Germinação Experimental do Guapuruvú

TOP_GUAPURUVU

O Guapuruvu (nome científico: Schizolobium parahyba) é uma árvore da família das fabáceas, notável pela sua velocidade de crescimento que pode atingir 3 metros por ano. A árvore é também conhecida como guarapuvu, garapuvu, guapiruvu, garapivu, guaburuvu, vapirubu, ficheira, bacurubu, badarra, bacuruva, birosca, faveira, pau-de-vintém, pataqueira, pau-de-tamanco ou umbela. É a árvore símbolo de Florianópolis, capital de Santa Catarina, e utilizada na construção de canoas artesanais em boa parte do litoral brasileiro. (Saiba mais em wikipedia)

————————————————————————————————————

Neste post, vou apresentar uma forma experimental de germinação das sementes do Guapuruvu (Schizolobium parahyba), E de modo geral vou apresentar algumas dicas comuns de germinação da maioria das espécies, então vamos lá.

  • Prepare a terra que vai receber as sementes. Nunca deixe-a encharcada ou ressecada, o ideal é deixá-la sempre úmida;
  • Ao depositar as sementes sobre a terra, cubra com no máximo 1cm por cima;
  • Experimente germinar de 1 a 2 sementes por vez, pois em caso de insucesso você terá mais oportunidades;
  • Escolha um lugar que proporcione sol e um determinado momento e sombra em outro;
  • Na hora de regar, dê preferência pela manhã e ao final da tarde quando as temperaturas são mais amenas. E lembre-se, use sempre pouca água.
  • Por último e mais importante, acompanhe de perto os primeiros dias após o plantio, garantindo sempre um substrato úmido

APRESENTAÇÃO DAS SEMENTES

Em primeiro lugar é importante saber que existem muitos tipos de sementes, as quais tem características próprias para o início de sua germinação, umas são duras, outras moles, outras aladas… No caso do Guapuruvú (Schizolobium parahyba), ela é bem dura pois possui a “dormência tegumentar“, que nada mais é do que uma grossa camada de proteção externa na semente.

GERMINACAO_GUAPURUVU_ECOBRINDES_01

E para “quebrar” essa dormência e iniciar o processo germinativo, é fundamental que a água penetre ao interior da semente, proporcionando a divisão celular e o crescimento da mudinha. Para isso, iremos preparar as sementes para o cultivo.

PREPARANDO AS SEMENTES

Para conseguirmos fazer com que a água penetre na semente e quebrar a sua dormência tegumentar, iremos escarificar / raspar levemente alguns lados da semente. E para isso, vamos utilizar uma pequena lixa de unha, ou qualquer outra lixa fina que você tenha em mãos, conforme figura abaixo.

GERMINACAO_GUAPURUVU_ECOBRINDES_02

 PREPARANDO O VASO E O SUBSTRATO

Um outro ponto muito importante é o substrato vegetal (terra), que deve receber as sementes sempre úmido, nunca encharcado ou seco. Caso o seu kit não tenha vindo com um sachet de substrato, ele pode ser encontrado com facilidade em qualquer loja de jardinagem ou mesmo em floriculturas, a um custo bem baixo. Para este exemplo do Guapuruvu, vamos usar apenas uma semente.

GERMINACAO_GUAPURUVU_ECOBRINDES_03

ESCOLHA UM BOM LOCAL, REGUE E AGUARDE…

Prontinho, fizemos a nossa parte e agora a Natureza irá fazer a dela… E se tudo correr bem em poucos dias você já terá sua mudinha de Guapuruvu. Por fim, é muito importante manter as 2 regas diárias sempre com pouca água, pelas manhãs e finais de tarde. Também é fundamental encontrar um bom lugar para o vasinho, onde bata sol em boa parte do dia, mas que também proporcione um pouco de sombra. Isto vai permitir um equilíbrio e o substrato irá permanecer sempre úmido.

TEMPO DE GERMINAÇÃO

O tempo de germinação pode variar de semente para semente por inúmeros fatores, mas aqui em nosso experimento ela ocorreu em 6 dias corridos. Abaixo de cada foto você notará a data em que ela foi tirada e assim você acompanha a cronologia de todo o processo. As sementes deste experimento foram depositadas em 10 de Outubro de 2019

GERMINACAO_GUAPURUVU_ECOBRINDES_04

GERMINACAO_GUAPURUVU_ECOBRINDES_05

22_OUT_MD

24_OUT_MD

24_OUT_DETALHE_MD

Capricho da natureza não é mesmo !! Impressionante como é bonito acompanhar de pertinho este processo, muito bacana. É isso aí pessoal, vou ficando por aqui neste post e espero que tenham gostado da experiência. Sempre que quiserem postem aqui suas dúvidas, sugestões, bem como compartilhem suas experiências conosco neste lindo processo de nascimento de uma nova árvore !

CURIOSIDADE

Só pra se ter uma ideia de como esta semente é dura e resistente, confira no detalhe a imagem da casca após a germinação deste broto.
GERMINACAO_GUAPURUVU_ECOBRINDES_10

Related Posts with Thumbnails
Digg This
Reddit This
Stumble Now!
Buzz This
Vote on DZone
Share on Facebook
Bookmark this on Delicious
Kick It on DotNetKicks.com
Shout it
Share on LinkedIn
Bookmark this on Technorati
Post on Twitter
Google Buzz (aka. Google Reader)

20 comments

  1. Gostaria de ter informação de como posso receber doação de sementes de guapuruvu para plantio em área de morro no litoralto aonde no passado houve destas árvores em abundancia e hoje em dia com mato e capim.Muito obrigado.

  2. Olá Antonio, obrigado por seu contato. Infelizmente não temos conhecimento da doação desse tipo de semente. Entretanto as que comercializamos em nossos kits são fornecidas pela empresa Arbocenter. Entre em contato com eles, quem sabe você obtêm maiores informações. :)

  3. boa tarde
    gostaria de saber em quanto tempo após o inicio da germinação já podemos plantar a muda no local definitivo?

    obrigado

  4. Olá Everton, boa tarde e obrigado por seu contato. Em geral essa espécie (Guapuruvú) se desenvolve bem rapidamente, atingindo de 15 a 20cm em poucas semanas. E como sua estrutura é robusta, o plantio definitivo pode ser feito em cerca de 1 mês após a germinação. Nunca se esqueça de retirar a muda com o substrato original em que ela foi germinada, pois assim você evita diferenças bruscas do PH da terra, aumentando a chance da mudinha !! è isso aí, qualquer dúvida é só entrar em contato com a gente que teremos prazer em atender.

  5. Muito legal! Gostaria de saber mais sobre a escarificação por favor. Até que ponto tem que ser feita? Espero obter resposta. Parabéns pela dica e viva a natureza! Abraço

  6. Ola Alessandro, boa tarde e obrigado por seu contato. A escarificação é feita com uma lixa ou objeto similar, de forma superficial e sempre na borda e na parte mais pontuda da semente. (você pode observar na foto com a descrição “preparação da semente – quebra de dormência”). Como a semente é bastante dura, o ideal é fazer aos poucos e ir avaliando. Faça em ambas as bordas da parte mais pontiaguda.

  7. Olá plantei um guapuruvu mas com uns 80cm, porém ela deu 2 galinhos c folhas, caiu, nasceu e caiu novamente. Onde ela foi plantada tem sol e espaço aberto! Hoje Está só no caule, com mais ou menos 1,60 de altura. O que posso fazer p melhorar a evolucao dela? Obrigada

  8. Olá Camila, boa tarde e obrigado por seu contato. Existem alguns fatores que podem contribuir com o desenvolvimento da sua muda. Especificamente o Guapuruvú é uma espécie que cresce muito rapidamente, portanto demanda muita energia para tal feito. Se estiver num vaso, certifique-se que seja grande para o desenvolvimento de sua raiz. Caso o local seja muito ensolarado e seco, em algumas ocasiões ela pode perder sim suas folhas, portanto avaliar irrigação natural / umidade do solo. Verificar como está o PH do solo também é uma boa. Em geral essas mudas vão bem num PH mais neutro. Sobre isso achei o seguinte na internet: “O pH do solo afeta vários processos no desenvolvimento das raízes, disponibilizando ou não nutrientes para a planta. A escala de pH varia entre 0 e 14, sendo 7 neutro, 0 o mais ácido e 14 o mais básico. A maioria das plantas domesticadas se dá bem na faixa entre 6 e 7 de pH “. E claro, adicionalmente você pode buscar um ingrediente / nutriente para o solo em lojas especializadas. Espero ter lhe ajudado em algo e boa sorte !

  9. Olá Athena, boa noite. Muito obrigado por sua visita e comentários ! Ficamos felizes que tenha gostado e aproveitado do conteúdo, esse é o objetivo. Sucesso em suas experiências de germinação e sempre que quiser, fique a vontade para comentar ou acrescentar algo. Um abs

  10. Olá Josiane, boa tarde e obrigado por entrar em contato conosco. Sua pergunta é muito interessante, pois este tipo de semente possui a chamada dormência tegumentar, que é uma casca bem grossa que protege o interior da semente. E, em tese (apesar de não poder afirmar categoricamente “mais de trinta anos”, é possível sim que ela fique exposta a todo tipo de intempérie natural por muito tempo e ainda assim possua condições de germinação. Aqui em nosso experimento, nós provocamos a “quebra da dormência” através da escarificação da semente com uma lixa, permitindo assim a entrada de água e o início da germinação. Espero ter te ajudado. Um abraço

  11. Olá, sobre o tamanho das raízes com ela adulta, ficam perto da superfície? pode se plantar perto da casa? Existe risco para a construção?

  12. Plantei uma guapuruvu no meu quintal na praia, ela está crescendo rapidamente, me preocupo com as raízes devido as fossas que temos no quintal. As raízes são profundas? Corro risco de acidentes com os muros? Tenho como podá-la pra que não fique tão alta?

  13. Olá Marilda, boa tarde e obrigado por seu ccontato. A árvore de Guapuruvú é de fato de porte grande, podendo atingir 10 metros em dois anos. Pode chegar até 25 metros com cerca de 60 a 80cm de diâmetro (na altura do peito. Além disso tem uma vida média em torno de 50 anos. Pensando na profundidade das raízes, elas serão sempre proporcionais ao seu tamanho, porém não tendem a ficar expostas como em algumas espécies. Portanto a princípio, acidentes com muros ou calçadas não devem ser o um problema. Mas há de se observar a posição da árvore em relação as áreas edificadas. Creio que o ideal seria estar cerca de 5 a 7 metros desses muros. Quanto a poda, creio que isso NÃO irá diminuir seu tamanho ou desenvolvimento. Em geral, a única forma de limitar o crescimento do caule, é a limitação pelo tamanho do vaso. Mas é isso, espero que tenha sucesso com a plantinha.

  14. Olá Leonardo, boa tarde e obrigado por seu contato. No post acima tem uma questão bastante semelhante, mas em geral, como esta espécie se desenvolve bem rápido, as raízes desde o início ficam mais abaixo do solo, até mesmo para promover maior sustentação quando ainda em faze de muda. Para o plantio, o ideal é considerar sua altura em idade adulta, que pode chegar até 25 metros ou mais, com um tronco de cerca de 80cm (Na altura do peito). Logo, um canteiro mais amplo ou mesmo em uma praça.

  15. Olá Pedro, boa tarde. Ela é uma especie particularmente grande, a começar pelas sementes. Quando germina, ainda no vaso inicial, rapidamente fica alta e com o caule mais grosso. Eu não posso afirmar categoricamente pois muitos outros fatores como calor / umibdade e solo podem contribuir para o seu desenvolvimento. Mas a princípio não vejo nenhum impeditivo. Boa sorte com o seu plantio !!

Join the Conversation

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>