O Natal da reciclagem

Fonte: Vídeos Pão de Açucar,  YouTube, 2010.

Dezembro é mês de festas e estas costumam ser uma oportunidade para enfeitarmos nossas casas, lojas, empresas, escolas e cidades. Em tempos de maior conscientização ambiental e necessidade de preservar cada vez mais o planeta algumas empresas e até condomínios e cidades apostam na utilização de materiais reciclados como base para sua decoração natalina.

Com o tema “Retribua os presentes da natureza. Recicle” a Rede Pão de Açucar apoiou esta causa e, com a colaboração do artista plástico Ivo Dantas e da Kazari Atelier & Interiores, desenvolveu peças produzidas com PET  para a ambientação natalina de 12 lojas (dez em São Paulo, uma em Indaiatuba e uma em Campinas).

A matéria prima para esta decoração veio de 110 Estações de Reciclagem Pão de Açúcar Unilever e de 8 cooperativas do Estado de São Paulo, recolhidas durante 5 meses gerando 90 mil garrafas e latas de óleo. Todo este material será reencaminhado para as cooperativas  tão logo terminem as festas voltando ao ciclo de reciclagem.

Foto: Cleiton Thiele, portal Natal Luz, 2010.

Em Gramado o “Natal Luz” que acontece há 25 anos é um grande evento natalino que vai muito além da decoração promovendo espetáculos de luzes, teatro, música e shows especiais. Nos últimos anos a decoração tem sido feita com a utilização de garrafas PET e luzes do tipo LED (que consomem muito menos energia).

Neste ano em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura de Gramado os organizadores promoveram uma gincana de arrecadação de garrafas PET junto aos estudantes da rede pública do ensino fundamental e infantil arrecadando 350 mil garrafas PET.

Os estudantes foram motivados por material didático abordando a importância da reciclagem e ao final ganharam vários prêmios (computadores, bicicletas, kits de material de desenho, tocadores de mp3, etc.). A cidade foi toda enfeitada com guirlandas, árvores, anjos e castiçais feitos com PET e que podem ser reutilizados por até 3 anos sendo depois destinados à reciclagem.

Iniciativas como estas mostram que estamos trilhando um caminho de reflexão e de conscientização sobre a necessidade de reciclarmos. Apostar na reciclagem da PET é uma boa idéia! A Ecobrindes apoia estas ações e deseja que cada vez mais empresas e pessoas possam aderir à esta onda de reutilização, redução e reciclagem!

Related Posts with Thumbnails
Digg This
Reddit This
Stumble Now!
Buzz This
Vote on DZone
Share on Facebook
Bookmark this on Delicious
Kick It on DotNetKicks.com
Shout it
Share on LinkedIn
Bookmark this on Technorati
Post on Twitter
Google Buzz (aka. Google Reader)

4 comments

  1. “As empresas precisam desenvolver mais iniciativas de reciclagem e incentivar seus consumidores a participar dessas atividades. Além disso, é necessário investir em tecnologias verdes. Hoje, ser verde está longe de ser estratégia de marketing é questão de sobrevivência. parabens

  2. Em Dezembro vou para o Natal Luz de Gramado o evento se estende por quase 2 meses a decoração natalina é linda e aqueles shows e desfiles de natal são atrações de primeiro mundo não deixam nada a desejar se comparado a shows como em Nova York ou Las Vegas. Já comprei os ingressos online para o Natal Luz de Gramado. A dica é que vai ter muitas atrações festas e shows os hotéis e pousadas estão com poucas reservas, quem esta pensando em ir deve tratar de reserva logo hotel ingressos passagem aérea etc…. Para quem for a Gramado Natal Luz vai dica sobre o evento atrações ingressos e fotos no link http://www.igramado.com.br/natal-luz.html Convém reserva o hotel ou pousada antes de Agosto para ficar hospedado no centro de Gramado o ideal é também já reserva uma agência de turismo que faça o transfer e passeios pela Serra Gaúcha pois sai bem mais barato viajar se programando previamente.

  3. decioração natalina. gostaria de uma orientaç]ao de um tipo de arvore que achei muito linda ´ é de garrafa pet co, petalas formato castiçal, sou secretaria da cultura, gostaria de uma resposta ou mandaria alguem para aprender como se faz, muito obrigada se for atendida!!!

  4. Prezada Valéria, nosso blog tem o intuito de divulgar informações relevantes e interessantes a respeito de sustentabilidade, reciclagem e atitudes ecológicas. Portanto pesquise em ONGs, OCIPs ou entidades ligadas ao setor para obter maiores informações. Grato pelo seu contato

Join the Conversation

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>