Isopor também se recicla!

O isopor (marca comercial registrada) é um material muito utilizado na indústria de eletroeletrônicos, eletrodomésticos, automotiva, construção civil, agroindustria e alimentos (seja como embalagem ou matéria prima agregada aos produtos). Conhecido tecnicamente como poliestireno expandido (EPS), é constituído por 2% de plástico e 98% de ar, o que faz dele um material muito leve.

O EPS é 100% reciclável, sua fabricação e utilização são inócuas ao meio ambiente e à saúde, não agridem a camada de ozônio, não contaminam o solo, o ar ou a água e fungos e bactérias não se proliferam em contato com ele. Isso tudo faz desse material um grande aliado.


Vídeo: Como se faz e se recicla o isopor.

Mas não foi sempre assim. Até poucos anos atrás o isopor não era reciclado, e apesar de não agredir o meio ambiente, seus resíduos continuavam a ocupar aterros e lixões por muitos anos e não eram reintegrados à cadeia produtiva.

Há três anos a empresa Termotécnica, lider no mercado Brasileiro de embalagens industriais, dedica-se também à reciclagem do EPS pós-uso e desenvolve esforços de orientação ao consumidor, quanto à utilização e reciclagem do mesmo.

O grande entrave à reciclagem do EPS relacionava-se muito mais a uma questão logística do que técnica, pois sendo um material muito leve mas volumoso tinha sua armazenagem, coleta e transporte muito custosos não sendo atraente para a indústria da reciclagem.

Por outro lado a reciclagem do isopor é simples e feita por desagregação do material num processo conhecido por degasagem “(processo que retira o gás embutido no isopor, permitindo que ele seja moldado em forma de pequenos tarugos, posteriormente moídos, extrusados, resfriados e segmentados de forma granulada. Só então são enviados para serem transformados em novos produtos plásticos).” Fonte: Brasil Econômico , 2010.

A Política Nacional de Resíduos Sólidos, sancionada em Agosto de 2010, pode ter sido um fator de incentivo para o setor da reciclagem do isopor ao “determinar que fabricantes, importadores, distribuidores e vendedores realizem o recolhimento de embalagens usadas.” Fonte: Blog do Planalto, 2010.

“Empresas geradoras do material, usado em grande quantidade como embalagem protetora, como Carrefour, Grupo Pão de Açúcar, Walmart, Magazine Luiza, Casas Bahia, Mitsubishi, LG Eletronics, Renault, se associam a recicladoras e beneficiadoras para que o isopor reciclado seja utilizado na fabricação de rodapés, molduras, construção civil, ou volte para a cadeia produtiva.” Fonte: Brasil Econômico , 2010.

Outra empresa catarinense, a Santa Luzia Molduras, associou o seu negócio à reciclagem do isopor incorporando-o como matéria prima na fabricação de seus produtos. Trabalhando ao lado de unidades de reciclagem em vários estados do Brasil, empresta o maquinário de compactação para as empresas parceiras e muitas cooperativas como a Proeco de São Paulo por exemplo.


Vídeo: A reciclagem do isopor.

Enquanto em 2009  a indústria do isopor cresceu 82% a da reciclagem ficou em torno de 300%! Ainda não se recicla isopor tanto quanto se consome mas é uma boa notícia saber que ele já é atraente para a indústria da reciclagem e também reaproveitado como matéria prima na produção de outros produtos. Fonte: Ciclovivo, 2010.

A Ecobrindes fica feliz ao saber disso e quer ajudar a divulgar esta importante informação: o isopor é 100% reciclável! Não jogue no lixo comum! Destine para a reciclagem ou leve até uma cooperativa! Preserve o planeta!

Links relacionados:

Ciclovivo

Brasil Econômico

Related Posts with Thumbnails
Digg This
Reddit This
Stumble Now!
Buzz This
Vote on DZone
Share on Facebook
Bookmark this on Delicious
Kick It on DotNetKicks.com
Shout it
Share on LinkedIn
Bookmark this on Technorati
Post on Twitter
Google Buzz (aka. Google Reader)

9 comments

  1. Muito interessante sua matéria sobre isopor. Porém se o isopor é 2% de plastico, por que ele não polui o meio ambiente? Ele não deveria poluir, mesmo que muito pouco!!!!!!

  2. Patricia, como diz a matéria, o isopor é 100% reciclável. Ou seja, não polui mesmo com 2% de plástico. O único problema é que essa prática é recente e muito do material usado anos atrás acabou indo parar em aterros de lixo comuns.

  3. Ótima matéria! Sanou todas as minhas dúvidas quanto à reciclagem deste material tão presente em nossas vidas!

  4. Voces poderiam me ajudar indicando onde posso vender isopor para reciclagem. Tenho o material e não tenho comprador.
    Grato

  5. Estou coletando informações para reciclar em minha cidade. Onde consigo mais informações sobre a reciclagem de isopor? Maquinas, processos, compradores da produção e etc?

  6. Sim polui, como qualquer outro rezíduo que seja reciclável, e não seja reciclado. É exatamente igual as latas de alumínio. Poluiriam muito, caso não fossem 100% recicladas. Aí entra uma questão de mercado, custo de coleta e processamento & rentabilidade do negócio. Vamos torcer então para que um dia tudo seja de fato reciclado. Grato por participar

Join the Conversation

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>