O Ibirapuera mais verde em Janeiro!

Lindas árvores de papelão na floresta da marquise do ibirapuera. Imagem: makau, 2011.

Neste mês de Janeiro o Parque Ibirapuera sediou dois eventos importantes, um sobre conscientização ambiental e outro de moda: de 22 a 25 de Janeiro ocorreu o Planeta no Parque e de 28/01 a 02/02 o São Paulo Fashion Week. O que ambos tem em comum para figurarem neste blog? A vontade de trazer a natureza para dentro do espaço!

A 4a. edição do Planeta no Parque construiu uma floresta cenográfica sob a marquise utilizando tubetes, bobinas, folhas de papelão e garrafas Pet entre outras coisas. Terminado o evento tudo que puder ser reciclado será destinado a essa finalidade e tudo aquilo que não puder será doado para ser reaproveitado novamente. Também houve a preocupação em realizar um evento  neutralização de CO2 e para isso foi contratada a empresa Iniciativa Verde.

Oca para palestras e oficinas feita com bobinas de papelão. Imagem: makau, 2011.

“Desde o início, uma das preocupações foi a de priorizar elementos reciclados ou recicláveis. Algumas peças serão mantidas para serem usadas novamente em outros eventos ou situações, mas defendo também que a sustentabilidade deve se aplicar não apenas na reciclagem dos materiais, mas também no design. Muita coisa pode ser redesenhada para adquirir outras funções. Este, aliás, é um excelente exercício criativo que as pessoas devem praticar em casa no que consideram lixo”,  Nido Campolongo, criador da cenografia do evento. Fonte: Planeta no Parque, 2011.

As samambaias deram um toque muito verde ao espaço. Imagem: makau, 2011.

Já na 15a. edição do São Paulo Fashion Week a concepção da cenografia (a cargo do Estúdio Árvore e do escritório de arquitetura 20.87, fonte: ModaSpot) partiu do desejo de trazer o parque para dentro do edifício da Bienal. Além do uso e da preferência por materiais recicláveis no piso e nas paredes, foram penduradas aproximadamente 1500  samambaias na área central do prédio que finalizado o evento serão transferidas para o parque!

Plantas cultivadas em sistema de hidroponia no espaço da Oi. Imagem: makau, 2011.

Alguns espaços de convívio também receberam instalações verdes, como é o caso do espaço da Oi que criou vários ambientes utilizando estruturas cheias de plantas cultivadas através do sistema de hidroponia.

A Ecobrindes esteve por lá visitando os dois eventos e gostou muito do que viu! Que bom que a era dos eventos sustentáveis esta na moda! O meio ambiente agradece!

Confira tudo que rolou no Planeta no Parque AQUI!

Veja mais imagens do projeto cenográfico do SP Fashion Week AQUI!

Related Posts with Thumbnails
Digg This
Reddit This
Stumble Now!
Buzz This
Vote on DZone
Share on Facebook
Bookmark this on Delicious
Kick It on DotNetKicks.com
Shout it
Share on LinkedIn
Bookmark this on Technorati
Post on Twitter
Google Buzz (aka. Google Reader)

One comment

Join the Conversation

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>