Germinação Experimental Ipê Amarelo


IPE_DO_CERRADO

O ipê-amarelo, também conhecido no Brasil como aipê, ipê-branco, ipê-mamono, ipê-mandioca, ipê-ouro, ipê-pardo, ipê-vacariano, ipê-tabaco, ipê-do-cerrado, ipê-dourado, ipê-da-serra, ipezeiro, pau-d’arco-amarelo, taipoca ou apenas ipê é uma árvore do gênero Handroanthus (saiba mais em wikipedia)

————————————————————————————————————————————

Neste post, vou apresentar uma forma experimental de germinação das sementes da Árvore Ipê Amarelo (Handroanthus albus) com dicas e imagens, para que você tenha a melhor experiência ecológica, bem como sucesso com as mudinhas. Entretanto antes de iniciarmos, vou apresentar algumas dicas comuns de germinação da maioria das espécies, então vamos lá.

  • Prepare a terra que vai receber as sementes. Nunca deixe-a encharcada ou ressecada, o ideal é deixá-la sempre úmida;
  • Ao depositar as sementes sobre a terra, cubra com no máximo 1cm por cima;
  • Para sementes de árvores, experimente germinar 1 a 2 sementes por vez, pois em caso de insucesso você terá mais oportunidades;
  • Para sementes de temperos, como são bem pequenas, espalhe uniformemente por cima da terra de modo a não se aglutinarem num mesmo local;
  • Na hora de regar, dê preferência pela manhã e ao final da tarde quando as temperaturas são mais amenas. E lembre-se, use sempre pouca água.


APRESENTAÇÃO DAS SEMENTES

Agora sim, vamos ao nosso experimento! Em primeiro lugar é importante saber que existem muitos tipos de sementes, as quais tem características próprias para o início de sua germinação, umas mais duras, outras aladas… No caso do Ipê-Amarelo (Handroanthus albus), trata-se de uma semente alada, sem dormência tegumentar, bem delicada e leve. A semente em si fica ao centro, adornado pelas “asas” laterias.

SEMENTES_IPE_AMARELO

Em geral as sementes das espécies e variações do IPÊ tem características físicas bem semelhantes, e que podem germinar bem da mesma forma como neste experimento. Então caso tenha recebido IPÊ ROSA ou BRANCO por exemplo, as instruções serão as mesmas.

CASO TENHA RECEBIDO UM KIT COM VASINHO MÁGICO…

Se você recebeu algum kit contendo o Vasinho Mágico (Célula Germinativa), confira abaixo as instruções para reidratá-la. O depósito das sementes segue a mesma regra do substrato comum, entretanto semeie de 1 a 2 sementes por vez, pois sua superfície é menor.

VASINHO_MAGICO_REIDRATACAO


PREPARAR O VASO E O SUBSTRATO

Tenha em mãos um vaso pequeno com substrato vegetal já umedecido (nunca encharcado ou seco). Deposite as sementes deitadas, separando-as umas das outras na área disponível. Caso o seu kit tenha vindo apenas com sementes, o substrato vegetal pode ser encontrado com facilidade em qualquer loja de jardinagem ou floriculturas, a um custo bem baixo.  Como os saches em geral vem com muitas sementes (dependendo da espécie), experimente germinar de 1 ou 3 sementes por vêz, assim você pode repetir o experimento caso não tenha sucesso logo de início.

03_DEPOSITANDO_SEMENTES

 

16_SET (6)


ESCOLHER UM BOM LUGAR, REGAR E AGUARDAR…

Prontinho, fizemos a nossa parte e agora a Natureza irá fazer a dela… E se tudo correr bem em poucos dias você já terá sua mudinha de IPÊ-AMARELO. Por fim, é muito importante manter as 2 regas diárias sempre com pouca água, pelas manhãs e finais de tarde. Também é fundamental encontrar um bom lugar para o vasinho, onde bata sol em boa parte do dia, mas que também proporcione um pouco de sombra. Isto vai permitir um equilíbrio e o substrato irá permanecer sempre úmido.


TEMPO DE GERMINAÇÃO

O tempo de germinação pode variar de semente para semente por inúmeros fatores, mas aqui em nosso experimento ela ocorreu em 7 dias corridos. Abaixo de cada foto você notará a data em que ela foi tirada e assim você acompanha a cronologia de todo o processo.

As sementes deste experimento foram depositadas em 05 de setembro de 2019

1_REGISTRO

ipe_amarelo_16_set

3_REGISTRO

4_REGISTRO

5_REGISTRO

6_REGISTRO

 

6_REGISTRO_01


CONCLUSÃO

Neste experimento depositamos 3 sementes de IPÊ-AMARELO num mesmo vaso e conseguimos germinar 2, um bom resultado em termos de germinabilidade, 66%. Além disso foi bacana observar que a mudinha se desenvolve bem lentamente, mas já mostra força e toda sua beleza com apenas 1 mês de vida.

Espero que tenham gostado dessa experiência e sempre que quiserem postem aqui suas dúvidas, bem como compartilhem suas experiências conosco neste lindo processo de nascimento de uma nova árvore !

Related Posts with Thumbnails
Digg This
Reddit This
Stumble Now!
Buzz This
Vote on DZone
Share on Facebook
Bookmark this on Delicious
Kick It on DotNetKicks.com
Shout it
Share on LinkedIn
Bookmark this on Technorati
Post on Twitter
Google Buzz (aka. Google Reader)

23 comments

  1. Olá Rosiane, boa tarde. Inicialmente eu sugiro a você semear a semente em um vaso pequeno com substrato comum e germinar os brotinhos. Procure germinar de 2 a 3 sementes por vez. Em relação ao lugar certo (ou definitivo caso seja isso que deseje saber) esta espécia é muito comum para a arborização urbana, presente em muitas ruas de São Paulo e do Brasil. Entretanto nem sempre temos essa possibilidade. Neste caso, considere uma árvore de cerca de 4 a 5 metros de altura para definir o seu lugar final. Sempre que quiser, compartilhe conosco sua experiência. Obrigado por seu contato e boa sorte !!

  2. Gostaria de saber qual a circunferência da árvore (ipê amarelo) adulta e tbm se ela plantada próximo a Rio de água que passa nós fundos de minha propriedade no interior, se trás algum tipo de prejuízo para a planta(como poder matá-la .)

  3. Olá Ana Lúcia, obrigado por seu contato. Em relação a sua primeira questão, eu localizei a seguinte informação: “Tabebuia chrisotricha – ipê amarelo da mata atlântica – árvore com altura de 4 a 10 metros, tronco pode chegar a 30-40 cm de diâmetro. É uma espécie com floração precoce e pode ser plantado em calçadas”. Já em relação a ser plantada próxima a um Rio de Água, não há nenhuma condição que impeça o crescimento da Árvore. A menos que a água seja extremamente poluída, principalmente com elementos químicos / metais pesados coisas do gênero. Assim mesmo, teria que estar muito próximo a margem para haver algum tipo de contaminação. Portanto acredito que não terá problemas em depositá-la neste lugar. Boa sorte com sua mudinha e qualquer dúvida é só entrar em contato.

  4. Como consigo obter mudas ou sementes da trepadeira jade branca? Eu já tenho as jades cor laranja, azul e negra no pergolado. Grato, José Pedro

  5. Olá José Pedro, boa tarde e obrigado por seu contato. É de se notar que não é uma espécie muito comum ao fazer uma pesquisa no google com os termos “sementes de trepadeira JADE branca. Entretanto encontrei alguns resultados no Mercado Livre. Espero que possa lhe ser útil. Segue o link abaixo.

    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1300705877-muda-da-rara-jade-branca-linda-e-exuberante-pergunte-o-frete-antes-de-comprar-_JM#position=12&type=item&tracking_id=10442594-9fb7-4fc3-a12b-c89ccdb954aa

  6. Ganhei de presentes 4 mudas de ipês (amarela, rosa, roxa e branca, cada) e gostaria de plantá-las como bonsai. Como iniciar esse procedimento? Qual o material necessário para se iniciar? Substrato, adubo?

    Obrigado.

  7. Olá Felipe Souza, obrigado por seu contato ! Infelizmente não temos essas informações precisas para lhe passar, pois apenas demonstramos em nosso blog o processo germinativo. Mas de modo geral, vasos pequenos impedem ou reduzem o crescimento dos cules das árvores. Daí pra frente, o ideal é aprofundar na pesquisa. Te desejamos muito sucesso no experimento.

  8. Olá Ana Paula, boa tarde e obrigado por seu contato. Geralmente quando as mudinhas atingem entre 15 a 20 cm elas já podem ser transplantadas para um lugar maior. O tempo médio até que elas atinjam essa altura, gira em cerca de 1 mês a 45 após a germinação. Mas isto pode variar conforme o clima e o nível de sol/sombra do lugar onde estão. Esperamos ter ajudado, e muito sucesso com as mudinhas !

  9. Não entendi! Por favor, Depois de hidratar aquele “disquinho” – célula germinativa e colocar as sementes sobre ele… eu tenho q colocar em um vasinho com terra por cima? Ou deixo germinar nessa célula? Obrigada

  10. Olá Eliana boa noite. Obrigado por seu contato, vamos lá. Caso esteja utilizando a célula de germinação, não há a necessidade de utilizar nada mais. Apenas deposite a semente na célula, tão logo ela esteja reidratada. A instrução de cobrir as sementes com substrato se aplica somente aos kits que vem com vaso compostável convencional. Mas obrigado pela dica, iremos trabalhar para melhorar esse entendimento. Um abs e sucesso com suas experiências.

  11. Olá! Fiz algumas mudas de ipê, já estão em média com 10cm e venho percebendo que as folhas estão ficando escuras, tipo queimando das bordas para o meio e murcham. O que pode ser? Sol? Água em excesso? Solo? Elas estão em caixinha de leite

  12. Olá Luisa, boa tarde e obrigado por seu contato, vamos lá. Pela sua descrição, podemos ter algumas situações a saber. Se ela ficam murchas, pode ser que o substrato esteja muito encharcado. Verifique se no fundo das caixinhas de leite existe um furo para drenar o excedente de água. Outra coisa é verificar a quantidade de sol ou sombra onde as mudinhas estão. O ideal é um lugar que em determinada hora do dia, faça sol, e em outra a proteja com uma sombra. Ainda sobre a rega, dê preferência sempre a noite, pois em dias muito quentes a planta sente muito. Mas em geral, essas mudas são bastante resistentes e se adaptam bem em qualquer lugar. Outra dica é dar uma “aerada” no substrato, ou seja, peque um desses palitos de churrasco e vá “furando a terra”, descompactando fazendo com que o ar penetre na terra também. Lembre-se que a natureza é puro equilíbrio. Um abs e boa sorte daqui pra frente. Qualquer outra dúvida é só no encaminhar :)

  13. Olá Ruy, boa tarde e obrigado por seu contato. As mudinhas do Ipê em geral são muito delicadas logo nos primeiros momentos de germinação. Entre 4 semanas e 8 semanas ela já começa a enrijecer o caule e as folhas ficam bem definidas. Eu aguardaria pelo menos uns 2 meses ou até um pouco mais. Leve em consideração as intempéries que a muda pode sofrer no local escolhido e avalie suas condições físicas estruturais. E para evitar uma reação da planta ao Ph do novo local, utilize a mesma terra em que ela está na hora de depositá-la na cova, envolvendo sua raíz até o topo.

Join the Conversation

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>