Germinação Experimental da Crotalária Juncea (substrato comum)

CROTALARIA_TOP

Crotalaria é um gênero botânico pertencente à família Fabaceae. Possui cerca de 300 espécies descritas, com a ressalva de que nem todas pertencem realmente ao gênero.Muitos arbustos desse gênero, comum na Região Nordeste do Brasil, são chamados de xiquexique (xique-xique) e chocalho. Hoehne atribui tais nomes às características do fruto, que é um legume quase vesiculoso, de casca membranácea rija, em que as sementes, depois de maduras, se soltam e chocalham, produzindo um rumor de guizo de cascavel, inclusive daí a escolha do nome do gênero Crotalaria a Crotalus. (saiba mais em wikipedia)

————————————————————————————————————————————

Neste post, vou apresentar uma forma experimental de germinação das sementes da Crotalária Junceauma espécie de planta que quando floresce atrai a libélula, que por sua vez é o predador natural do Aedes Aegypti.  Entretanto antes de iniciarmos o experimento, vou apresentar algumas dicas comuns de germinação da maioria das espécies, então vamos lá.

  • Prepare a terra que vai receber as sementes. Nunca deixe-a encharcada ou ressecada, o ideal é deixá-la sempre úmida;
  • Ao depositar as sementes sobre a terra, cubra com no máximo 1cm por cima;
  • Experimente germinar de 1 a 2 sementes por vez, pois em caso de insucesso você terá mais oportunidades;
  • Escolha um lugar que proporcione sol e um determinado momento e sombra em outro;
  • Na hora de regar, dê preferência pela manhã e ao final da tarde quando as temperaturas são mais amenas. E lembre-se, use sempre pouca água.
  • Por último e mais importante, acompanhe de perto os primeiros dias após o plantio, garantindo sempre um substrato úmido


APRESENTAÇÃO DAS SEMENTES

As sementes da Crotalária Juncea são bem pequenas, num formato peculiar ovalado e também um pouco achatado. São bem fáceis de germinar e não necessitam de nenhuma quebra de dormência ou preparação especial. Basta que as depositemos em um lugar propício a germinação, de preferencia substrato ou célula de germinação úmidos.

CROTALARIA_AP_SEMENTES

Neste experimento iremos demostrar a forma de semear as sementes de Crotalária Juncea utilizando um vaso e substrato comum. 

UTILIZANDO SUBSTRATO COMUM

Tenha em mãos um vaso pequeno com substrato vegetal já umedecido (nunca encharcado ou seco). Deposite as sementes deitadas, separando-as umas das outras na área disponível. Caso o seu kit tenha vindo apenas com sementes, o substrato vegetal pode ser encontrado com facilidade em qualquer loja de jardinagem ou floriculturas, a um custo bem baixo.  Como os saches com sementes da Ecobrindes® em geral vem com muitas sementes (dependendo da espécie), experimente germinar de 1 ou 3 sementes por vez, assim você pode repetir o experimento caso não tenha sucesso logo de início.

CROTALARIA_SUSBTRATO_01

ESCOLHER UM BOM LUGAR, REGAR E AGUARDAR…

Prontinho, fizemos a nossa parte e agora a Natureza irá fazer a dela… E se tudo correr bem em poucos dias você já terá sua mudinha de Crotalária Juncea. Por fim, é muito importante manter as 2 regas diárias sempre com pouca água, pelas manhãs e finais de tarde. Também é fundamental encontrar um bom lugar para o vasinho, onde bata sol em boa parte do dia, mas que também proporcione um pouco de sombra. Isto vai permitir um equilíbrio e o substrato irá permanecer sempre úmido.

TEMPO DE GERMINAÇÃO

O tempo de germinação pode variar de semente para semente por inúmeros fatores, mas aqui em nosso experimento ela ocorreu em 5 dias corridos. Abaixo de cada foto você notará a data em que ela foi tirada e assim você acompanha a cronologia de todo o processo.

As sementes deste experimento foram depositadas em 29 de Setembro de 2019

CROTALARIA_SUSBTRATO_02

CROTALARIA_SUSBTRATO_03

CROTALARIA_SUSBTRATO_04

CROTALARIA_SUSBTRATO_05

CROTALARIA_SUSBTRATO_06

Prontinho pessoal, chegamos ao fim de mais este gostoso experimento, dessa vez utilizando as sementes de Crotalária Juncea. Espero que tenham gostado e sempre que quiserem postem aqui suas dúvidas ou sugestões, bem como compartilhem suas experiências conosco neste lindo processo de nascimento de uma nova planta !

Digg This
Reddit This
Stumble Now!
Buzz This
Vote on DZone
Share on Facebook
Bookmark this on Delicious
Kick It on DotNetKicks.com
Shout it
Share on LinkedIn
Bookmark this on Technorati
Post on Twitter
Google Buzz (aka. Google Reader)

PETGOL “chega” a ITAIPU

O pessoal da EcoBrindes® está em festa. O PETGOL é uma criação da empresa e síntese do  esforço  para fazer  parte da cadeia da reciclagem de produtos, no caso das garrafas PET, reaproveitadas há tempos como matéria de diversos brindes do portfolio da EcoBrindes®. O principal projeto nesse sentido é o PETGOL, um brinquedo destinado ao entretenimento de crianças até sete anos, criado pelos “designers” da empresa com a colaboração de confiáveis empresas de desenvolvimento tecnológico.

Pois não é o que o PETGOL foi parar na ITAIPU BINACIONAL! Através da ASSEMIB – ASSOCIAÇÃO DOS EMPREGADOS DA ITAIPU BINACIONAL a EcoBrindes® entregou recentemente uma encomenda de varias dezenas de PETGOL que – com muita honra – havia recebido. É interessante lembrar que a Caixa Econômica Federal também já adquiriu o produto para distribuição como brinde nas casas lotéricas.

O PETGOL é um brinquedo que vem conquistando as crianças de todo o país. Além disso, traz uma notável lição de educação socioambiental ao reunir entretenimento dos pequenos com os princípios da reciclagem, no caso das garrafas pet. As unidades do PETGOL levam, sempre, uma mensagem do “patrocinador”, na base do campo de jogo.

PETGOL_ITAIPUpet_gol_estudo_261

Digg This
Reddit This
Stumble Now!
Buzz This
Vote on DZone
Share on Facebook
Bookmark this on Delicious
Kick It on DotNetKicks.com
Shout it
Share on LinkedIn
Bookmark this on Technorati
Post on Twitter
Google Buzz (aka. Google Reader)

Sustentabilidade, nós também estamos nessa

A revista Exame, na sua última edição (no. 1053, de 13nov2013), trouxe um excelente e alentado caderno especial veiculando o tema da sustentabilidade e as ações relacionadas que a Editora Abril, que publica a revista, promove. Com relação ao conjunto de práticas sob o qual concebemos a sustentabilidade, a Editora promoveu um levantamento junto a empresas brasileiras e avaliou cada uma delas, segundo critérios previamente estabelecidos que conduzissem à condição de empresa que preza e promove a sustentabilidade.

O trabalho da revista é sério, oportuno, bem elaborado e merece ser lido. Valoriza e engrandece o conceito objeto da edição do caderno especial, ao mesmo tempo em que destaca o trabalho e o esforço das empresas, em diferentes setores da economia, que atuam no Brasil em defesa da natureza e das gerações futuras.

Parabéns à Editora Abril, à revista Exame, aos profissionais que conduziram os trabalhos e às empresas que se distinguiram no “certame”.

A EcoBrindes® é uma empresa que se dedica à criação, produção e comercialização de brindes ecológicos. Do seu catálogo destaca-se, desde o inicio das atividades, há mais de seis anos, o desenvolvimento de projetos de brindes na forma de sementes e mudas, embaladas de maneira a sensibilizar aqueles que os recebem. O pessoal da EcoBrindes® sempre teve em mente princípios e práticas pedagógicas e da preservação, porque querem ajudar a transmitir às gerações atuais e futuras a importância da preservação, da sustentabilidade.

A EcoBrindes®, no que tange à defesa do meio ambiente, à preservação da natureza e ao incentivo às boas práticas da sustentabilidade, reafirma o propósito de não abdicar da parcela de responsabilidade socioambiental que lhe compete.

Digg This
Reddit This
Stumble Now!
Buzz This
Vote on DZone
Share on Facebook
Bookmark this on Delicious
Kick It on DotNetKicks.com
Shout it
Share on LinkedIn
Bookmark this on Technorati
Post on Twitter
Google Buzz (aka. Google Reader)

Clientes, nosso maior patrimônio

Os cursos de MBA-Master of Business Administration, criados por Universidades norte-americanas – Harvard, Wharton e outras – como o mestrado dos negócios, atualmente difundidos em todo mundo, enfatizam, como conceito interdisciplinar (ou transversal) que “sem clientes não há negócios”. Isto quer transmitir aos futuros “doutores” da ciência ou da arte de administrar, gerir negócios que os clientes são a razão de existir de qualquer empresa, de qualquer empreendimento. Não adianta ter o mais renomado CEO-Chief Executive Officer, o comandante supremo da organização, não adianta nada contar com os mais afamados Diretores de Produção, Financeiro, de Marketing, de RH, se não tem clientes.

O cliente é o rei. É a mais importante figura na cadeia dos negócios, pois, sem ele, como sublinham os criadores dos cursos de MBA, não há o que fazer. Não há negócios. Mas, muitas empresas se esquecem disso, imaginando que existem soluções milagrosas no marketing, nos preços e nas finanças, na produção ou na comercialização. Não, não há.

Antes de qualquer ação, é preciso, é fundamental conhecer, e bem, os interesses, os desejos, as expectativas dos consumidores, dos clientes.

No negócio de brindes, ecológicos ou não, as coisas não são diferentes. É recomendável ter sensibilidade para auscultar, conhecer e trabalhar com as aspirações dos clientes em termos de especificação do produto, qualidade, preço, prazo de entrega, condições de pagamento e assistência pós venda, quando for o caso. Tudo isso quer dizer sensibilidade e respeito. Aquela antiga história de que “o freguês tem sempre razão” permanece atual e verdadeira. Aqui na EcoBrindes® fazemos disso nosso credo.

Digg This
Reddit This
Stumble Now!
Buzz This
Vote on DZone
Share on Facebook
Bookmark this on Delicious
Kick It on DotNetKicks.com
Shout it
Share on LinkedIn
Bookmark this on Technorati
Post on Twitter
Google Buzz (aka. Google Reader)

Reciclagem, necessidade e obrigação dos tempos modernos

Nos lares brasileiros, a preocupação com a coleta seletiva do lixo e, a partir daí, com a reciclagem, é grande. A coleta seletiva é um processo que consiste na separação e recolhimento dos resíduos descartados por empresas e pessoas. Os materiais que podem ser reciclados são separados do lixo orgânico (restos de carne, frutas, verduras e outros alimentos), descartado em aterros sanitários ou usado para a fabricação de adubos orgânicos. Os materiais recicláveis são separados em papéis, plásticos, metais e vidros.

A reciclagem suscita a questão da disposição final do lixo, problema que aflige as cidades brasileiras e que exige posicionamento de toda a cidadania e dos governos. Na cidade de São Paulo, segundo dados da Prefeitura do município, geram-se, em média, 18 mil toneladas de lixo diariamente (lixo residencial, de saúde, restos de feiras, podas de árvores, entulho etc.). Só de resíduos domiciliares são coletados quase 10 mil toneladas por dia.

Reciclar é transformar objetos e materiais usados em novos produtos. Trata-se de uma necessidade do planeta, na medida em que se confirmam os benefícios que este procedimento traz para todos nós. Analistas já demostraram que “a partir da década de 1980, a produção de embalagens e produtos descartáveis  aumentou significativamente, assim como a produção de lixo, principalmente nos países desenvolvidos”. Por isso, governos e entidades da sociedade organizada estão cobrando de empresas e cidadãos posturas responsáveis, pois, o crescimento econômico está aliado à preservação do meio ambiente. Aqui se inserem as campanhas de coleta seletiva do lixo e reciclagem, extremamente importantes e estratégicas para toda a sociedade, em todo mundo.

O processo de reciclagem ajuda a preservar o meio ambiente, gera riquezas e contribui para a diminuição da poluição do solo, da água e do ar. Muitas indústrias estão reciclando materiais como uma forma de reduzir custos de produção. O vidro, o alumínio, o papel e o plástico são os materiais mais reciclados.

Mas, há outro beneficio trazido pela reciclagem: a geração de emprego e renda, segmento em que as cooperativas de catadores de papel e alumínio nos centros urbanos do país desempenham estratégico papel e já são uma concreta realidade.

O problema do lixo nas grandes cidades tem exigido uma postura séria e responsável por parte dos governos, das empresas e da cidadania, como se disse acima. Com isso, cada vez mais, a coleta seletiva e a reciclagem apresentam-se como solução viável social, ecológica e econômica para a preservação do planeta. Mas também uma obrigação de todos nós!

Digg This
Reddit This
Stumble Now!
Buzz This
Vote on DZone
Share on Facebook
Bookmark this on Delicious
Kick It on DotNetKicks.com
Shout it
Share on LinkedIn
Bookmark this on Technorati
Post on Twitter
Google Buzz (aka. Google Reader)

Presentear com conteúdo ecológico revela elegância, bom gosto e consciência socioambiental

A abertura de uma nova unidade empresarial, o lançamento de um projeto imobiliário, um jantar de confraternização, um mimo para o cliente fiel. Tudo é motivo para um presente, um regalo, uma lembrança com o propósito de demonstrar satisfação e alegria em ter o cliente do nosso lado. E valermo-nos da oportunidade para reafirmar o quanto somos gratos por isso.

Antigamente, qualquer quinquilharia servia como brinde. O refinamento passava ao largo. Hoje, as coisas mudaram e o conteúdo ecológico nos brindes se faz presente. É sinal de bom gosto, de elegância.

Uma eco-bag com corte e adereços ousados e modernos, desenho original nos traços e linhas e cores a ornar-lhe o conteúdo; um conjunto de sementes de plantas e flores brasileiras acondicionadas em embalagens criativas, tanto na mensagem inserida como na originalidade da “engenharia de corte”. Ou mudas de árvores da flora brasileira, em diferentes tamanhos, igualmente embaladas com originalidade.

Tudo isso revela oportunidade para evidenciar inequívoca demonstração de responsabilidade socioambiental e, igualmente, elegância e bom gosto.

É bom pensar nisso na hora de escolher seus brindes. Para que o cliente a quem eles se destinam sinta a importância da reciprocidade.

Digg This
Reddit This
Stumble Now!
Buzz This
Vote on DZone
Share on Facebook
Bookmark this on Delicious
Kick It on DotNetKicks.com
Shout it
Share on LinkedIn
Bookmark this on Technorati
Post on Twitter
Google Buzz (aka. Google Reader)

Ecobrindes® participa do 1º Voo Comercial com Biocombustível do Brasil

Ao fornecer o brinde comemorativo do evento, a EcoBrindes® “participou” nesta quarta-feira, dia 23 de outubro, do primeiro voo comercial com combustível alternativo no Brasil, no caso óleo de cozinha reciclado. O voo G3 1408 partiu às 12h42 de Congonhas em São Paulo com destino à Brasília, levando nos tanques da aeronave uma mistura de 25% de bioquerosene (bioQAV) alternativo, que foi adicionado ao querosene de aviação (QAV).

gol_bio

O programa Plataforma Brasileira de Bioquerosene é uma iniciativa que reúne Boeing, Embraer, Amyris e Gol e varias outras empresas e entidades governamentais com o propósito de viabilizar a produção em escala comercial.

A EcoBrindes® foi convidada a desenvolver e produzir um brinde exclusivo e original, comemorativo do evento considerado histórico. Temos o prazer e o orgulho de apresentá-lo aos nossos leitores (vejam abaixo). Na primeira foto a eco-bag está fechada e na segunda está aberta. A “engenharia de corte” para a parte em papel foi o grande desafio enfrentado pelo pessoal de desenvolvimento e criação da EcoBrindes®. Esperamos ter sido bem sucedidos.

DSC02175DSC02207

A QUESTÃO AMBIENTAL – Os meios de comunicação que cobriram o evento destacaram que “a busca pelo desenvolvimento do combustível alternativo está menos relacionada à questão do alto custo do petróleo, que impacta os balanços das companhias aéreas, e mais com a questão ambiental”. A procura por um combustível menos poluente que possa ser adicionado/misturado ao combustível fóssil parte do principio básico: evitar mudanças nos motores dos aviões.

O Brasil já conta com uma refinaria capaz de produzir o bioQAV a partir da cana (Amyris, localizada em Brotas, SP). No entanto, o produto ainda está pendente de certificação internacional.

SATISFAÇÃO E PRIVILÉGIO – Todo o pessoal da EcoBrindes® sente-se prestigiado e honrado em participar desse momento histórico para a aviação brasileira, seja em termos de desenvolvimento tecnológico do país e, principalmente, para o meio ambiente. 

 

Digg This
Reddit This
Stumble Now!
Buzz This
Vote on DZone
Share on Facebook
Bookmark this on Delicious
Kick It on DotNetKicks.com
Shout it
Share on LinkedIn
Bookmark this on Technorati
Post on Twitter
Google Buzz (aka. Google Reader)

Brindes, a melhor maneira de retribuir a demanda e fidelidade de seus clientes

Os negócios da EcoBrindes® são os brindes! Brindes ecológicos e sustentáveis. Que cumprem a função de reconhecimento, de agradecimento e de conquista de novas adesões aos produtos oferecidos, qualquer que seja o ramo de atividade da instituição. Sejam bancos, incorporadoras imobiliárias, produtores de bens de consumo, escolas, editoras, organização não governamental etc.

Uma empresa quer demonstrar o quanto está satisfeita com a fidelidade da sua clientela. Outra quer conquistar novos clientes. Uma outra quer comemorar uma data importante. Surge aí a ocasião, a oportunidade para oferecer um brinde (ecológico, sustentável) na forma de uma semente ou de uma muda de um arbusto, de uma árvore brasileira, artisticamente acondicionada. Ou, ainda, o PetGol, produto altamente demandado para ser oferecido às crianças, sobretudo em época de grandes certames futebolísticos como a Copa, fruto da capacidade criativa e da busca incessante da reciclagem.

Nesse momento é que entra o pessoal da EcoBrindes®. Para oferecer um vasto conjunto de opções, na natureza de cada produto ou na sua original embalagem, capaz de comprovar e atestar o reconhecimento ou o agradecimento à clientela. E para conquistar novos clientes também

Estamos aqui para isso.

Digg This
Reddit This
Stumble Now!
Buzz This
Vote on DZone
Share on Facebook
Bookmark this on Delicious
Kick It on DotNetKicks.com
Shout it
Share on LinkedIn
Bookmark this on Technorati
Post on Twitter
Google Buzz (aka. Google Reader)

Ousadia & Responsabilidade

A EcoBrindes®, por sua equipe de profissionais, tem, na criação de brindes ecológicos sustentáveis, uma dupla preocupação: ousadia e responsabilidade. Aquela, para desenvolver e criar projetos e produtos obedecendo aos quesitos de redução, reutilização e reciclagem. Tudo isso sob a vigilância da responsabilidade social, que se faz presente em todas as atividades executadas ou desenvolvidas na empresa.

Por que isso? Por duas simples razões: em primeiro lugar, por respeito à sociedade brasileira, à cidadania; em segundo lugar, por respeito aos nossos clientes, que representam nossa razão de existir. Queremos que cidadãos e clientes, clientes e cidadãos, estejam cientes disso. Nossa preocupação na etapa da criação é com a ousadia; e na etapa da conclusão dos negócios com nossos clientes é com a responsabilidade social.

Quando for o caso, faça um teste conosco. E comprove.

Digg This
Reddit This
Stumble Now!
Buzz This
Vote on DZone
Share on Facebook
Bookmark this on Delicious
Kick It on DotNetKicks.com
Shout it
Share on LinkedIn
Bookmark this on Technorati
Post on Twitter
Google Buzz (aka. Google Reader)

Jovens estudantes homenageiam o “Dia da Árvore”

A árvore, fruto da natureza, é tudo para nós humanos. Em primeiro lugar, é vida. É o fruto que nos alimenta. São as flores que nos encantam. É a sombra que nos protege. Enfim, sem ela não conseguimos sobreviver.

Como demonstração de agradecimento, de amor, de respeito pela árvore, o Governo brasileiro decidiu criar o Dia da Árvore, comemorado, desde 1965, no dia 21 de setembro.

Nós, da EcoBrindes®, temos nas árvores um dos nossos ícones representativos da parcela empresarial de responsabilidade socioambiental. Temos orgulho disso. E responsabilidade também.

Neste ano, nossa comemoração ficou ainda melhor, pois, os jovens estudantes brasileiros estão nos acompanhando nessa manifestação, nesse sentimento de amor à natureza.

Como demonstração de carinho e testemunho desse amor pelas árvores do Brasil e do mundo, enfim de toda a natureza, registramos, com alegria, o recebimento de duas obras de arte feitas por estudantes da 8ª. série do ensino fundamental do Colégio São Camilo Cardeal Motta. Quem as criou (e teve a gentileza de nos enviar) foi a Amanda Daidone de Oliveira e a Rafaela Daidone de Oliveira (gêmeas), alunas daquele estabelecimento de ensino.

Ao divulgá-las, reconhecemos, em primeiro lugar, que nosso respeito e nosso carinho pelas árvores são acompanhados pelos jovens estudantes que também nutrem o mesmo amor, o mesmo carinho e o maior respeito por elas. E, mais, reconhecemos a beleza e a qualidade dos quadros dedicados à comemorar o Dia da Árvore, dia 21 de setembro.

Parabéns aos jovens estudantes do Brasil pelo carinho dedicado às árvores. Parabéns Amanda e Rafaela.

image002-blog_rafa

“Árvore e flores” - Amanda Daidone Oliveira

blog_amanda

 “Pau Brasil”(alegoria)  -  Rafaela Daidone Oliveira             

 

Related Posts with Thumbnails
Digg This
Reddit This
Stumble Now!
Buzz This
Vote on DZone
Share on Facebook
Bookmark this on Delicious
Kick It on DotNetKicks.com
Shout it
Share on LinkedIn
Bookmark this on Technorati
Post on Twitter
Google Buzz (aka. Google Reader)