Germinação Papel Semente

BASE_PAPEL_SEMENTE_MARGARIDA

O Papel Semente é um papel artesanal, feito com fibras recicladas e sementes germináveis em sua composição. Um produto promocional diferenciado, que  após cumprir as missão de comunicar, pode ser plantado!!! Ideal para convites, cartões, crachás de eventos e mensagens comemorativas em geral. Possui formato máximo ligeiramente maior que um A4 (21,5x31cm) com uma gramatura média semelhante a de uma folha 180g/m2. As folhas são feitas com diversas espécies de flores ou temperos, como Almeirão, Rúcula, Manjericão, Tomate Cereja ou flores como Cravo Francês, Cravina e Margarida entre outras.

Neste experimento, iremos utilizar como exemplo um impresso com sementes de Margarida, mas de modo geral as dicas de plantio para este promocional ecológico são as mesmas.  Entretanto antes de iniciarmos, algumas dicas comuns de germinação da maioria das espécies são importantes, então vamos lá.

  • Prepare a terra que vai receber as sementes. Nunca deixe-a encharcada ou ressecada, o ideal é deixá-la sempre úmida;
  • Pique o papel e ao depositar sobre a terra, cubra superficialmente com no máximo 1cm por cima;
  • Na hora de regar, dê preferência pela manhã e ao final da tarde quando as temperaturas são mais amenas. E lembre-se, use sempre pouca água.

————————————————————————————————————————————

APRESENTAÇÃO DO PAPEL SEMENTE

Abaixo você confere no detalhe uma folha em branco do papel semente de margarida. Note os pontos ressaltados, que são as sementes espalhadas pela folha. Como já dito acima, possui formato máximo ligeiramente maior que um A4 (21,5x31cm) com uma gramatura média semelhante a de uma folha 180g/m2.

FOLHAS_DETALHES_02(*) Obs.: Todas as sementes utilizadas na confecção deste papel são da marca ISLA sementes e possuem laudo de germinabilidade válido. Em média o prazo de viabilidade das sementes gira em torno de 6 meses, portanto se tiver oportunidade, realize a experiência dentro deste período para aumentar as chances de germinação.

INÍCIO DA EXPERIÊNCIA

Abaixo temos um impresso final em papel semente Margarida formato 10x10cm.

PS_MARGARIDA

PREPARAR O VASO E O SUBSTRATO

Tenha em mãos um vaso pequeno com substrato vegetal umedecido (nunca encharcado ou seco). Em nosso experimento, como o objetivo era capturar todas as fases da germinação, picamos o impresso em pedaços e depositamos e as sementes enterradas superficialmente de forma a ficarem visíveis. De qualquer forma, os pedaços podem ser depositados deitados, cobrindo com bem pouco substrato por cima e regando em seguida com pouca água. lembre-se de nunca encharcar ou deixar o vaso seco. O ideal é sempre úmido.

As sementes deste experimento foram depositadas em 01 de Outubro de 2019

PAPEL_SEMENTE_ECOBRINDES_MARGARIDA_02

ESCOLHER UM BOM LUGAR, REGAR E AGUARDAR…

Prontinho, fizemos a nossa parte e agora a Natureza irá fazer a dela… E se tudo correr bem em poucos dias você já terá sua mudinha de MARGARIDA. Por fim, é muito importante manter as 2 regas diárias sempre com pouca água, pelas manhãs e finais de tarde. Também é fundamental encontrar um bom lugar para o vasinho, onde bata sol em boa parte do dia, mas que também proporcione um pouco de sombra. Isto vai permitir um equilíbrio e o substrato irá permanecer sempre úmido.

TEMPO DE GERMINAÇÃO

O tempo de germinação pode variar de semente para semente por inúmeros fatores, mas aqui em nosso experimento ela ocorreu em 9 dias corridos. Abaixo de cada foto você notará a data em que ela foi tirada e assim você acompanha a cronologia de todo o processo.


PAPEL_SEMENTE_ECOBRINDES_MARGARIDA_03

PAPEL_SEMENTE_ECOBRINDES_MARGARIDA_04

PAPEL_SEMENTE_ECOBRINDES_MARGARIDA_05

PAPEL_SEMENTE_ECOBRINDES_MARGARIDA_06

PAPEL_SEMENTE_ECOBRINDES_MARGARIDA_07
• Uma observação interessante no registro acima, é que o papel em si começou a desintegrar-se, mudando de cor.

PAPEL_SEMENTE_ECOBRINDES_MARGARIDA_08
• neste registro o papel já foi praticamente absorvido pelo substrato e as primeiras folhas da espécie já começar a tomar forma.

PAPEL_SEMENTE_ECOBRINDES_MARGARIDA_09

PAPEL_SEMENTE_ECOBRINDES_MARGARIDA_10

PAPEL_SEMENTE_ECOBRINDES_MARGARIDA_11

CONCLUSÃO

No início, a sensação é de que os brotos desenvolvem-se muito lentamente. Entretanto quando sua raiz rompe o papel e se fixa no substrato, a velocidade no desenvolvimento acelera de forma significativa. Por fim, dos 4 brotos que inicialmente germinaram, 3 se desenvolveram bem e seguem crescendo. Vamos continuar a registrar esse belo espetáculo da natureza, quem sabe até sua primeira florada !!

Esperamos que tenham gostado dessa experiência e sempre que quiserem postem aqui suas dúvidas, bem como compartilhem suas experiências conosco neste lindo processo de nascimento de uma nova plantinha ! 

Related Posts with Thumbnails
Digg This
Reddit This
Stumble Now!
Buzz This
Vote on DZone
Share on Facebook
Bookmark this on Delicious
Kick It on DotNetKicks.com
Shout it
Share on LinkedIn
Bookmark this on Technorati
Post on Twitter
Google Buzz (aka. Google Reader)

2 comments

Join the Conversation

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>