Ressocialização & reflorestamento

O que poderíam ter em comum estas duas ações? Em princípio pouco, mas através de um projeto socioambiental implantado recentemente em Dracena (São Paulo) grupos de detentos tornaram-se agentes de uma ação de reflorestamento  promovendo a aproximação entre elas.

“O Programa Semear é mais um programa coordenado pela AIF – Aliança Internacional de Florestas e IBF – Instituto Brasileiro de Florestas empresa que atua no desenvolvimento de projetos socioambientais sob o conceito de autossustentabilidade. O Semear busca aliar recuperação florestal, ressocialização social e reeducação para a cidadania por meio da criação de viveiros florestais em penitenciárias, fornecendo capacitação profissional para que detentos possam desenvolver a atividade de viveiristas e produzam mudas nativas destinadas à recuperação de matas ciliares.  O Programa teve início na cidade de Dracena em São Paulo e agora é estendido para outras penitenciárias no Brasil.”

Sabemos que o sistema penitenciário no Brasil tem pouca atuação na ressocialização dos detentos e que uma forma de reinserí-los adequadamente à sociedade após cumprida a pena seria oferecer-lhes conhecimento. Tanto no sentido da aprendizagem de uma profissão ou atividade como também na promoção de sua auto-estima ao torná-lo útil e participante de um processo produtivo (ação, movimento), além de ser gerador de renda para o detento.

No caso deste programa, uma ação que visa o reflorestamento de áreas degradadas por usinas de cana de açucar, muito predominantes na região de Dracena, que praticam a monocultura (em grande parte) e necessitam zerar seus passivos ambientais.

A região de Dracena foi escolhida entre outras em função da Penitenciária Compacta dispor de 2 mil m2 de área livre para criação de um viveiro de mudas, da predominância de usinas de açúcar na região, da facilidade de transporte, água em abundância e da oferta de mão de obra, além do clima misto (mata atlântica e cerrado).

A Ecobrindes, parceira do IBF - Instituto Brasileiro de Florestas, alegra-se com a implantação de programas como este para ajudar o Brasil a ser um país mais justo e equilibrado social e ambientalmente!

Fonte: Programa Semear, uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Florestas, 2010.

Related Posts with Thumbnails
Digg This
Reddit This
Stumble Now!
Buzz This
Vote on DZone
Share on Facebook
Bookmark this on Delicious
Kick It on DotNetKicks.com
Shout it
Share on LinkedIn
Bookmark this on Technorati
Post on Twitter
Google Buzz (aka. Google Reader)

Start a Conversation

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>