Bandeira Azul na Praia do Tombo!

A Ecobrindes esteve na Praia do Tombo (Guarujá – litoral sul de São Paulo) em Janeiro para conferir de perto a Bandeira Azul recebida por eles no último dia 4 de dezembro de 2010  e gostou muito do que encontrou por lá!

A Bandeira é hasteada todos os dias no mesmo horário, após as medições da qualidade da água.

A Bandeira Azul (Blue Flag) é uma certificação ecológica distribuída de forma voluntária pela Foundation for Environmental Education” (FEE), uma organização não governamental dinamarquesa voltada para o desenvolvimento ambiental.

Ofertada a 3450 praias e  marinas em 41 países pela Europa, África do Sul, Marrocos, Tunísia, Nova Zelândia, Brasil, Canadá e Caribe;  para recebê-la é preciso ser indicado por uma entidade ambientalista local e preencher uma série de requisitos agrupados em quatro áreas: qualidade da água (balneabilidade), educação e informação ambiental, gestão ambiental e segurança e serviços.

Edifício onde funciona o Núcleo de Informação e Educação Ambiental.

A Praia do Tombo foi indicada pelo Instituto Ambiental Ratones para candidatar-se e depois de reunir todos os critérios exigidos tornou-se a 3a. praia brasileira a receber a Bandeira Azul (as demais são a marina de Angra dos Reis e a praia de Jurerê em Florianópolis). A certificação é temporária (válida por um ano) e para mantê-la é preciso preservar os critérios de qualidade exigidos.

Junto à praia encontra-se o Núcleo de Informação e Educação Ambiental da Praia do Tombo, coordenado pela Heloísa Prado Pinto quem nos recebeu e gentilmente nos passou todas as informações à respeito do selo e do funcionamento do núcleo.

O interior do edifício tem visão panorâmica da praia e é compartilhado com a comunidade.

A Ecobrindes orgulha-se em conhecer e divulgar esta certificação ambiental e de conferir de perto a qualidade da praia do Tombo, mas sentiria-se bem mais feliz se não fossem necessários  selos de certificação para que as nossas praias recebessem de seus gestores e usuários  mais cuidados e atenção!

Links relacionados:

Matéria no portal Estadão

Related Posts with Thumbnails
Digg This
Reddit This
Stumble Now!
Buzz This
Vote on DZone
Share on Facebook
Bookmark this on Delicious
Kick It on DotNetKicks.com
Shout it
Share on LinkedIn
Bookmark this on Technorati
Post on Twitter
Google Buzz (aka. Google Reader)

4 comments

  1. Parabens, pelo Blog, descobri hoje (reconheci pela foto), acredito que tenhamos os mesmo objetivos, em relação ao meio ambiente,sustentabilidade.
    Poderiamos ser parceiras na divulgação de noticias, tanto via Blog quanto Face.
    Abraços

  2. Obrigado! Sem dúvida, essa interação é sempre positiva, Edmundo. Vamos nos acompanhando e divulgando tudo que julgarmos mais relevante.

  3. Precisamos nos unir nosso mundo precisa de todos nós . vamos cobater essa destruição ambiental vamos fazer nossa parte a ganhar 5 vez essa luta amo a praia do tombo ❤️❤️❤️❤️

Join the Conversation

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>