Dia da árvore

Árvore da Canafístula em florescência. Autor indicado.

No Brasil comemora-se o Dia da Árvore no dia 21 de Setembro anunciando a estação da Primavera que chega no hemisfério Sul no dia 23. Nesta data para homenageá-la a Ecobrindes preparou uma matéria sobre a Peltophorum dubium muito conhecida por Canafístula.

Da família da Caesalpinieae é uma árvore nativa (América do Sul) também conhecida por farinha-seca, faveira, sobrasil, tamboril, tamboril branco, tamboril-bravo, guarucaia, jacarandá de flor amarela, angico vermelho, barbatimão, acácia amarela, canela de veado, pau vermelho, madeira nova, quebra serra e alguns outros.

Seu nome científico é Peltophorum dubium (Spreng.) Taub. e é uma linda espécie que chega a uma altura de 15 a 25 metros com uma copa bem ampla, tronco de 50 a 70 cm de madeira bem rígida (densidade de 0,69 g/cm3) e de longa durabilidade (muito utilizada na construção civil e na indústria moveleira).

Flor amarela da Canafístula. Foto Valdir Dala Marta.

Bela e exuberante como espécie ornamental, é bastante utilizada no paisagismo urbano e rural; como planta rústica pode ser empregada na composição de reflorestamentos mistos de áreas degradadas pois beneficia-se de áreas de clareiras. Resiste bem ao frio e geadas, adaptando-se ao clima subtropical e temperado.

É nos estados de Minas Gerais, Bahia, Rio de Janeiro, Goiás, Mato Grosso do Sul e Paraná que ela é mais abundante e adaptada. Sua floração ocorre  no verão (de Dezembro a Fevereiro), quando  sua copa generosa provê sombra fresca e suas flores ao caírem formam lindos tapetes amarelos pelo chão.

Multiplica-se por sementes, que devem ser escarificadas ou manipuladas para quebra de dormência antes da germinação (a semente emerge entre 15 e 30 dias). Após o período de formação da muda (aprox. 30 cm) deve ser cultivada sob o sol pleno e em terreno preparado com matéria orgânica, livre de formigas e agressões físicas.

E já que hoje é o dia dela que tal fazermos parte da  campanha “Plante 7 Bilhões de Árvores”, um projeto desenvolvido pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) com o objetivo de incentivar o plantio de árvores nativas e aquelas apropriadas ao meio ambiente local envolvendo a comunidade e os seus governantes.

Fontes de pesquisa:

LORENZI, H. Árvores Brasileiras. Manual de Identificação e cultivo de plantas arbóreas nativas do Brasil. Nova Odessa: Ed. Plantarum. 1992. 352p.

IPEF – Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais

Dia da árvore - Instituto Ambiental Nova Era

Related Posts with Thumbnails
Digg This
Reddit This
Stumble Now!
Buzz This
Vote on DZone
Share on Facebook
Bookmark this on Delicious
Kick It on DotNetKicks.com
Shout it
Share on LinkedIn
Bookmark this on Technorati
Post on Twitter
Google Buzz (aka. Google Reader)

One comment

  1. SEMEEI HOJE A MINHA SEMENTE, PRETENDO PLANTA-LÁ EM FRENTE À MINHA CASA, FICO IMAGINANDO SE TODOS FIZESSEM O MESMO COMO NOSSAS RUAS SERIAM MAIS BELAS.

Join the Conversation

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>