Germinação Experimental do Ipê Branco

TOP

O Ipê-branco é uma árvore brasileira, descrita inicialmente em 1890 como Bignonia roseo-alba. Seus nomes, tanto científico quanto popular, vêm do tupi-guarani: ipê significa “árvore de casca grossa” e tabebuia é “pau” ou “madeira que flutua”. É uma árvore usada como ornamental, nativa do cerrado e pantanal brasileiros.  (saiba mais em wikipedia)

————————————————————————————————————————————

Neste post, vamos apresentar uma forma experimental de germinação das sementes da Árvore Ipê Branco (Tabebuia roseo-alba) com dicas e imagens, para que você tenha a melhor experiência ecológica, bem como sucesso com as mudinhas. Entretanto antes de iniciarmos, algumas dicas comuns de germinação da maioria das espécies são importantes, então vamos lá.

  • Prepare a terra que vai receber as sementes. Nunca deixe-a encharcada ou ressecada, o ideal é deixá-la sempre úmida;
  • Ao depositar as sementes sobre a terra, cubra com no máximo 1cm por cima;
  • Para sementes de árvores, experimente germinar 1 a 2 sementes por vez, pois em caso de insucesso você terá mais oportunidades;
  • Para sementes de temperos, como são bem pequenas, espalhe uniformemente por cima da terra de modo a não se aglutinarem num mesmo local;
  • Na hora de regar, dê preferência pela manhã e ao final da tarde quando as temperaturas são mais amenas. E lembre-se, use sempre pouca água.


APRESENTAÇÃO DAS SEMENTES

Vamos então ao nosso experimento! Em primeiro lugar é importante saber que existem muitos tipos de sementes, as quais tem características próprias para o início de sua germinação, umas mais duras, outras aladas… No caso do Árvore Ipê Branco (Tabebuia roseo-açba)trata-se de uma semente alada, sem dormência tegumentar, bem delicada e leve. A semente em si fica ao centro, adornado pelas “asas” laterias.

GERMINACAO_IPE_BRANCO_ECOBRINDES_01

Em geral as sementes das espécies e variações do IPÊ tem características físicas bem semelhantes, e que podem germinar bem da mesma forma como neste experimento. Então caso tenha recebido IPÊ ROSA ou BRANCO por exemplo, as instruções serão as mesmas.

CASO TENHA RECEBIDO UM KIT COM VASINHO MÁGICO…

Se você recebeu algum kit contendo o Vasinho Mágico (Célula Germinativa), confira abaixo as instruções para reidratá-la. O depósito das sementes segue a mesma regra do substrato comum, entretanto semeie de 1 a 2 sementes por vez, pois sua superfície é menor.

VASINHO_MAGICO_REIDRATACAO

PREPARAR O VASO E O SUBSTRATO

Tenha em mãos um vaso pequeno com substrato vegetal já umedecido (nunca encharcado ou seco). Deposite as sementes deitadas, separando-as umas das outras na área disponível. Caso o seu kit tenha vindo apenas com sementes, o substrato vegetal pode ser encontrado com facilidade em qualquer loja de jardinagem ou floriculturas, a um custo bem baixo.  Como os saches em geral vem com muitas sementes (dependendo da espécie), experimente germinar de 1 a 3 sementes por vez, assim você pode repetir o experimento caso não tenha sucesso logo de início.

As sementes deste experimento foram depositadas em 11 de Outubro de 2019

GERMINACAO_IPE_BRANCO_ECOBRINDES_02
GERMINACAO_IPE_BRANCO_ECOBRINDES_03


ESCOLHER UM BOM LUGAR, REGAR E AGUARDAR…

Prontinho, fizemos a nossa parte e agora a Natureza irá fazer a dela… E se tudo correr bem em poucos dias você já terá sua mudinha de IPÊ-AMARELO. Por fim, é muito importante manter as 2 regas diárias sempre com pouca água, pelas manhãs e finais de tarde. Também é fundamental encontrar um bom lugar para o vasinho, onde bata sol em boa parte do dia, mas que também proporcione um pouco de sombra. Isto vai permitir um equilíbrio e o substrato irá permanecer sempre úmido.

TEMPO DE GERMINAÇÃO

O tempo de germinação pode variar de semente para semente por inúmeros fatores, mas aqui em nosso experimento ela ocorreu em 7 dias corridos. Abaixo de cada foto você notará a data em que ela foi tirada e assim você acompanha a cronologia de todo o processo.

GERMINACAO_IPE_BRANCO_ECOBRINDES_04

GERMINACAO_IPE_BRANCO_ECOBRINDES_05

GERMINACAO_IPE_BRANCO_ECOBRINDES_06

GERMINACAO_IPE_BRANCO_ECOBRINDES_07

CONCLUSÃO

Neste experimento depositamos 3 sementes de IPÊ-BRANCO num mesmo vaso e conseguimos germinar os 3 brotos com sucesso ! Além disso foi bacana observar que a mudinha se desenvolve bem lentamente, mas já mostrava força e toda sua beleza com apenas 13 dias de vida e agora com 35 as primeiras folhas características dessa espécie. Vamos continuar a fotografar esses brotos por mais algum tempo e atualizaremos aqui neste post.

Espero que tenham gostado dessa experiência e sempre que quiserem postem aqui suas dúvidas, bem como compartilhem suas experiências conosco neste lindo processo de nascimento de uma nova árvore !

Related Posts with Thumbnails
Digg This
Reddit This
Stumble Now!
Buzz This
Vote on DZone
Share on Facebook
Bookmark this on Delicious
Kick It on DotNetKicks.com
Shout it
Share on LinkedIn
Bookmark this on Technorati
Post on Twitter
Google Buzz (aka. Google Reader)

7 comments

Join the Conversation

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>