As lâmpadas fluorescentes contém mercúrio, um metal pesado que, uma vez ingerido ou inalado, causa efeitos desastrosos ao sistema nervoso.
Ao romper-se, emitem vapores de mercúrio que são absorvidos pelos organismos vivos, contaminando-os; se lançadas em aterro contaminam o solo e, mais tarde, os cursos d’água, chegando à cadeia alimentar.
As empresas que consomem grande quantidade de lâmpadas fluorescentes e se preocupam com a contaminação que estas possam trazer ao meio ambiente, quando descartadas sem os cuidados necessários, já podem contar com um serviço de descontaminação de lâmpadas fluorescentes.
A Naturalis Brasil, empresa especializada em soluções ambientais é a idealizadora da “operação papa-lâmpadas in company”. Com unidades móveis a Naturalis Brasil encarrega-se de todo o processo de descarte, desde a manipulação das lâmpadas, a trituração e a filtragem dos resíduos. Conheça e divulgue na sua empresa, escola ou instituição!
A Apliquim também realiza a descontaminação de lâmpadas fluorescentes desde 1993, “trabalho pelo qual recebeu o Prêmio ECO 94 das Câmaras Americanas de Comércio na modalidade Preservação Ambiental. O processo desenvolvido e utilizado pela APLIQUIM recupera completamente o mercúrio, ao contrário de alguns processos utilizados em outros países, que apenas retêm o mercúrio sob a forma de compostos não voláteis, gerando-se assim um passivo ambiental”.
“O DESCARTE CORRETO É A ÚNICA FORMA DE EVITAR A CONTAMINAÇÃO.”
A Ecobrindes esta de olho!
One comment