Germinação Experimental da Crotalária Juncea (vasinho mágico)

CROTALARIA_TOP

Crotalaria é um gênero botânico pertencente à família Fabaceae. Possui cerca de 300 espécies descritas, com a ressalva de que nem todas pertencem realmente ao gênero.Muitos arbustos desse gênero, comum na Região Nordeste do Brasil, são chamados de xiquexique (xique-xique) e chocalho. Hoehne atribui tais nomes às características do fruto, que é um legume quase vesiculoso, de casca membranácea rija, em que as sementes, depois de maduras, se soltam e chocalham, produzindo um rumor de guizo de cascavel, inclusive daí a escolha do nome do gênero Crotalaria a Crotalus. (saiba mais em wikipedia)

————————————————————————————————————————————

Neste post, vou apresentar uma forma experimental de germinação das sementes da Crotalária Juncea, uma espécie de planta que quando floresce atrai a libélula, que por sua vez é o predador natural do Aedes Aegypti.  Entretanto antes de iniciarmos o experimento, vou apresentar algumas dicas comuns de germinação da maioria das espécies, então vamos lá.

  • Prepare a terra que vai receber as sementes. Nunca deixe-a encharcada ou ressecada, o ideal é deixá-la sempre úmida;
  • Ao depositar as sementes sobre a terra, cubra com no máximo 1cm por cima;
  • Experimente germinar de 1 a 2 sementes por vez, pois em caso de insucesso você terá mais oportunidades;
  • Escolha um lugar que proporcione sol e um determinado momento e sombra em outro;
  • Na hora de regar, dê preferência pela manhã e ao final da tarde quando as temperaturas são mais amenas. E lembre-se, use sempre pouca água.
  • Por último e mais importante, acompanhe de perto os primeiros dias após o plantio, garantindo sempre um substrato úmido


APRESENTAÇÃO DAS SEMENTES

As sementes da Crotalária Juncea são bem pequenas, num formato peculiar ovalado e também um pouco achatado. São bem fáceis de germinar e não necessitam de nenhuma quebra de dormência ou preparação especial. Basta que as depositemos em um lugar propício a germinação, de preferencia substrato ou célula de germinação úmidos.

CROTALARIA_AP_SEMENTES

Neste experimento iremos demostrar a forma de semear as sementes de Crotalária Juncea utilizando o ”vasinho mágico” que compõe alguns dos kits de plantio da Ecobrindes®. e que na verdade é uma célula de germinação desidratada.

UTILIZANDO O VASINHO MÁGICO (CÉLULA DE GERMINAÇÃO)

Inicialmente iremos demonstrar o processo utilizando a célula de germinação e para isso o primeiro passo é reidratar a célula para em seguida depositar as sementes. Veja abaixo as dicas.

0_DIA_DEPOSITO_01

VASINHO_MAGICO_REIDRATACAO

1_DIA_DEPOSITO_01

1_DIA_DEPOSITO_001

• Após reidratarmos a célula, depositamos 2 sementes em cada uma delas. Sempre a uma profundidade de cerca de 1 cm, o suficiente para encobri-las.

1_DIA_DEPOSITO_03

• Com as sementes já depositadas, é hora de deixar a natureza fazer a parte dela e aguardar o resultado. No nosso caso, a germinação ocorreu no 4º dia após o depósito, confira abaixo.


4_DIA_INI_GERM

6_DIA_INI_GERM

8_DIA_INI_GERM

É isso aí pessoal, este é o resultado após 8 dias. Os brotos seguirão crescendo e neste momento você pode transplantar suas mudas para um vaso maior. Para isso basta fazer uma cova e enterrar a célula de germinação do jeito que está, até encobrir sua base. Depois é só curtir o desenvolvimento de sua plantinha !

E chegamos ao fim de mais este gostoso experimento, dessa vez utilizando as sementes de Crotalária Juncea com o vasinho mágico. Espero que tenham gostado e sempre que quiserem postem aqui suas dúvidas ou sugestões, bem como compartilhem suas experiências conosco neste lindo processo de nascimento de uma nova planta !

Related Posts with Thumbnails
Digg This
Reddit This
Stumble Now!
Buzz This
Vote on DZone
Share on Facebook
Bookmark this on Delicious
Kick It on DotNetKicks.com
Shout it
Share on LinkedIn
Bookmark this on Technorati
Post on Twitter
Google Buzz (aka. Google Reader)

Start a Conversation

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>