Gradualmente, o bioplástico, tipo de plástico feito de material biodegradável, começa a surgir em aplicações que confirmam um futuro promissor para esse material. O Studio Bas van der Veer, por exemplo, criou uma inusitada maneira de ajudar mudas de plantas ou árvores a crescerem em melhores condições, o Bioplastic Planter.
Com sede em Eindhoven, na Holanda, a empresa capitaneada pelo jovem designer que dá nome ao estúdio desenvolveu um suporte que comporta desde a raiz até parte do caule. Inteiramente produzido em bioplástico, o suporte evita que a muda tombe após o plantio.
Porém, o melhor do processo ainda está por vir. Vagarosamente, a estrutura começa a se biodegradar no solo. Mais que retornar à natureza, o próprio Bioplastic Planter serve de alimento para a planta que ajudou a sustentar no início do seu crescimento.
O formato do suporte foi pensado para facilitar tanto o transporte quanto o plantio. Alças e elementos vazados facilitam o manejo das mudas. A proteção alongada do caule evita, além de inclinações e quedas, o ataque de animais de estimação. Vários furos na base mais larga permitem a expansão das raízes.
A principal motivação do material adotado foi a substituição de um derivado de petróleo por um elemento que pudesse ser assimilado pelo solo e as plantas. A EcoBrindes considera esse tipo de projeto ainda mais louvável por não apenas cumprir as metas previstas para ele como superar as expectativas de praticidade e sustentabilidade.
Fonte das imagens: Studio Bas van der Veer, 2011.