Processo de produção do papel com bagaço de cana de açúcar. Fonte: youtube, 2010.
A Empresa GCE é constituída por profissionais com mais de 20 anos de experiência trabalhando no mercado de Cut-Size, idealizada para atender o mercado com um produto diferenciado, que pudesse contribuir com o meio ambiente, agregando o melhor custo beneficio.
Assim iniciamos o nosso trabalho junto a um fabricante que produz papel a partir do bagaço da cana de açúcar. Preocupado com o meio ambiente, não só por aproveitar um resíduo industrial, mas também por produzir papel de maneira que o ciclo de produção seja totalmente fechado, evitando assim a descarga de resíduos nocivos a natureza, tanto resíduos aéreos provenientes de queimas e combustão, quanto líquidos, inerentes ao processo de produção de papel.
Processo esse que se inicia por uma colheita da cana de açúcar totalmente mecanizada, até a substituição da tradicional queimada, o produtor age de forma consciente e coerente com os objetivos de preservação ambiental. Ao substituir nas usinas o bagaço de cana como gerador de energia através da queima que alimentaria caldeiras pelo gás natural, até o processo de tratamento de efluentes após a produção. Com todos os cuidados e benefícios que se pôde observar pelo histórico acima, trouxemos o conceito para o Brasil.
Surgiu então a interferência da GCE na fabrica propondo mudanças em alguns aspectos do papel para que o mesmo pudesse atender o mercado de copiadoras e impressoras, mudanças como teor de umidade, lisura e opacidade, criando embalagem, sendo o papel mais branco do segmento ecologicamente correto, e ainda alcalino o que preserva por muitos anos a alvura apresentada.
Fonte: GCE, 2010.
A Ecobrindes esta de olho!
One comment