Fim da Copa: lixo vira produto

Prefeitura de Curitiba doa material usado na COPA 2010.

Produtos feitos a partir do material doado.

Em Curitiba as flâmulas e os banners utilizados na decoração da cidade para a COPA vão virar produtos como pastas, sacolas e estojos escolares. A Prefeitura doou mais de 350 metros quadrados de banners ao grupo SINERGIA, um projeto de geração de renda do Clube de Mães da Vila das Torres.

A matéria prima que poderia virar lixo e não ter mais função alguma em seu ciclo de vida passa a integrar com esta ação uma série de novos produtos que serão comercializados e ajudarão no incremento de renda de várias famílias.

A Ecobrindes apóia iniciativas como esta e esta de olho em ações sociais que beneficiam o homem e a natureza!

Fonte: Notícia da Prefeitura de Curitiba, Julho de 2010.

Digg This
Reddit This
Stumble Now!
Buzz This
Vote on DZone
Share on Facebook
Bookmark this on Delicious
Kick It on DotNetKicks.com
Shout it
Share on LinkedIn
Bookmark this on Technorati
Post on Twitter
Google Buzz (aka. Google Reader)

Sacolas plásticas: usar ou não usar?

A polêmica sobre a distribuição e o uso indiscriminado das sacolas plásticas nas redes de supermercados esta apenas começando. No Rio de Janeiro na última sexta-feira (16 de Julho de 2010)  entrou em vigor a Lei Estadual n. 5502 que determina às médias e grandes redes a substituição e recolhimento de todo tipo de  sacolas plásticas. Os comerciantes não gostaram e a Federação do Comercio entrou com liminar no Tribunal de Justiça para suspender os efeitos da lei. Por enquanto a fiscalização tem apenas papel educativo e de conscientização dos consumidores.

Em São Paulo no início deste ano o prefeito Gilberto Kassab vetou o projeto de lei n. 577 que propunha a substituição das sacolas plásticas por similares retornáveis influenciado em parte pela Plastivida (Instituto Sócio Ambiental dos Plásticos) entidade que representa institucionalmente a cadeia produtiva do setor.

Cidades como Rio Claro, Piracicaba, Jundiaí, Mogi das Cruzes, Sorocaba, Caçapava, Guarulhos e Osasco já possuem legislação específica em favor da substituição das sacolas plásticas por similares retornáveis.

Mas se por um lado há polêmicas e controvérsias, de outro já existem ações e empresas interessadas em promover a mudança de hábitos dos consumidores induzindo o uso mais responsável das sacolas plásticas. Alguns supermercados premiam seus consumidores com pontos (que podem ser trocados por mercadorias) ao usarem sacolas retornáveis. Lojas de varejo investem em embalagens mais perenes e atraentes para serem usadas na hora das compras e grandes grupos empresariais presenteiam clientes com sacolas retornáveis como forma de externar sua preocupação com o meio ambiente.

Uma reflexão possível é aplicar o conceito dos 3R´s e usar de modo consciente as sacolas plásticas. REDUZA: não use mais de uma sacola desnecessariamente (elas são feitas para aguentar até 6kg!). REUTILIZE: use as sacolas para outras finalidades e não descarte de forma irresponsável. RECICLE: destine suas sacolas para reciclagem, só assim elas poderão transformar-se em novos produtos.

A Ecobrindes, empresa especializada na criação e produção de brindes ecológicos e sustentáveis, tem recebido encomendas de sacolas retornáveis (também chamadas de “eco-bags”) de setores diversos do mercado. Com foco na produção em larga escala, prazos curtos e projetos especiais, a empresa produziu mais de 10 mil sacolas retornáveis para a VISA (promoção GO Visa), para o PMDB (convenção do partido em várias capitais) e para a Valisere (lançamento de coleções novas) nos últimos dois meses.

E você, o que pensa sobre a proibição do uso das sacolas plásticas? A Ecobrindes esta de olho em soluções e reflexões sobre esta problemática, fique de olho você também!

Fonte | Links relacionados:

Uol Notícia >> Cotidiano

O Globo >> Economia

Plastivida

Digg This
Reddit This
Stumble Now!
Buzz This
Vote on DZone
Share on Facebook
Bookmark this on Delicious
Kick It on DotNetKicks.com
Shout it
Share on LinkedIn
Bookmark this on Technorati
Post on Twitter
Google Buzz (aka. Google Reader)

Dzarm distribui sementes em nova coleção!

A marca de roupas Dzarm (do grupo Hering) lançou  sua coleção de primavera-verão 2010-2011 na Texfair em Blumenau no mês de Maio. A Texfair é um dos primeiros eventos a apresentar os lançamentos da temporada de primavera e verão em vestuário, malharia, cama, mesa, banho e decoração e esta consolidada como o maior evento de negócios do setor na America Latina. Fonte: Mídiamoda, 2010.

A coleção chega às lojas, pela segunda vez, trazendo um sachê com sementes de flores ornamentais produzido em grande quantidade pela Ecobrindes. O sachê faz parte da etiqueta que vem junto à peça e orienta o consumidor sobre as condições  de plantio e manutenção das espécies. Desta forma, além de adquirir uma peça de roupa, você também pode contribuir para deixar o planeta mais bonito!

A Hering comprometida com a responsabilidade social e a sustentabilidade de sua cadeia produtiva , confia em fornecedores que ofereçam alto padrão de qualidade em seus produtos e serviços, além de prazos e custos condizentes com os critérios oferecidos pelo mercado. A Ecobrindes, parceira da Hering nesta ação, esta de olho em empresas dispostas a buscar o desenvolvimento respeitando o meio ambiente.

Confira aqui o “making off”  da coleção 2010-2011:

Fonte: YouTube, 2010.

Related Posts with Thumbnails
Digg This
Reddit This
Stumble Now!
Buzz This
Vote on DZone
Share on Facebook
Bookmark this on Delicious
Kick It on DotNetKicks.com
Shout it
Share on LinkedIn
Bookmark this on Technorati
Post on Twitter
Google Buzz (aka. Google Reader)