tombo!

A Ecobrindes esteve na Praia do Tombo (Guarujá – litoral sul de São Paulo) em Janeiro para conferir de perto a Bandeira Azul recebida por eles no último dia 4 de dezembro de 2010  e gostou muito do que encontrou por lá!

A Bandeira é hasteada todos os dias no mesmo horário, após as medições da qualidade da água.

A Bandeira Azul (Blue Flag) é uma certificação ecológica distribuída de forma voluntária pela Foundation for Environmental Education” (FEE), uma organização não governamental dinamarquesa voltada para o desenvolvimento ambiental.

Ofertada a 3450 praias e  marinas em 41 países pela Europa, África do Sul, Marrocos, Tunísia, Nova Zelândia, Brasil, Canadá e Caribe;  para recebê-la é preciso ser indicado por uma entidade ambientalista local e preencher uma série de requisitos agrupados em quatro áreas: qualidade da água (balneabilidade), educação e informação ambiental, gestão ambiental e segurança e serviços.

Edifício onde funciona o Núcleo de Informação e Educação Ambiental.

A Praia do Tombo foi indicada pelo Instituto Ambiental Ratones para candidatar-se e depois de reunir todos os critérios exigidos tornou-se a 3a. praia brasileira a receber a Bandeira Azul (as demais são a marina de Angra dos Reis e a praia de Jurerê em Florianópolis). A certificação é temporária (válida por um ano) e para mantê-la é preciso preservar os critérios de qualidade exigidos.

Junto à praia encontra-se o Núcleo de Informação e Educação Ambiental da Praia do Tombo, coordenado pela Heloísa Prado Pinto quem nos recebeu e gentilmente nos passou todas as informações à respeito do selo e do funcionamento do núcleo.

O interior do edifício tem visão panorâmica da praia e é compartilhado com a comunidade.

A Ecobrindes orgulha-se em conhecer e divulgar esta certificação ambiental e de conferir de perto a qualidade da praia do Tombo, mas sentiria-se bem mais feliz se não fossem necessários  selos de certificação para que as nossas praias recebessem de seus gestores e usuários  mais cuidados e atenção!

Links relacionados:

Matéria no portal Estadão

Digg This
Reddit This
Stumble Now!
Buzz This
Vote on DZone
Share on Facebook
Bookmark this on Delicious
Kick It on DotNetKicks.com
Shout it
Share on LinkedIn
Bookmark this on Technorati
Post on Twitter
Google Buzz (aka. Google Reader)

Lixo de estimação!

Começo de ano é sempre um bom motivo e uma ótima data para remexer em nossos objetos e verificar aquilo que ainda nos serve e aquilo que podemos doar. Pode ser que para nós o uso de determinados objetos, roupas, calçados e mesmo aparelhos eletroeletrônicos não tenha mais significado ou valor mas para muita gente pode representar uma grande ajuda recebê-los.

A Ecobrindes antenada com os temas da reciclagem sugere uma pausa no seu dia a dia para que você  faça aquela faxina no seu “lixo de estimação” e passe adiante tudo que não utiliza mais, assim você libera espaço para que outras coisas possam chegar e ainda ajuda a quem precisa! Vamos lá?

As instituições abaixo arrecadam doações e repassam a entidades ou as vendem para reverter o dinheiro para as obras de assistência.

APAE de São Paulo: atende pessoas com deficiência intelectual. Aceita doações de brinquedos, roupas, livros, eletrodomésticos e móveis que serão usadas pela própria instituição. Como doar: retira em casa: fone 11 5080 7123

Casas André Luiz : atende crianças com deficiência mental. Aceita móveis, utensílios domésticos, livros roupas, calçados etc. Tudo é vendido nas lojas do Mercatudo Casas André Luiz. O dinheiro é revertido para a instituição. Como doar: retira na região de São Paulo, Campinas e Sorocaba. Fone: 11 2459 7000.

AACD: atende crianças com deficiência física. Aceita roupas, sapatos, bijouterias e brinquedos em bom estado que serão vendidos em bazares. Como doar: os produtos devem ser entregues na AACD, Rua Pedro de Toledo, 1620. Vila Clementino, SP de 2ª a 6ª das 8h00 às 17h00.

Lar Escola São Francisco: Atende pessoas com deficiência física e mobilidade reduzida. Aceita livros, roupas, brinquedos , móveis e eletrônicos em bom estado para o bazar da entidade. Como doar: retira em casa. Fone: 11 5098 7899.

Exército da Salvação: auxilia populações atingidas por desastres naturais e vítimas de conflitos. Aceita roupas, móveis, brinquedos, sapatos, livros, computadores ou outros objetos que serão destinadas a famílias carentes ou bazares. Como doar: retira em casa. Fone: 11 4003 2299 SP ou 21 4003 2299 RJ

Portal da ajuda: cadastra entidades que precisam de doações, recebe e distribui o que é arrecadado. Aceita eletrodomésticos, móveis, roupas, brinquedos, material escolar, livros, itens de cozinha, itens de informática, material de construção. Os produtos são destinados a mais de 40 instituições. Como doar: retira em casa. Fone: 11 5181 1330 SP. É possível escolher para qual entidade você quer doar.

Fundação ABRINQ – Desenvolve ações e projetos relacionados à proteção dos direitos da infância e da adolescência. Aceita qualquer tipo de doação. O material é repassado para instituições parceiras. Como doar: dependendo da doação, retira em casa. Fone: 11 3848 4908

Fonte: Caderno Equilibrio no jornal Folha de São Paulo edição de 4/01/2011.

Related Posts with Thumbnails
Digg This
Reddit This
Stumble Now!
Buzz This
Vote on DZone
Share on Facebook
Bookmark this on Delicious
Kick It on DotNetKicks.com
Shout it
Share on LinkedIn
Bookmark this on Technorati
Post on Twitter
Google Buzz (aka. Google Reader)