A Delonix regia , chamada em português flamboiã, flamboaiã ou acácia-rubra, é uma árvore da família das leguminosas. É nativa da ilha de Madagascar, tendo-se em seguida espalhado pela zona tropical da África continental, sendo posteriormente, por sua beleza, levada a outros continentes, como a Europa e as Américas. (saiba mais em wikipedia)
————————————————————————————————————
Neste post, vou apresentar uma forma experimental de germinação das sementes da árvore Flamboyant (Delonix regia) com dicas e imagens, para que você tenha a melhor experiência ecológica, bem como sucesso com as mudinhas. Entretanto antes de iniciarmos, vou apresentar algumas dicas comuns de germinação da maioria das espécies, então vamos lá.
- Prepare a terra que vai receber as sementes. Nunca deixe-a encharcada ou ressecada, o ideal é deixá-la sempre úmida;
- Ao depositar as sementes sobre a terra, cubra com no máximo 1cm por cima;
- Para sementes de árvores, experimente germinar 1 a 2 sementes por vez, pois em caso de insucesso você terá mais oportunidades;
- Para sementes de temperos, como são bem pequenas, espalhe uniformemente por cima da terra de modo a não se aglutinarem num mesmo local;
- Na hora de regar, dê preferência pela manhã e ao final da tarde quando as temperaturas são mais amenas. E lembre-se, use sempre pouca água.
Germinação Experimental do Flamboyant
Agora sim, vamos ao nosso experimento! Em primeiro lugar é importante saber que existem muitos tipos de sementes, as quais tem características próprias para o início de sua germinação, umas mais duras, outras aladas… No caso do Flamboyant (Delonix regia), ela possui a “dormência tegumentar“, que nada mais é do que uma grossa camada de proteção externa na semente.
E para “quebrar” essa dormência e iniciar o processo germinativo, é fundamental que a água penetre ao interior da semente, proporcionando a divisão celular e o crescimento da mudinha. Para isso, iremos preparar as sementes para o cultivo.
Preparando as sementes
Para conseguirmos fazer com que a água penetre na semente e quebrar a sua dormência tegumentar, iremos escarificar / raspar levemente alguns lados da semente. E para isso, vamos utilizar uma pequena lixa de unha, ou qualquer outra lixa fina que você tenha em mãos, conforme figura abaixo.
CASO TENHA RECEBIDO UM KIT COM VASINHO MÁGICO…
Se você recebeu algum kit contendo o Vasinho Mágico (Célula Germinativa), confira abaixo as instruções para reidratá-la. O depósito das sementes segue a mesma regra do substrato comum, entretanto semeie de 1 a 2 sementes por vez, pois sua superfície é menor.
Preparando o vaso e o subStrato
Um outro ponto muito importante é o substrato vegetal (terra), que deve receber as sementes sempre úmido, nunca encharcado ou seco. Caso o seu kit não tenha vindo com um sachet de substrato, ele pode ser encontrado com facilidade em qualquer loja de jardinagem ou mesmo em floriculturas, a um custo bem baixo. Veja abaixo a disposição das sementes, bem como a dica de germinar 1 ou 2 sementes por vêz.
Escolher um local, REGAR E AGUARDAR…
Prontinho, fizemos a nossa parte e agora a Natureza irá fazer a dela… E se tudo correr bem em poucos dias você já terá sua mudinha de Flamboyant. Por fim, é muito importante manter as 2 regas diárias sempre com pouca água, pelas manhãs e finais de tarde. Também é fundamental encontrar um bom lugar para o vasinho, onde bata sol em boa parte do dia, mas que também proporcione um pouco de sombra. Isto vai permitir um equilíbrio e o substrato irá permanecer sempre úmido.
TEMPO DE GERMINAÇÃO
O tempo de germinação pode variar de semente para semente por inúmeros fatores, mas aqui em nosso experimento ela ocorreu em 7 dias corridos. Abaixo de cada foto você notará a data em que ela foi tirada e assim você acompanha a cronologia de todo o processo.
As sementes deste experimento foram depositadas em 05 de setembro de 2019
1º REGISTRO
2º REGISTRO
3º REGISTRO
4º REGISTRO
5º REGISTRO
5º REGISTRO
É isso pessoal, vou ficando por aqui pois agora eu preciso arrumar um belo jardim ou uma praça para, quem sabe, poder transplantar essa linda mudinha do Flamboyant que vai ficar enorme… Espero que tenham gostado da experiência e sempre que quiserem postem aqui suas dúvidas, bem como compartilhem suas experiências conosco neste lindo processo de nascimento de uma nova árvore !
Ótimas dicas. Vou fazer meus experimentos.
Legal Claudio. Obrigado por seu contato ! Sucesso
Consegui algumas sementes. Farei conforme orientações! Se todas sementes vingarem, terei dezenas de mudas. Obrigada pelas dicas!
Olá Monica boa tarde e obrigado por seu contato !! Esperamos que tenha sucesso com a germinação das sementes e futuras mudinhas. Sempre que quiser compartilhe conosco sua experiência. Um abs
Olá eu so o Victor eu já tentei plantar essa semente com varias dicas que vi na internet, ja coloquei na agua quente já quebrei a ponta mais nunca nasceu sera que essa vai dar certo
Olá Victor boa tarde e obrigado por seu contato ! Em nossa experiência de germinação, nós sugerimos a escarificação superficial das bordas, que pode ser feita com auxilio de uma lixa de unhas. Essa técnica tende a ter um maior sucesso na germinação doméstica, pois não danifica a semente. Eu creio que você vai conseguir sim !! Desejo sucesso e sempre que quiser, compartilhe conosco sua experiência.
Obrigado Alexandre .
Não consigo fazer muda de flamboyant as sementes fica podree não jermina porque
Olá Railton, obrigado por seu contato ! Algumas coisas podemos destacar para essa possível falha. Primeiramente é importante verificar se a escarificação superficial das bordas da semente foi feita corretamente. Aqui no blogo fizemos a experiência com uma lixa de unha. Depois verificar que o substrato (terra) pode ter estado muito encharcado no período de germinação. Neste caso o melhor é mantê-lo sempre úmido, mas nunca encharcado. E por último a qualidade da semente, se ainda possui índice de germinabilidade viável. Em geral esta (flamboyant) como outras sementes com dormência tegumentar mantem seus índices de viabilidade e germinabilidade por bastante tempo. Experimente fazer a germinação em vasos bem pequenos e não aprofunde muito a semente. Apenas 1cm abaixo da linha da terra já é o suficiente !! E fique atento as dicas aqui do blog e sempre que quiser entre em contato com a gente. Um abraço e boa sorte nas próximas tentativas.