Bioplastic Planter 1

Criatividade arraigada

Gradualmente, o bioplástico, tipo de plástico feito de material biodegradável, começa a surgir em aplicações que confirmam um futuro promissor para esse material. O Studio Bas van der Veer, por exemplo, criou uma inusitada maneira de ajudar mudas de plantas ou árvores a crescerem em melhores condições, o Bioplastic Planter.

Com sede em Eindhoven, na Holanda, a empresa capitaneada pelo jovem designer que dá nome ao estúdio desenvolveu um suporte que comporta desde a raiz até parte do caule. Inteiramente produzido em bioplástico, o suporte evita que a muda tombe após o plantio.

Porém, o melhor do processo ainda está por vir. Vagarosamente, a estrutura começa a se biodegradar no solo. Mais que retornar à natureza, o próprio Bioplastic Planter serve de alimento para a planta que ajudou a sustentar no início do seu crescimento.

O formato do suporte foi pensado para facilitar tanto o transporte quanto o plantio. Alças e elementos vazados facilitam o manejo das mudas. A proteção alongada do caule evita, além de inclinações e quedas, o ataque de animais de estimação. Vários furos na base mais larga permitem a expansão das raízes.

A principal motivação do material adotado foi a substituição de um derivado de petróleo por um elemento que pudesse ser assimilado pelo solo e as plantas. A EcoBrindes considera esse tipo de projeto ainda mais louvável por não apenas cumprir as metas previstas para ele como superar as expectativas de praticidade e sustentabilidade.

Fonte das imagens: Studio Bas van der Veer, 2011.

Related Posts with Thumbnails
Digg This
Reddit This
Stumble Now!
Buzz This
Vote on DZone
Share on Facebook
Bookmark this on Delicious
Kick It on DotNetKicks.com
Shout it
Share on LinkedIn
Bookmark this on Technorati
Post on Twitter
Google Buzz (aka. Google Reader)

Start a Conversation

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>