Karo 3

Um brinde aos livros!

O que poderia fazer um bairro decadente ganhar vida nova e ainda virar exemplo de consciência ambiental? Existem várias opções, mas na cidade de Magdeburg, na ex-Alemanha Oriental, a renovação veio por meio de uma biblioteca a céu aberto. Mais que uma mera construção, a obra envolveu moradores da região, que ajudaram a dar as formas modernas e inusitadas ao prédio, que se destaca em meio aos do seu entorno. No entanto, nada supera a curiosidade da matéria-prima de suas paredes serem engradados de cerveja descartados após o uso.

Foram mais de mil deles. Orientados pela equipe de arquitetos do escritório alemão Karo, os moradores das cercanias do prédio no bairro de Salbke construíram com suas próprias mãos a biblioteca e, de quebra, ganharam uma bela aula prática de como é possível ser consciente, criativo e sustentável quando se busca uma alternativa aos métodos tradicionais de construção. São duas frentes de respeito ao meio ambiente e consumo criterioso de matéria-prima.

Além do sempre benéfico reaproveitamento de material, o projeto da biblioteca abriu mão de matérias-primas normalmente usadas na construção civil que são altamente poluentes. Material de demolição também foi usado no projeto e ajudou a reduzir os custos da obra. Nos subúrbios de Magdeburg eram comuns bairros repletos de fábricas abandonadas e terrenos baldios, como Salbke, no sudeste da cidade. Havia muito desemprego e vários moradores se mudavam para outras cidades.

O terreno triangular fica numa interseção da rua principal com a Blumenberger Strasse, onde ficava uma antiga biblioteca. Num primeiro momento, uma antiga loja junto a ele foi adaptada para servir de biblioteca. Já nessa fase começou a coleta de livros. Nascia ali a idéia de transformar o local em algo mais estimulante. Da mobilização dos moradores veio o apoio governamental e cerca de 20 mil livros arrecadados.

As obras tiveram início em 2005 e duraram até 2009. Hoje a biblioteca a céu aberto de Magdeburg funciona como um centro cultural para eventos comunitários, como peças teatrais escolares, shows de bandas jovens locais e leituras públicas. O projeto ainda inclui jardim e cafeteria. A ausência de teto e fachada eliminou a necessidade de ar condicionado, reduzindo também o consumo de energia elétrica.

O local fica aberto 24 horas por dia e é gerenciado pelos próprios moradores da região. Uma iniciativa em que a coletividade é incentivada de maneira tão participativa só poderia receber elogios da EcoBrindes. Mais do que a racionalidade ambiental, o projeto da Karo em Magdeburg mostra o quanto podemos nos envolver mais e melhor com as questões sociais que mais afetam o nosso dia a dia. Mesmo que seja a poucos quarteirões de casa.

Crédito das fotos: Imagem: Anja Schlamann / KARO Architecture

Digg This
Reddit This
Stumble Now!
Buzz This
Vote on DZone
Share on Facebook
Bookmark this on Delicious
Kick It on DotNetKicks.com
Shout it
Share on LinkedIn
Bookmark this on Technorati
Post on Twitter
Google Buzz (aka. Google Reader)
Paper nº9 - 4

Papelão agora é moda

Sabe aquelas caixas de papelão que você já usa ou considerou usar no supermercado como substituição para as famigeradas sacolas plásticas? Pois bem, não há mais pelo que lamentar quando a vida útil delas termina. Além de serem recicláveis, é claro, elas podem renascer na forma de belos acessórios de vestuários, com um aspecto bastante próprio e o interesse extra de passar por alterações visuais ao longo do tempo de uso. Essa é a proposta do trabalho da grife nova-iorquina Paper Nº9.

O papelão de caixas já chega reciclado é então recebe um tratamento com óleos naturais e condicionadores. Em seguida ele é tratado com calor e amassado até adquirir uma consistência macia e flexível. Após essa fase, o papel recebe um forro de lona para que ele ofereça resistência e propicie durabilidade. A suavidade ao toque é próxima daquela sentida por um veludo. E isso é apenas a parte de preparo do material usado na linha de produtos da empresa.

O que mais chama atenção a respeito dos produtos da Paper Nº9 é a metamorfose que eles foram criados para revelar. Propositalmente, o papel tratado vai se dissolvendo gradualmente conforme entra em contato com o calor e o movimento do corpo do usuário. Pouco a pouco, mesmo que na camada mais externa, ele vai ficando visualmente em segundo plano, de modo a revelar a estampa da lona sob a camada superficial que o papelão tratado compõe.

As peças vão ganhando cada vez mais um aspecto envelhecido e decomposto, um tipo de beleza em que a ação do tempo ganha visibilidade de forma poética. Algo semelhante ao que é encontrado em ruínas arquitetônicas históricas ou em barcos e veículos automotores abandonados ao ar livre, sujeitos às intempéries climáticas e à incorporação pela flora no entorno. A idéia é que quanto mais se use os produtos da Paper Nº9, mais ele adquiram um aspecto individual, único.

Atualmente, a linha inteira da Paper Nº9 se resume a apenas três produtos, todos eles amplamente capazes de demonstrar a ideia de evolução do papelão tratado. A empresa oferece uma bolsa feminina de alças compridas em diferentes padrões de acabamento. O bracelete da linha pode também ser usado com um tipo inusitado de punho de camisa. Já o bloco de notas com capa do mesmo material, ainda que não um item de moda feminina, pode ser um acompanhante prático e mais frequente para qualquer usuário notar a evolução do desgaste da peça.

A EcoBrindes sempre valoriza e divulga produtos que conseguem dar vida nova a materiais reciclados com criatividade, como a demonstrada por essa grife americana. É o mesmo combustível que usamos para desenvolver nossos brindes. Não basta reciclar. É preciso inovar, atrair, surpreender e conquistar a fidelidade do consumidor para o pioneirismo de produtos ecologicamente antenados com a nova realidade do planeta.

Digg This
Reddit This
Stumble Now!
Buzz This
Vote on DZone
Share on Facebook
Bookmark this on Delicious
Kick It on DotNetKicks.com
Shout it
Share on LinkedIn
Bookmark this on Technorati
Post on Twitter
Google Buzz (aka. Google Reader)
Prêmios 4

Prêmios estimulam práticas sustentáveis

Nada como um bom prêmio para nos validar ainda mais a consciência de que práticas voltadas para a coletividade e o meio ambiente valem o empenho. É com isso em vista que duas importantes premiações vêm reconhecer os méritos de quem trabalha pela causa sustentável. Estão abertas as inscrições tanto para o Prêmio Eco 2011 quanto para o XXV Prêmio Jovem Cientista.

Promovido pela Câmara Americana de Comércio (Amcham) desde 1982, o Prêmio Eco 2011 é voltado para as práticas sustentáveis inovadoras aplicadas com sucesso em empresas brasileiras.
As companhias interessadas em se juntar às merecedoras das 201 condecorações já entregues ao longo desses anos têm até o dia 8 de agosto para se inscrever pelo site. São duas as categorias.

Em Estratégia, Liderança, Inovação e Sustentabilidade serão consideradas ações mais amplas, que abranjam toda a empresa. Já em Práticas de Sustentabilidade serão avaliados projetos focados em setores específico da empresa. Companhias privadas e públicas de todos os portes podem participar do prêmio. Os ganhadores serão anunciados no início de dezembro.

Em sua vigésima quinta edição, o Prêmio Jovem Cientista é promovido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Ele visa dar reconhecimento para as melhores pesquisas desenvolvidas por estudantes do ensino médio e superior, assim como também de profissionais da área, cada ano com um tema próprio. O de 2011 é “Cidades Sustentáveis”. Quem quiser se candidatar deve se inscrever até
o dia 31 de agosto, pela internet ou pelos Correios.

O Prêmio Jovem Cientista se divide em quatro categorias: Graduado, Estudante do Ensino Superior, Estudante do Ensino Médio e Mérito Institucional. Kits pedagógicos serão distribuídos nas escolas inscritas para incentivar a abordagem do tema em sala de aula. Os vencedores receberão prêmios em dinheiro e laptops de última geração. A EcoBrindes aguarda com entusiasmo a divulgação das inovações a serem apresentadas nas duas premiações.

Digg This
Reddit This
Stumble Now!
Buzz This
Vote on DZone
Share on Facebook
Bookmark this on Delicious
Kick It on DotNetKicks.com
Shout it
Share on LinkedIn
Bookmark this on Technorati
Post on Twitter
Google Buzz (aka. Google Reader)
Virada 1

Virada Sustentável reúne mais de 500 mil pessoas

A primeira edição da Virada Sustentável foi considerada um sucesso por seus organizadores. Ocorridas no último fim de semana, dias 4 e 5 de junho, as 480 atividades culturais espalhadas por 78 espaços da capital paulista alcançaram a meta de conscientizar, agregar, educar e divertir acerca de atitudes sustentáveis no dia a dia da vida de uma megalópole como São Paulo. Organizado pelo jornalista André Palhano e a publicitária Mariana Amaral, o evento comprovou que é possível adotar mudanças de hábitos sem abrir mão do bem estar e da alegria de viver. Muito pelo contrário.

O que a Virada Sustentável permitiu foi descobrir novos prazeres nessa mudança. Só de coleta de lixo eletrônico ela conseguiu recolher mais de 25 mil quilos. Isso para ficar num único exemplo de atividade oferecida aos paulistanos. Entre as outras disponíveis, havia variados tipos de exposições, instalações, palestras, oficinas, apresentações musicais, teatrais, performáticas ou de dança, jogos, feiras, atividades físicas e outras voltadas para o público infantil. Destacar uma delas apenas é tarefa difícil, o que ficou a cargo dos próprios organizadores.

O artista Peri Pane desfilou pelo Parque do Ibirapuera como Homem Refluxo, usando um traje chamado de Parangolixo-luxo. Ele criou uma capa transparente com 43 bolsos, com que exibia todo o lixo inorgânico que ele consumiu na semana anterior à Virada. Um dos aspectos que mais impressionou os organizadores foi a diversidade da população que participou da atividades. Todas as faixas etárias, assim como os mais variados níveis de qualificação profissional e de renda compuseram o público presente.

Além de o evento servir como um grande exemplo de iniciativa inclusiva entre a população, a ideia que uniu as atividades preparadas para a Virada era a de que mesmo pequenas mudanças de atitude podem propiciar uma transformação positiva da sociedade. Governo, empresas e ONGs como Greenpeace e SOS Mata Atlântica estiveram representados na Virada Sustentável em torno desse ideal, num evento que prestigiou o início da Semana do Meio Ambiente. A EcoBrindes já está na torcida para que esta tenha sido apenas a primeira de várias edições do evento.

Digg This
Reddit This
Stumble Now!
Buzz This
Vote on DZone
Share on Facebook
Bookmark this on Delicious
Kick It on DotNetKicks.com
Shout it
Share on LinkedIn
Bookmark this on Technorati
Post on Twitter
Google Buzz (aka. Google Reader)

Virada Sustentável!

Neste final de semana comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente (05/06) e em São Paulo a Virada Sustentável, inspirada na Virada Cultural vai reunir atrações culturais e recreativas cujo enfoque são os temas da sustentabilidade (meio ambiente, diversidade, consumo consciente, biodiversidade, direitos humanos, clima, energia, mobilidade etc).

Serão 300 atrações (shows, oficinas, documentários, exposições) em 60 locais como parques, no mercado municipal, em cine-clubes, livrarias e instituições culturais.

A proposta é  “inspirar o cidadão a conhecer os temas da sustentabilidade utilizando uma abordagem diferente, na qual a arte e o lúdico aparecem como principais elementos de conscientização para uma sociedade melhor”.

Programe-se e não perca essa festa que é de graça!

Digg This
Reddit This
Stumble Now!
Buzz This
Vote on DZone
Share on Facebook
Bookmark this on Delicious
Kick It on DotNetKicks.com
Shout it
Share on LinkedIn
Bookmark this on Technorati
Post on Twitter
Google Buzz (aka. Google Reader)
4CLIMATE SUMMER ECOBAG 1

EcoBrindes na C40 São Paulo Summit

A melhor forma de abrir a Semana do Meio Ambiente é encontrar novas maneiras de colocar em prática os ideais de sustentabilidade que tanto defendemos. Foi assim que a EcoBrindes foi escolhida para confeccionar as 1500 ecobags usadas no C40 São Paulo Summit, cúpula internacional bienal em que prefeitos de metrópoles de todo o mundo debatem questões ambientais. Essa é a primeira vez que a cúpula é realizada numa cidade da America do Sul. As 1500 sacolas distribuídas durante o evento, que vai de 31 de maio a 3 de junho, foram elaboradas pela EcoBrindes com um tecido 100% derivado de PET pós-consumo.

Este tecido é diferente dos confeccionados a partir de PET que já existem no mercado, tanto por ser 100% feito de PET, quanto por a matéria-prima ser de origem 100% pós-consumo. Não se trata de TNT, por exemplo, pois o material usado pela EcoBrindes apresenta uma trama em vez de fibra compactada. Essa característica confere mais resistência e versatilidade ao tecido. A EcoBrindes ainda desenvolveu nécessaires a partir do mesmo material.

Criada em 2005 por iniciativa do prefeito de Londres, a Rede C40 de Grandes Cidades reúne os representantes das maiores cidades do mundo com o intuito de incentivar a cooperação internacional entre elas para reduzir emissões de carbono e os efeitos do aquecimento global. São Paulo faz parte do comitê diretor da C40, assim como Delhi, Berlim, Johanesburgo, Londres, Los Angeles, Nova York, Toronto e Tóquio. Hoje é o prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, que atua como diretor do comitê. Bloomberg está em São Paulo para o evento.

Related Posts with Thumbnails
Digg This
Reddit This
Stumble Now!
Buzz This
Vote on DZone
Share on Facebook
Bookmark this on Delicious
Kick It on DotNetKicks.com
Shout it
Share on LinkedIn
Bookmark this on Technorati
Post on Twitter
Google Buzz (aka. Google Reader)