Germinação Experimental de Canafístula – peltophorum dubium

CANAFISTULA_TOPO
Peltophorum dubium é uma árvore da família Fabaceae. É conhecido como yvyrá-pytá, ibirá puitá guazú, ibirapitá, na Argentina e no Paraguai, árbol de Artigas no Uruguai, e cambuí ou chuva de ouro no Brasil. Possui grandes dimensões, medindo de 20 a 25 metros de altura. Saiba mais em Wikipédia

————————————————————————————————————

Neste post, vou apresentar uma forma experimental de germinação das sementes da Canafístula (Peltophorum dubium)E de modo geral vou apresentar algumas dicas comuns de germinação da maioria das espécies, então vamos lá.

  • Prepare a terra que vai receber as sementes. Nunca deixe-a encharcada ou ressecada, o ideal é deixá-la sempre úmida;
  • Ao depositar as sementes sobre a terra, cubra com no máximo 1cm por cima;
  • Experimente germinar de 1 a 2 sementes por vez, pois em caso de insucesso você terá mais oportunidades;
  • Escolha um lugar que proporcione sol e um determinado momento e sombra em outro;
  • Na hora de regar, dê preferência pela manhã e ao final da tarde quando as temperaturas são mais amenas. E lembre-se, use sempre pouca água.
  • Por último e mais importante, acompanhe de perto os primeiros dias após o plantio, garantindo sempre um substrato úmido

APRESENTAÇÃO DAS SEMENTES

Em primeiro lugar é importante saber que existem muitos tipos de sementes, as quais tem características próprias para o início de sua germinação, umas são duras, outras moles, outras aladas… No caso da  Canafístula (Peltophorum dubium)ela é bem dura pois possui a “dormência tegumentar“, que nada mais é do que uma grossa camada de proteção externa na semente.

GERMINACAO_CANAFISTULA_ECOBRINDES_01

E para “quebrar” essa dormência e iniciar o processo germinativo, é fundamental que a água penetre ao interior da semente, proporcionando a divisão celular e o crescimento da mudinha. Para isso, iremos preparar as sementes para o cultivo.

PREPARANDO AS SEMENTES

Para conseguirmos fazer com que a água penetre na semente e quebrar a sua dormência tegumentar, iremos escarificar / raspar levemente alguns lados da semente. E para isso, vamos utilizar uma pequena lixa de unha, ou qualquer outra lixa fina que você tenha em mãos, conforme figura abaixo.

GERMINACAO_CANAFISTULA_ECOBRINDES_02

PREPARANDO O VASO E O SUBSTRATO

Um outro ponto muito importante é o substrato vegetal (terra), que deve receber as sementes sempre úmido, nunca encharcado ou seco. Caso o seu kit não tenha vindo com um sachet de substrato, ele pode ser encontrado com facilidade em qualquer loja de jardinagem ou mesmo em floriculturas, a um custo bem baixo. Para este exemplo da Canafístula, vamos usar apenas duas sementes.

GERMINACAO_CANAFISTULA_ECOBRINDES_03

ESCOLHA UM BOM LOCAL, REGUE E AGUARDE…

Prontinho, fizemos a nossa parte e agora a Natureza irá fazer a dela… E se tudo correr bem em poucos dias você já terá sua mudinha de Canafístula. Por fim, é muito importante manter as 2 regas diárias sempre com pouca água, pelas manhãs e finais de tarde. Também é fundamental encontrar um bom lugar para o vasinho, onde bata sol em boa parte do dia, mas que também proporcione um pouco de sombra. Isto vai permitir um equilíbrio e o substrato irá permanecer sempre úmido.

TEMPO DE GERMINAÇÃO

O tempo de germinação pode variar de semente para semente por inúmeros fatores, mas aqui em nosso experimento ela ocorreu em 7 dias corridos. Abaixo de cada foto você notará a data em que ela foi tirada e assim você acompanha a cronologia de todo o processo. As sementes deste experimento foram depositadas em 05 de Setembro de 2019

GERMINACAO_CANAFISTULA_ECOBRINDES_04

GERMINACAO_CANAFISTULA_ECOBRINDES_05

GERMINACAO_CANAFISTULA_ECOBRINDES_06

GERMINACAO_CANAFISTULA_ECOBRINDES_07

GERMINACAO_CANAFISTULA_ECOBRINDES_08

Capricho da natureza não é mesmo !! Impressionante como é bonito acompanhar de pertinho este processo, muito bacana. É isso aí pessoal, vou ficando por aqui neste post e espero que tenham gostado da experiência. Sempre que quiserem postem aqui suas dúvidas, sugestões, bem como compartilhem suas experiências conosco neste lindo processo de nascimento de uma nova árvore !

OPÇÃO DE GERMINAÇÃO USANDO ALGODÃO

Outra experiência de germinação das sementes de Canafístula pode ser feita com algodão ao invés do substrato comum.  Veja abaixo o passo a passo.

1 – Tenha em mãos os seguintes itens: 2 pedaços (bolinhas) de algodão, uma lixa de unha, um pouco de água e claro, as sementes de canafístula.

2 – O próximo passo é escarificar / lixar levemente a base da semente (a parte mais pontuda). Lixe pelas laterais, mas com cuidado para não danificar a semente. Esta escarificação permitirá que a água (elemento da vida) penetre na semente proporcionando a germinação.

3 – Depois de escarificar as sementes, prepare o vasinho com algodão, acomode as sementes e coloque um pouco de água para umedecer a base. Finalize colocando o outro pedaço de algodão por cima, fazendo uma espécie de “saduiche” com as sementes ao meio. Coloque um pouco mais de água e em seguida retire o excesso de água, pressionando o algodão por cima (com os dedos).

Cubra as sementes com outro pedaço de algodão e retire o excesso de água:

4 – Agora vem a parte mais espetacular, a germinação.  Entre  5 e 10 dias sua semente irá absorver a água  e iniciar o processo maravilhoso da vida. Nos primeiros dias, a multiplicação celular irá se concentrar em criar uma raíz longa para absorver mais nutrientes, enquanto prepara e ensaia a saída efetiva das primeiras folhas “protetoras”. Repletas de clorofila, folhas iniciais verdes e bem escuras,  proporcionam intensa respiração celular e geram energia suficiente  até que o caule e a folhagem definitiva se formem.

5 – Com os brotos germinados, aguarde até conseguir  pelo menos 3cm de raiz para que possa ser possível  seu plantio em uma vaso maior, desta vez contendo substrato orgânico (terra fértil). Faça uma abertura em meio ao substrato contido no vaso com uma caneta ou objeto similar e, com cuidado, enterre a raiz até que fique firme e estável.  Agora é só regar e aguardar ela crescer e se fortificar, até que seja possível seu plantio definitivo.

E esse é o fantástico resultado!! O maravilhoso espetáculo da vida !!  Esta pequena árvore irá se desenvolver  (como nossos filhos) e se transformar em algo extremamente útil para o planeta. No caso dela, converterá  gás carbônico em oxigênio,  filtrará o ar que respiramos, nos dará flores belas e harmônicas tal qual é a criação, nos encherá de esperanças e idéias virtuosas. Um belo exemplo  da  exuberância da natureza e de quem a criou. Note como é bela e simples a mágica da vida !

A Ecobrindes testou e aprovou este método simples de germinação. Utilize você também!

Related Posts with Thumbnails
Digg This
Reddit This
Stumble Now!
Buzz This
Vote on DZone
Share on Facebook
Bookmark this on Delicious
Kick It on DotNetKicks.com
Shout it
Share on LinkedIn
Bookmark this on Technorati
Post on Twitter
Google Buzz (aka. Google Reader)

111 comments

  1. Peguei 2 vazinhos em minha faculdade e minhas filhas plantarão para ver o milagre da vida acontecer; depois as mudas serão transplantadas em nossa chacara em uma área que estamos reflorestando… Usem estas mudas para praças, canteiros centrais de avenidas, jardins domesticos, desde que de forma adequada, levando-se em conta a legislação local e a área disponível. Todo ser humano deve na vida plantar árvores, escrever mensagens positivas, criar e educar um filho e distribuir amos ao proximo! Abraços Andrea.

  2. Estou até emocionado com esta idéia, parabéns pela grande iniciativa !!! Recebi o kit com as sementes quando fiz a matrícula do meu filho Diego na escola Disneylândia em São Pedro da Aldeia, Região dos Lagos no Rio de Janeiro e após ler aqui as instruções, vou plantar as sementes e esperar o grande milagre da vida !!! Só uma dúvida, onde posso plantar a Canafístula,pois ela deve ficar muito grande não é mesmo ??? Em calçadas na beira da rua pode ??? Um grande abraço.

  3. eu acho legal plantas e arvores e gosto de tulipas eu amo o colegio descobre nos procimos ebisodios tchauuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu beijosssssssssssssssss gente

  4. Valter, não é necessário usar terra (substrato vegetal) neste modelo de germinação, pois o algodão irá prover a semente com água, que é o principal elemento neste momento. Quando o brito atingir cerca de 3 cm ou mais, aí sim coloque-o com cuidado em um vaso com terra e cuide para manter o broto pelo menos 1,5cm pra fora. Não encharque e é só curtir o seu desenvolvimento. Obrigado !

  5. Michael, basta seguir o passo a passo. Pra você ter uma idéia, este experimento foi feito 100% dentro de nossa produção, e o broto ficava aqui em cima da mesa. Sempre cuidava para deixar o algodão úmido, sem encharcar. È só isso. O resto a natureza faz. Obrigado e ótima semana !

  6. Plantei direto por cima da terra e a planta germinou. Está igualzinha a da foto, não precisei fazer nada, só coloquei água. Minha planta bebê está linda!

  7. Minha semente foi plantada há 6 meses atrás. Já está com aproximadamente 15 cm de altura e com várias folhas. Como saber quando é o tempo certo para transportá-la ao seu local definitivo?

  8. Em tese, a germinação proposital pode ser a qualquer tempo, desde que os cuidados sejam os mesmos. Obrigado por participar

  9. Prezado Luis, o plantio definitivo é sempre melhor em lugares ensolarados, com boa qualidade do solo. Entretanto esta espécie resite bem as intempéries naturais e fica bem em quase todo o clima do ano. Não esqueça de regar a sua árvore, pois enquanto muda, ela ainda é muito vulnerável a falta de água. Obrigado por participar do nosso BLOG

  10. HOJE ENCONTREI AQUI EM CASA AS SEMENTES DE CANAFÍSTULA,RESOLVI FAZER A EXPERIENCIA DE GERMINAÇÃO ESPERO QUE FUNCIONE COM SEMENTES VELHAS,A DÚVIDA É A SEGUINTE,O SEGUNDO ALGODÃO PERMANECE POR CIMA DAS SEMENTES TIPO SANDUICHE DURANTE A GERMINAÇÃO?

  11. Obrigado pelo seu contato Claudio. Em primeiro lugar, as sementes de canafístula são bem duráveis, pois tem uma proteção dura (tegumento), o que protege a semente da germinação até que a água possa penetrar. Por isso mesmo é que sugerimos lixar as pontas, para facilitar a passagem de água para dentro da semente. Quanto ao algodão, sim. O objetivo é esse mesmo. Assim a semente se manterá úmida em ambos os lados. Creio que vc irá conseguir sim. É uma bela árvore. Parabéns pela inicativa.

  12. após a germinação das sementes, ao replantá-las em vaso maior tenho uma dúvida: Qantas sementes germinadas devo transplantar por vaso?

  13. Olá, meu marido ganhou as sementes no trabalho ontem e resolvi plantá-las hoje, gostaria de saber se fiz certo! Coloquei algodão ai em cima coloquei as sementes com a ponta lixada adicionei água sobre as sementes e o algodão, enxarquei-o e colokei mais um algodão e tirei o excesso de agua, fiz certo? E agora o que eu faço?

  14. Olá Julia, obrigado por entrar em contato e desculpe a demora na sua resposta. Você fez tudo certo e creio que em pouco tempo você verá os brotos germinando. Procure umedecer sem encharcar, até que você possa plantá-los em um pequeno vaso com terra normal. Se puder e quiser, enve-nos uma foto para publicarmos aqui ou mande notícias sobre sua experiência. Uma abraço e boa sorte !

  15. Minha canafístula esta com 1.10cm num vaso com 80cm de altura e 70 de largura. Nao sei porque, ela perdeu todas as folhas,mais o galho continua vivo,e normal ? Obrigada.

  16. Queria uma ajudinha…
    Plantei 3 sementes da canafístula no algodão, já faz mais de 10 dias e não brotou :( mas choveu muito esses dias.. será que eu “afoguei” minhas sementes?
    Obrigada

  17. Prezada Maria do Carmo, ao longo de seu desenvolvimento ela pode perder as folhas sim e depois se recupera e se desenvolve. Entretanto, caso tenha ficado muito seca, pode alguns galhos e verifique se ainda está “verdinho” por dentro. Caso afirmativo, ela vai se recuperar sim.

    Muito obrigado por seu contato.

    Qualquer coisa estamos por aqui.

    Equipe Blog Ecobrindes®

  18. Prezada Rachel, é possível que as sementes tenham encharcado. Mas verifique os seguintes pontos:

    1 – certifique-se que as bordas das sementes foram lixadas levemente antes de depositá-la no algodão úmido
    2 – Verifique o algodão e note se as sementes incharam ou ficaram moles e sem sinal nenhum de germinação. Neste caso, não irá germinar.

    Caso queria tentar novamente, entre em contato através do e-mail adm@ecobrindes.com.br, mencionando seu nome, endereço e sua postagem aqui no Blog. Assim poderemos lhe enviar novas sementes.

    Obrigado por seu contato

    Equipe Blog Ecobrindes®

  19. Boas Ricardo, obrigado por entrar em contato. Opte por colocar de 2 a 3 semenetes, pois nem todas podem vingar. Mas respondendo a sua segunda pergunta, caso germinem, sim.

    Um abs

    Ecobrindes BLOG

  20. Achei bem interessante essa instrução, mas gostaria de compartilhar com todos o que fizemos, eu e minha esposa e nosso filho. Com a intenção de ajudar a natureza, quando no nascimento de nosso filho, todos que vieram nos visitar, presenteamos com um sache contendo sementes dessa árvore e ainda orientávamos como deveriam plantar. Hoje, após 3 anos, já tive o prazer de ver árvores de quase 5 metros de altura.
    Fiquei orgulhoso da brilhante idéia que teve minha esposa, poder contribuir com a natureza. E já são dezenas de árvores plantadas pela nossa região.
    Abraços.

  21. Ola
    voces por acaso sabem onde poderia encontrar mudas para plantar?
    gostaria de plantar uma arvore na minha casa.

    um abraço
    Luciana

  22. Fiz 2 mudas e plantei há um ano atrás. Já estão com aproximadamente 4 metros. Incrivel como cresceram rápido. Estão lindas!!!

  23. Olá, recebi um vaso mágico com as sementes, mas não encontro como germina las juntamente com esse vaso. Disse que tem que hidrata lo, mas não sei como.
    Grata a atenção

  24. Olá Jucemar, obrigado por seu contato. Em relação a sua pergunta, de modo geral quando limitamos o tamanho da raíz, ela cresce bem lentamente. E usando as técnicas do Bonsai você pode conseguir. Sucesso em seu experimento e sempre que quiser compartilhe com a gente. Boa noite

  25. Recebi as sementes na retirada do kit para a Corrida de São Silvestre 2019! Excelente iniciativa! Parabéns! Corrida, Saúde e Natureza saudável também são Direitos Humanos!

  26. Ola .recebi essas sementinhas na retirada do kit da sao silvestre . Parabens pelo Grande incentivo a natureza agradece .vou plantar a minha . espero q ela vingue, moro em apartamento e nao tenho sorte com plantinhas …

  27. Olá.Maria Thereza, boa tarde. Em primeiro lugar parabéns a vc pela iniciativa da corrida. Isso eh sempre muito positivo e saudável.

    Em relação a germinação da sementes, eh só seguir as dicas que muito provavelmente você conseguirá.

    De qualquer forma pode entrar em contato com a gente sempre que quiser. E mande notícias de sua experiência.

    Um feliz ano novo pra você :)

  28. Meu pai recebeu na São silvestre . Plantei hj . Estou construindo minha casa , irei plantar no quintal de casa

  29. Recebi as sementes no Kit da Corrida Internacional da São Silvestre 2019 essa foi a minha 12° São Silvestre pra cada uma vou plantar uma semente e quando eu olhar pra elas vou me lembrar das corridas correndo e plantando árvores. VIVA A NATUREZA

  30. Olá Luiz, boa noite. O projeto “Movimento Plastico Transforma” em parceria com a Braskem está sendo um sucesso. Muito legal notar o engajamento de todos nessa questão ambiental. Queremos te parabenizar pela participação na Corrida de São Silvestre, algo extremamente saudável e que remete a vida e ao bem estar. E quanto as sementes, plante sim pois é demais ver o broto de uma nova árvore germinar! E sempre que quiser compartilhe com a gente o seu resultado, nessa parceria todos ganham !! Muito obrigado por seu contato aqui no Blog, um abraço !

  31. Comprei 10 sementes de Canafistula por um site e ao chegar fiz exatamente como ensina aqui, lixei a lateral para a ponta da semente e plantei apenas 1 semente num vazinho dia 5 de fevereiro de 2020 e hoje 7 de fevereiro começou a germinar. É maravilhoso o processo germinativo da natureza! Obrigado pela dica.

Join the Conversation

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>