Germinação Experimental de Canafístula – peltophorum dubium

Aproveitando que estamos na semana da árvore publicamos a seguir uma técnica experimental de germinação de sementes de árvores brasileiras que apresentam “dormência tegumentar” (no caso, a canafístula).  A dormência da semente é na realidade uma camada impermeável (casca dura) que algumas espécies, principalmente de árvores,  possuem.

Para “quebrar” esta dormência e conseguir germinar sua árvore bebê, siga os passos abaixo indicados e fique maravilhado com o processo !!

1 – Tenha em mãos os seguintes itens: 2 pedaços (bolinhas) de algodão, uma lixa de unha, um pouco de água e claro, as sementes de canafístula.

2 – O próximo passo é escarificar / lixar levemente a base da semente (a parte mais pontuda). Lixe pelas laterais, mas com cuidado para não danificar a semente. Esta escarificação permitirá que a água (elemento da vida) penetre na semente proporcionando a germinação.

3 – Depois de escarificar as sementes, prepare o vasinho com algodão, acomode as sementes e coloque um pouco de água para umedecer a base. Finalize colocando o outro pedaço de algodão por cima, fazendo uma espécie de “saduiche” com as sementes ao meio. Coloque um pouco mais de água e em seguida retire o excesso de água, pressionando o algodão por cima (com os dedos).

Cubra as sementes com outro pedaço de algodão e retire o excesso de água:

4 – Agora vem a parte mais espetacular, a germinação.  Entre  5 e 10 dias sua semente irá absorver a água  e iniciar o processo maravilhoso da vida. Nos primeiros dias, a multiplicação celular irá se concentrar em criar uma raíz longa para absorver mais nutrientes, enquanto prepara e ensaia a saída efetiva das primeiras folhas “protetoras”. Repletas de clorofila, folhas iniciais verdes e bem escuras,  proporcionam intensa respiração celular e geram energia suficiente  até que o caule e a folhagem definitiva se formem.

5 – Com os brotos germinados, aguarde até conseguir  pelo menos 3cm de raiz para que possa ser possível  seu plantio em uma vaso maior, desta vez contendo substrato orgânico (terra fértil). Faça uma abertura em meio ao substrato contido no vaso com uma caneta ou objeto similar e, com cuidado, enterre a raiz até que fique firme e estável.  Agora é só regar e aguardar ela crescer e se fortificar, até que seja possível seu plantio definitivo.

E esse é o fantástico resultado!! O maravilhoso espetáculo da vida !!  Esta pequena árvore irá se desenvolver  (como nossos filhos) e se transformar em algo extremamente útil para o planeta. No caso dela, converterá  gás carbônico em oxigênio,  filtrará o ar que respiramos, nos dará flores belas e harmônicas tal qual é a criação, nos encherá de esperanças e idéias virtuosas. Um belo exemplo  da  exuberância da natureza e de quem a criou. Note como é bela e simples a mágica da vida !

A Ecobrindes testou e aprovou este método simples de germinação. Utilize você também!

Related Posts with Thumbnails
Digg This
Reddit This
Stumble Now!
Buzz This
Vote on DZone
Share on Facebook
Bookmark this on Delicious
Kick It on DotNetKicks.com
Shout it
Share on LinkedIn
Bookmark this on Technorati
Post on Twitter
Google Buzz (aka. Google Reader)

83 comments

  1. Peguei 2 vazinhos em minha faculdade e minhas filhas plantarão para ver o milagre da vida acontecer; depois as mudas serão transplantadas em nossa chacara em uma área que estamos reflorestando… Usem estas mudas para praças, canteiros centrais de avenidas, jardins domesticos, desde que de forma adequada, levando-se em conta a legislação local e a área disponível. Todo ser humano deve na vida plantar árvores, escrever mensagens positivas, criar e educar um filho e distribuir amos ao proximo! Abraços Andrea.

  2. Estou até emocionado com esta idéia, parabéns pela grande iniciativa !!! Recebi o kit com as sementes quando fiz a matrícula do meu filho Diego na escola Disneylândia em São Pedro da Aldeia, Região dos Lagos no Rio de Janeiro e após ler aqui as instruções, vou plantar as sementes e esperar o grande milagre da vida !!! Só uma dúvida, onde posso plantar a Canafístula,pois ela deve ficar muito grande não é mesmo ??? Em calçadas na beira da rua pode ??? Um grande abraço.

  3. eu acho legal plantas e arvores e gosto de tulipas eu amo o colegio descobre nos procimos ebisodios tchauuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu beijosssssssssssssssss gente

  4. Valter, não é necessário usar terra (substrato vegetal) neste modelo de germinação, pois o algodão irá prover a semente com água, que é o principal elemento neste momento. Quando o brito atingir cerca de 3 cm ou mais, aí sim coloque-o com cuidado em um vaso com terra e cuide para manter o broto pelo menos 1,5cm pra fora. Não encharque e é só curtir o seu desenvolvimento. Obrigado !

  5. Michael, basta seguir o passo a passo. Pra você ter uma idéia, este experimento foi feito 100% dentro de nossa produção, e o broto ficava aqui em cima da mesa. Sempre cuidava para deixar o algodão úmido, sem encharcar. È só isso. O resto a natureza faz. Obrigado e ótima semana !

  6. Plantei direto por cima da terra e a planta germinou. Está igualzinha a da foto, não precisei fazer nada, só coloquei água. Minha planta bebê está linda!

  7. Minha semente foi plantada há 6 meses atrás. Já está com aproximadamente 15 cm de altura e com várias folhas. Como saber quando é o tempo certo para transportá-la ao seu local definitivo?

  8. Em tese, a germinação proposital pode ser a qualquer tempo, desde que os cuidados sejam os mesmos. Obrigado por participar

  9. Prezado Luis, o plantio definitivo é sempre melhor em lugares ensolarados, com boa qualidade do solo. Entretanto esta espécie resite bem as intempéries naturais e fica bem em quase todo o clima do ano. Não esqueça de regar a sua árvore, pois enquanto muda, ela ainda é muito vulnerável a falta de água. Obrigado por participar do nosso BLOG

  10. HOJE ENCONTREI AQUI EM CASA AS SEMENTES DE CANAFÍSTULA,RESOLVI FAZER A EXPERIENCIA DE GERMINAÇÃO ESPERO QUE FUNCIONE COM SEMENTES VELHAS,A DÚVIDA É A SEGUINTE,O SEGUNDO ALGODÃO PERMANECE POR CIMA DAS SEMENTES TIPO SANDUICHE DURANTE A GERMINAÇÃO?

  11. Obrigado pelo seu contato Claudio. Em primeiro lugar, as sementes de canafístula são bem duráveis, pois tem uma proteção dura (tegumento), o que protege a semente da germinação até que a água possa penetrar. Por isso mesmo é que sugerimos lixar as pontas, para facilitar a passagem de água para dentro da semente. Quanto ao algodão, sim. O objetivo é esse mesmo. Assim a semente se manterá úmida em ambos os lados. Creio que vc irá conseguir sim. É uma bela árvore. Parabéns pela inicativa.

  12. após a germinação das sementes, ao replantá-las em vaso maior tenho uma dúvida: Qantas sementes germinadas devo transplantar por vaso?

  13. Olá, meu marido ganhou as sementes no trabalho ontem e resolvi plantá-las hoje, gostaria de saber se fiz certo! Coloquei algodão ai em cima coloquei as sementes com a ponta lixada adicionei água sobre as sementes e o algodão, enxarquei-o e colokei mais um algodão e tirei o excesso de agua, fiz certo? E agora o que eu faço?

  14. Olá Julia, obrigado por entrar em contato e desculpe a demora na sua resposta. Você fez tudo certo e creio que em pouco tempo você verá os brotos germinando. Procure umedecer sem encharcar, até que você possa plantá-los em um pequeno vaso com terra normal. Se puder e quiser, enve-nos uma foto para publicarmos aqui ou mande notícias sobre sua experiência. Uma abraço e boa sorte !

  15. Minha canafístula esta com 1.10cm num vaso com 80cm de altura e 70 de largura. Nao sei porque, ela perdeu todas as folhas,mais o galho continua vivo,e normal ? Obrigada.

  16. Queria uma ajudinha…
    Plantei 3 sementes da canafístula no algodão, já faz mais de 10 dias e não brotou :( mas choveu muito esses dias.. será que eu “afoguei” minhas sementes?
    Obrigada

  17. Prezada Maria do Carmo, ao longo de seu desenvolvimento ela pode perder as folhas sim e depois se recupera e se desenvolve. Entretanto, caso tenha ficado muito seca, pode alguns galhos e verifique se ainda está “verdinho” por dentro. Caso afirmativo, ela vai se recuperar sim.

    Muito obrigado por seu contato.

    Qualquer coisa estamos por aqui.

    Equipe Blog Ecobrindes®

  18. Prezada Rachel, é possível que as sementes tenham encharcado. Mas verifique os seguintes pontos:

    1 – certifique-se que as bordas das sementes foram lixadas levemente antes de depositá-la no algodão úmido
    2 – Verifique o algodão e note se as sementes incharam ou ficaram moles e sem sinal nenhum de germinação. Neste caso, não irá germinar.

    Caso queria tentar novamente, entre em contato através do e-mail adm@ecobrindes.com.br, mencionando seu nome, endereço e sua postagem aqui no Blog. Assim poderemos lhe enviar novas sementes.

    Obrigado por seu contato

    Equipe Blog Ecobrindes®

  19. Boas Ricardo, obrigado por entrar em contato. Opte por colocar de 2 a 3 semenetes, pois nem todas podem vingar. Mas respondendo a sua segunda pergunta, caso germinem, sim.

    Um abs

    Ecobrindes BLOG

  20. Achei bem interessante essa instrução, mas gostaria de compartilhar com todos o que fizemos, eu e minha esposa e nosso filho. Com a intenção de ajudar a natureza, quando no nascimento de nosso filho, todos que vieram nos visitar, presenteamos com um sache contendo sementes dessa árvore e ainda orientávamos como deveriam plantar. Hoje, após 3 anos, já tive o prazer de ver árvores de quase 5 metros de altura.
    Fiquei orgulhoso da brilhante idéia que teve minha esposa, poder contribuir com a natureza. E já são dezenas de árvores plantadas pela nossa região.
    Abraços.

  21. Ola
    voces por acaso sabem onde poderia encontrar mudas para plantar?
    gostaria de plantar uma arvore na minha casa.

    um abraço
    Luciana

Join the Conversation

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>