O aposentado paranaense José Alano projetou um aquecedor solar de baixo custo e baixo impacto ambiental a partir da reutilização de 200 garrafas PET e 200 caixinhas longa vida. O aquecedor feito por ele tem ajudado muitas famílias a economizar energia elétrica e virou notícia até no boletim da ONG Ecologist que desde os anos 70 é referência em assuntos relacionados ao meio ambiente e às mudanças climáticas.
A invenção do Sr. José foi tão bem aceita pelos organismos oficiais do estado do Paraná que virou uma cartilha que qualquer um pode baixar e aprender a fazer o aquecedor que pode ser usado para aquecer uma casa com até 4 moradores.
Segundo o coordenador de Resíduos Sólidos da Secretaria (Meio Ambiente e Recursos Hidrícos), Laerty Dudas, o aquecedor reaproveita resíduos que iriam parar nos aterros sanitários e reduz o consumo de energia elétrica. Cada embalagem ou garrafa PET demora cerca de 100 anos para se decompor, é um resíduo ambiental que deve ser reutilizado. O reaproveitamento destas embalagens irá contribuir muito na redução do volume de lixo destinado aos aterros, que por sua vez terão sua vida útil ampliada, acrescentou. Fonte: Portal Paraná OnLine
Acesse o link para baixar a cartilha. A Ecobrindes esta de olho em pessoas como o Sr. José Alano que além de ajudar outras pessoas a economizar energia também ajuda o planeta a reciclar o seu lixo!Fique de olho você também!
- Eu gostei muito, este homem quer salvar o planeta, e isso é muito importante ! Quem nao quer um planeta “saudavel” ? acho que so aquelas pessoas que so se preocupam em engordar a conta bancária !
bjs a todos =)