Sacolas plásticas: usar ou não usar?

A polêmica sobre a distribuição e o uso indiscriminado das sacolas plásticas nas redes de supermercados esta apenas começando. No Rio de Janeiro na última sexta-feira (16 de Julho de 2010)  entrou em vigor a Lei Estadual n. 5502 que determina às médias e grandes redes a substituição e recolhimento de todo tipo de  sacolas plásticas. Os comerciantes não gostaram e a Federação do Comercio entrou com liminar no Tribunal de Justiça para suspender os efeitos da lei. Por enquanto a fiscalização tem apenas papel educativo e de conscientização dos consumidores.

Em São Paulo no início deste ano o prefeito Gilberto Kassab vetou o projeto de lei n. 577 que propunha a substituição das sacolas plásticas por similares retornáveis influenciado em parte pela Plastivida (Instituto Sócio Ambiental dos Plásticos) entidade que representa institucionalmente a cadeia produtiva do setor.

Cidades como Rio Claro, Piracicaba, Jundiaí, Mogi das Cruzes, Sorocaba, Caçapava, Guarulhos e Osasco já possuem legislação específica em favor da substituição das sacolas plásticas por similares retornáveis.

Mas se por um lado há polêmicas e controvérsias, de outro já existem ações e empresas interessadas em promover a mudança de hábitos dos consumidores induzindo o uso mais responsável das sacolas plásticas. Alguns supermercados premiam seus consumidores com pontos (que podem ser trocados por mercadorias) ao usarem sacolas retornáveis. Lojas de varejo investem em embalagens mais perenes e atraentes para serem usadas na hora das compras e grandes grupos empresariais presenteiam clientes com sacolas retornáveis como forma de externar sua preocupação com o meio ambiente.

Uma reflexão possível é aplicar o conceito dos 3R´s e usar de modo consciente as sacolas plásticas. REDUZA: não use mais de uma sacola desnecessariamente (elas são feitas para aguentar até 6kg!). REUTILIZE: use as sacolas para outras finalidades e não descarte de forma irresponsável. RECICLE: destine suas sacolas para reciclagem, só assim elas poderão transformar-se em novos produtos.

A Ecobrindes, empresa especializada na criação e produção de brindes ecológicos e sustentáveis, tem recebido encomendas de sacolas retornáveis (também chamadas de “eco-bags”) de setores diversos do mercado. Com foco na produção em larga escala, prazos curtos e projetos especiais, a empresa produziu mais de 10 mil sacolas retornáveis para a VISA (promoção GO Visa), para o PMDB (convenção do partido em várias capitais) e para a Valisere (lançamento de coleções novas) nos últimos dois meses.

E você, o que pensa sobre a proibição do uso das sacolas plásticas? A Ecobrindes esta de olho em soluções e reflexões sobre esta problemática, fique de olho você também!

Fonte | Links relacionados:

Uol Notícia >> Cotidiano

O Globo >> Economia

Plastivida

Digg This
Reddit This
Stumble Now!
Buzz This
Vote on DZone
Share on Facebook
Bookmark this on Delicious
Kick It on DotNetKicks.com
Shout it
Share on LinkedIn
Bookmark this on Technorati
Post on Twitter
Google Buzz (aka. Google Reader)

Ecobrindes no Running Daventura 2010!

Atletas recebem troféus.

Atletas recebem troféus produzidos pela Ecobrindes

Medalhas produzidas pela Ecobrindes.

O Running Daventura é uma competição que mistura corridas de rua com corridas de aventura e é realizada em ambientes urbanos, rurais e naturais com terrenos diversificados, envolvendo as duas atividades. Em sua segunda edição na Bahia, o evento é organizado visando a neutralização de 100% do carbono emitido, o que deverá render aos organizadores o selo CARBONO ZERO, do programa Floresta Bahia Global da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hidrícos.

Troféus produzidos pela Ecobrindes

Em paralelo à competição a organização do evento promove junto às comunidades locais uma série de ações sociais relacionadas aos temas da saúde, alimentação, meio ambiente e educação (arrecadação e distribuição de alimentos, mini-aulas sobre temas relacionados ao meio ambiente, saúde bucal, iniciação musical e corridas de aventura).

A Ecobrindes, parceira do projeto junto à Daventura,  foi a responsável pela distribuição de medalhas e troféus confeccionados em MDF.

É isso ai! A Ecobrindes esta de olho em ações sociais e educativas sustentáveis! Fique de olho você também!

Ecobrindes parceira Daventura no Running 2010.

Digg This
Reddit This
Stumble Now!
Buzz This
Vote on DZone
Share on Facebook
Bookmark this on Delicious
Kick It on DotNetKicks.com
Shout it
Share on LinkedIn
Bookmark this on Technorati
Post on Twitter
Google Buzz (aka. Google Reader)

Tire a PET do lixo brincando!

PET significa Polietileno Tereftalato, uma resina termo-plástica resistente, leve e transparente comumente utilizada para envasar refrigerantes, água, sucos, óleos, etc.

No Brasil em 2008 aproximadamente 54,8% das embalagens pós-consumo foram recicladas, o que colocou o Brasil no 2o. lugar do ranking mundial da reciclagem de PET, atrás apenas do Japão. (Fonte: Abipet, 2009)

Atualmente o maior mercado para a PET pós-consumo destina-se à produção de fibra têxtil (multifilamento) que irá originar fios de costura, forrações, tapetes e carpetes ou mantas de TNT (tecido-não tecido).

Outra utilização muito frequente é a produção de cerdas e cordas (monofilamento) para produção de escovas e vassouras. Por ser uma resina termoplástica sua reutilização é benéfica para uma série de outros setores manufatureiros (placas de sinalização, objetos estrudados, etc.).

Também é possível tranformar o PET pós-consumo em novas garrafas PET que são indicadas para uso não alimentício. No Brasil a ABIPET – Associação Brasileira da Indústria do PET é uma entidade sem fins lucrativos que reune a cadeia produtiva do setor de PET do Brasil: fabricantes da resina PET, transformadores, sopradores e recicladores.

Dá pra ver que as embalagens PET são altamente eficazes no sentido de poderem ser recicladas e  reutilizadas mais de uma vez. A Ecobrindes, preocupada e interessada em fazer parte desta cadeia de recicladores lança em 2010 uma ação educativa em forma de um jogo (brinquedo) que retira do meio ambiente 4 garrafas PET!

Trata-se do PET Gol, um jogo de futebol de botão 100% personalizável, feito a partir de 4 garrafas PET retiradas do lixo! É isso ai! E se você também se preocupa com o meio ambiente conheça o PET Gol e retire a PET do lixo brincando!

Tabuleiro Pet Gol

Saiba mais sobre a reciclagem do PET em Abipet e em CEMPRE. Conheça o produto PET Gol AQUI!

Confira no blog do Rodrigo Barba mais informações sobre a reciclagem da PET.

Ecobrindes esta de olho! Fique de olho você também!

Digg This
Reddit This
Stumble Now!
Buzz This
Vote on DZone
Share on Facebook
Bookmark this on Delicious
Kick It on DotNetKicks.com
Shout it
Share on LinkedIn
Bookmark this on Technorati
Post on Twitter
Google Buzz (aka. Google Reader)

Dani Suzuki distribui mudas no Natal

Daniele Suzuki distribui mudas em orfanato.

A atriz Daniele Suzuki promoveu junto aos colegas Marcelo Valle, Juliana Knust e Bárbara Paz uma bonita ação beneficente na Associação Família Santa Clara do Rio de Janeiro.

Em geral na ocasião do Natal os colaboradores e voluntários locais organizam-se para realizar os pedidos de todas as crianças para o Papai Noel. Em 2009 os atores  juntaram-se a eles e levaram alegria e presentes; Daniele Suzuki levou, além do carinho e simpatia, mudas de árvores nativas para as crianças e jovens da associação.

Preocupada com o futuro do planeta Daniele escreveu em seu blog: ” Achei importante conscientizar e criar uma relação desde já das crianças com a natureza…” Ela também distribuiu as mudas para os seus amigos e familiares com mensagens de paz, esperança e otimismo ao invés dos tradicionais presentes natalinos.

A Eco Brindes que desenvolveu e produziu estes brindes de forma personalizada para a cliente a felicita pela idéia original com que  presenteou seus amigos numa ocasião tão especial.

A Ecobrindes esta de olho!

Links relacionados:

Blog da Daniele Susuki

Família Santa Clara >> Ajude a Família Santa Clara!

Related Posts with Thumbnails
Digg This
Reddit This
Stumble Now!
Buzz This
Vote on DZone
Share on Facebook
Bookmark this on Delicious
Kick It on DotNetKicks.com
Shout it
Share on LinkedIn
Bookmark this on Technorati
Post on Twitter
Google Buzz (aka. Google Reader)