Tire a PET do lixo brincando!

PET significa Polietileno Tereftalato, uma resina termo-plástica resistente, leve e transparente comumente utilizada para envasar refrigerantes, água, sucos, óleos, etc.

No Brasil em 2008 aproximadamente 54,8% das embalagens pós-consumo foram recicladas, o que colocou o Brasil no 2o. lugar do ranking mundial da reciclagem de PET, atrás apenas do Japão. (Fonte: Abipet, 2009)

Atualmente o maior mercado para a PET pós-consumo destina-se à produção de fibra têxtil (multifilamento) que irá originar fios de costura, forrações, tapetes e carpetes ou mantas de TNT (tecido-não tecido).

Outra utilização muito frequente é a produção de cerdas e cordas (monofilamento) para produção de escovas e vassouras. Por ser uma resina termoplástica sua reutilização é benéfica para uma série de outros setores manufatureiros (placas de sinalização, objetos estrudados, etc.).

Também é possível tranformar o PET pós-consumo em novas garrafas PET que são indicadas para uso não alimentício. No Brasil a ABIPET – Associação Brasileira da Indústria do PET é uma entidade sem fins lucrativos que reune a cadeia produtiva do setor de PET do Brasil: fabricantes da resina PET, transformadores, sopradores e recicladores.

Dá pra ver que as embalagens PET são altamente eficazes no sentido de poderem ser recicladas e  reutilizadas mais de uma vez. A Ecobrindes, preocupada e interessada em fazer parte desta cadeia de recicladores lança em 2010 uma ação educativa em forma de um jogo (brinquedo) que retira do meio ambiente 4 garrafas PET!

Trata-se do PET Gol, um jogo de futebol de botão 100% personalizável, feito a partir de 4 garrafas PET retiradas do lixo! É isso ai! E se você também se preocupa com o meio ambiente conheça o PET Gol e retire a PET do lixo brincando!

Tabuleiro Pet Gol

Saiba mais sobre a reciclagem do PET em Abipet e em CEMPRE. Conheça o produto PET Gol AQUI!

Confira no blog do Rodrigo Barba mais informações sobre a reciclagem da PET.

Ecobrindes esta de olho! Fique de olho você também!

Related Posts with Thumbnails
Digg This
Reddit This
Stumble Now!
Buzz This
Vote on DZone
Share on Facebook
Bookmark this on Delicious
Kick It on DotNetKicks.com
Shout it
Share on LinkedIn
Bookmark this on Technorati
Post on Twitter
Google Buzz (aka. Google Reader)

2 comments

Join the Conversation

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>