Descarte de remédios no supermercado!

Descartar remédios é um assunto sobre o qual ainda sabemos muito pouco, com exceção dos hospitais e clinicas médicas que dispõe de serviços específicos para a coleta de lixo hospitalar o usuário comum, desinformado, geralmente descarta seus remédios em lixeiras normais destinando frascos, blisters e outras embalagens de remédios aos aterros sanitários.

A rede de supermercados Pão de Açúcar em parceria com a Eurofarma e a Prefeitura de São Paulo lançou no dia 16 de Novembro o DESCARTE CORRETO DE MEDICAMENTOS uma ação de coleta de remédios vencidos e/ou fora de uso. O objetivo é incentivar a população a descartar corretamente os remédios que não utilizam de forma segura.

Muitas vezes, sem orientação, os consumidores esvaziam frascos de remédios na rede de esgoto podendo causar contaminação do solo e da água, em outras situações eles são destinados de forma irregular aos aterros sanitários podendo igualmente promover contaminação.

“Num primeiro momento, cinco lojas do grupo – três do Extra e duas do Pão de Açúcar – oferecerão postos de arrecadação dos medicamentos. Serão recebidos remédios de todas as marcas e de vários tipos, como agulhas, ampolas, frascos de xarope, blisters e bisnagas. Passam pelas lojas escolhidas para o projeto-piloto cerca de 1 milhão de pessoas por mês.”

O Departamento de Limpeza Urbana será o responsável pela coleta, transporte, tratamento e destinação final dos resíduos armazenados nos estabelecimentos participantes. O projeto conta também com o apoio e aprovação da COVISA (Consultoria Técnica em Vigilância Sanitária).

COMO FAZER

Embalagem fechada
Os medicamentos devem ser descartados em sua embalagem original, tomando o cuidado de deixar as embalagens sempre fechadas. Não é necessário destacar os comprimidos.

Seringas e agulhas
Esses produtos também podem ser descartados. O ideal é a utilização de um recipiente rígido para armazená-los, como latas de achocolatados, para evitar acidentes.

Papel
Caixas de medicamentos e bulas que não tiveram contato direto com o remédio podem ser encaminhadas para a reciclagem normal.

As lojas que participam do programa são:

Pão de Açúcar Jabaquara - Av. Engenheiro Armando De Arruda Pereira, 2022

Pão de Açúcar Real Parque - Av. Major Sylvio Magalhães Padilha, 13000

Extra Itaim - Rua João Cachoeira, 899

Extra João Dias - Avenida Guido  Caloi, 25

Extra Penha - Av. São Miguel, 962

A Ecobrindes felicita as empresas parceiras nesta ação de descarte seguro de medicamentos e recomenda aos seus leitores que utilizem o serviço recém criado! Em breve este serviço será estendido para as demais lojas da rede de supermercados.

Fonte: matéria no “O Estado de São Paulo”, 2010.

Related Posts with Thumbnails
Digg This
Reddit This
Stumble Now!
Buzz This
Vote on DZone
Share on Facebook
Bookmark this on Delicious
Kick It on DotNetKicks.com
Shout it
Share on LinkedIn
Bookmark this on Technorati
Post on Twitter
Google Buzz (aka. Google Reader)

Start a Conversation

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>